Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Grafeno na Ciência Hoje - on line

Olá pessoas!
Como sempre, 'fussando' aqui na net, encontrei um assunto bem interessante para estar dando um certo enfoque a vocês! A Revista Ciência hoje traz essa semana uma matéria na coluna "Do Laboratório para a Fábrica", que aborda sobre o GRAFENO.
Aqui no QUIMILOKOS, falar sobre grafeno não é novidade, pois já falamos uma vez sobre ele em Grafeno é confirmado o material mais forte que existe, "[...]O grafeno consiste em uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, similar à dos favos de mel de uma colméia, mas com apenas um átomo de espessura. Como um material bidimensional, todos os seus átomos estão expostos na superfície. Quando uma folha de grafeno é enrolada, nascem os nanotubos de carbono. Mas desde 2006 já se sabia que o grafeno tinha propriedades ainda mais interessantes do que os nanotubos.[...]"
Nesta nova reportagem, o colunista da CH-on line Carlos Alberto dos Santos, Professor aposentado pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , conta como foi descoberto o grafeno, material que promete revolucionar a nanoeletrônica.
Vale a pena dar uma conferida!!
Para isso, clique em:
Do Laboratório para a Fábrica - Uma história de sorte e sagacidade
Uma boa leitura!!
E aqui faço uma observação à parte aos meus[as] queridos[as] alunos[as] dos 2ºs anos noturno do CPMG-AS, para uma leitura mais atenta que os demais!
Se vocês analisarem, um dos últimos assuntos que tratamos em sala de aula foi acerca de algumas unidades de medida para utilizarmos durante nossas atividades; e, no finalzinho da reportagem do Professor Carlos Alberto traz o seguinte: "Uma grande vantagem do grafeno em relação a seus “irmãos”, os nanotubos, é que ele pode ser manipulado com a mesma tecnologia atualmente utilizada para o silício. No final de 2008 a IBM anunciou a construção de um transistor de grafeno que opera na freqüência de 26 gigahertz, uma façanha extraordinária. Eles acreditam que poderão chegar à escala do terahertz. É o caminho para processadores com velocidades inimagináveis. "
Já pensaram?! TERAHERTZ?!?
o.0
Um ótimo final de semana a todos!!!

Questionário filme Wall-E

Um bom dia a todos!

Estou "devendo" um certo Questionário aos meus[as] alunos[as] dos 3ºs anos do CPMG - AS, e hoje estou aqui para pagar minha dívida! hehehe!
Trata-se do Questionário referente ao Filme Wall-E, que assistimos em aula, e algumas comparações com o livro "George e o Segredo do Universo" que vocês estão lendo, e nosso conteúdo normal de sala de aula.
Divirtam-se!



1) É perceptível, desde o início do filme, a quantidade assustadora de lixo produzido por nós, seres humanos, na Terra. Qual a forma encontrada pela empresa BNL, para fazer uma ‘limpeza’ no planeta? E qual você propõe para substituí-la?
2) Alguns anúncios de jornal aparecem logo no início do filme, deixando sugestões acerca da não existência de seres humanos: “Lixo demais! Terra Coberta.” “Wall-E – Trabalhado para desentulhar você.”. Também é notável as sugestões sobre o nível ao qual chegou o Aquecimento Global no planeta, culminando na retirada dos seres humanos da Terra. No livro que você está lendo [George e o Segredo do Universo], você também encontra reflexões sobre tal situação. Faça uma comparação entre as que são demonstradas no filme e as propostas no livro.
3) Aproveitando a citação e o próprio nome do filme, o que significa WALL-E ? [a sigla em inglês e sua tradução].
4) Dentre todas as formas de vida do planeta, a única restante foi uma pequena e, aparentemente frágil, barata. Sabe-se que, apesar de aparentemente insignificantes, esses seres são os mais resistentes, em diversas situações, incluindo no que se refere à radioatividade. Pesquise sobre as características desse tipo de inseto que os torna tão resistentes. Procure também encontrar se existe algum outro tipo de ser vivo que possa suportar tantas intempéries. 5) “Na BNL o Espaço não é a fronteira final!” Várias vezes se ouve no decorrer do filme esse ‘chavão’. O que a empresa quer dizer com isso?
6) Algumas vezes acontece um tipo de tempestade na superfície do planeta Terra. Associando à quantidade de poluição existente, que tipo de tempestade vem a ser?
7) Quando chega à Terra a sonda E.V.A., é notável sua diferença de tecnologia comparada ao Wall-E. Descreva pelo menos 3 diferenças marcantes.
8) Aproveitando a citação da referida sonda, o que significa E.V.A.?
9) O robô Wall-E é movido à energia solar. Cite outras situações e/ou objetos que possam ser movido por tal tipo de energia.
10) Em todo momento é atribuída certa inteligência e sentimentos aos robôs do filme. Existiria, hoje, alguma forma de inteligência possível? O que garantiria isso? Qual o tipo de tecnologia seria envolvida?
11) Outro fato bastante notável no decorrer do filme é a coloração do céu no planeta Terra. O que leva a atingira esse tipo de cor? Quais os elementos e/ou substâncias químicas presentes?
12) Existem dois erros conceituais bem nítidos no filme. Cite-os e indique qual seria a forma correta.
13) Quando Wall-E está no espaço, ele visualiza várias imagens e situações semelhantes às vividas por George no livro de Lucy Hawking. Cite pelo menos 5 dessas situações e/ou imagens e descreva a constituição química de cada um[a].
14) Sabemos que o Universo como visto no filme veio evoluindo com o passar dos anos até ser como tal nos dias atuais. Pesquise e cite pelo menos 3 Teorias que envolvam a Origem do Universo e, conseqüentemente da vida em nosso planeta Terra. Demonstre onde você encontra situação que descreva pelo menos uma dessas teorias no livro de Lucy Hawking.
15) É interessante observar toda a preocupação em descontaminação e limpeza quando alguém [ou algum robô] retorna do Espaço. Por que esse tipo de atitude? Isso também é feito em astronautas quando retornam a Terra depois de alguma expedição?
16) Os seres humanos foram retirados do planeta Terra, pela empresa BNL, e foram levados para um “Cruzeiro Espacial”, de 5 anos, enquanto a referida empresa se responsabilizaria pela despoluição do planeta e, conseqüentemente, pela sua re – colonização. Sobre o Cruzeiro Espacial, responda:
a) Descreva o ambiente a bordo da nave.
b) Descreva a situação dos seres humanos e o que os levou a se tornarem de tal forma.
c) Quanto tempo já estava durando o Cruzeiro?
d) Qual o tipo de alimentação dos seres humanos?
e) Havia plantas?
f) Como respiravam? Qual o tipo de ‘ar’?
17) Em vários momentos, no decorrer do filme, existe a aparição de um EXTINTOR DE INCÊNDIO, seja para ajudar Wall-E a abrir alguma coisa na Terra, ou para ajudá-lo a se movimentar no Espaço. Sobre extintores de incêndio, responda:
a) Quais os tipos de extintores que existem?
b) Qual a composição química de cada tipo encontrado no item anterior?
c) Quando Wall-E o utiliza para se movimentar no Espaço, que tipo de extintor está utilizando?
d) Ainda sobre sua utilização para locomoção, quais as Leis de Newton que estão envolvidas?
18) Quando o atual Capitão da Nave recebe as informações arquivadas há, no mínimo 700 anos, pelo computador, sobre a situação da Terra, o presidente diz o seguinte: “Níveis elevados de produtos tóxicos tornaram a Terra inabitável.” “Ao invés de solucionar o problema da Terra, é mais fácil permanecer no Espaço.” Demonstre, através de reportagens, situações que possam acarretar num futuro como este para a nossa humanidade. Em seguida, proponha soluções para tais situações.
19) É certo que existem muitas pesquisas acerca da Origem do Universo, da Origem da Vida não apenas em nosso Planeta. Após a leitura do livro “George e o Segredo do Universo”, das observações referentes ao filme Wall-E, e das Teorias propostas em sala de aula [Big Bang e Criacionismo] e as demais que você tenha pesquisado no decorrer da resolução deste questionário, é claro que você conseguiu chegar às suas próprias conclusões. Portanto, responda:
a) O que, realmente, os cientistas estão à procura no Universo?
b) Em nosso planeta, o que é essencial à vida?
20) Ao retornarem para a Terra, os integrantes da Nave pertencente ao Cruzeiro Espacial, são sujeitados a um “hiper-salto”. O que vem a ser?
21) Diferencie velocidade da luz de velocidade do som. Qual o valor de cada uma? Existem naves ou equipamentos reais que possam atingi-las? Exemplifique.
22) Ao final do filme, pode-se observar a presença de, não apenas uma planta, mas várias, em outros pontos do planeta [da região exposta no filme]. Pode-se concluir, então, que a Terra já havia atingido novamente, um estado de vida sustentável? Cite outras características observadas para que tal afirmação seja válida.
23) É notável também que, tais plantas se proliferaram em maior quantidade, onde havia maior presença de lixo.
a) Qual o tipo de lixo que propicia esse tipo de situação? Qual seu constituinte principal?
b) Todo o lixo gerado enquanto a Nave ainda se encontrava no Espaço era estocado de que forma? Esse tipo de lixo também pode gerar poluição? De que tipo?
24) Após o filme, quando são passados os créditos, que tipo de comparação você poderia fazer com a Origem do todo, ao observar a forma como é re-criada a história?

"O começo é a parte mais difícil do trabalho."
Platão

BOM TRABALHO!!

OBS.: Responder esta lista em seu CADERNO DE ATIVIDADES.
Até mais pessoal!!!

SELO - 100% Intradutível!!

Agradeço muuuuuuuito a minha amiga e parceira Cristiana, do Pesquisas de Química, pelo selo!
Caramba! Mais que uma honra! Totalmente intradutível a sensação! ^^!
E a regra é que eu indique outros 5 blogs para também recebê-lo.
E o selo vai para....

1. A Língua na ponta da Língua, da minha grande amiga, companheira e parceira Elisângela.
2. Na ponta dos dedos, da incomparável Andréa de Carli.
3. GIBITECA, da queridaamiga e super ultra mega competente Natty.
4. Este blog é minha rua, do amigo Franz.
5. Projeto Ler com Prazer, da única, Graça.

Agora é com vocês, amigos[as]!!!
Beijos!

Transmitância - para Jardel

Olá Jardel.
Bom, fiz uma seleção de alguns links que talvez possam auxiliá-lo na montagem de sua Aula sobre Transmitância.
Anote-os aí:

Espero que sirvam!

Caso não, entre em contato novamente, ok?!

[]'s

2011 - Ano da Química


Estava aqui em dúvida do que postar hoje, quando recebi uma mensagem por e-mail que me deixou felicíssima e super ultra mega empolgada!
Então não me restou dúvidas do que postar! hehehe!!
.
Ano da Química
.
ONU declara 2011 o Ano internacional da Química. Evento celebrará ascontribuições dos químicos para o bem-estar da humanidade e marcará o100º aniversário do Prêmio Nobel de Marie Curie
A Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química. A proposta aprovada havia sido encaminhada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada(Iupac) pela delegação da Etiópia, com o patrocínio de 35 países.
O evento será organizado pela Iupac e pela Organização das NaçõesUnidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em comunicado oficial, as duas instituições destacam que o Ano Internacional da Química permitirá celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade.
No ano 2011, comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará também uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.
De acordo com os organizadores, "a química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais".
A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável(2005-2014), estabelecida pela ONU. Assim, as atividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis.
Mais informações: http://www.unesco.org/science
(Agência Fapesp, 4/2)
fonte de consulta: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=61493
Data de acesso: 05/02/2009.
OBS.: e-mail recebido no Grupo de Professores de Química do Google.
.
Pensa que maravilha!!
100 anos de Prêmio Nobel à Marie e comemorações pelas contribuições das mulheres à Ciência!
Não vamos ficar de fora dessa hein!
.
Um ótimo restinho de tarde a todos!!!
[]'s

TEORIA DO BIG BANG

Uma ótima tarde a todos!
Aproveitando o tema que está sendo trabalhado com 'meus' 3ºs anos do noturno, e alguns comentários do aluno Marcos Ariel [sempre tão pertinentes!], resolvi acrescentar um pouquinho aqui no QUIMILOKOS, acerca da Teoria do Big Bang e, principalmente, sobre quem a 'inventou'!
Repetindo aqui as palavras de Simon Singh em seu livro "Big Bang" [editora Record, RJ/SP, 2006, p.436]:
"SE A QUESTÃO DE QUEM MERECE O CRÉDITO PELA DESCOBERTA DO OXIGÊNIO É DIFÍCIL DE RESPONDER, A PERGUNTA SOBRE QUEM INVENTOU O MODELO DO BIG BANG É QUASE IMPOSSÍVEL. DESENVOLVIMENTO, TESTE, REVISÃO E PROVA DO MODELO DO BIG BANG EXIGIRAM UM NÚMERO DE ESTÁGIOS TEÓRICOS, EXPERIMENTAIS E OBSERVACIONAIS, E CADA UM TEVE OS SEUS PRÓPRIOS HERÓIS."
Segundo a Teoria do Big Bang, tudo se originou de uma grande explosão de um átomo primordial, depois de longos anos de estudo pode ser comprovada tal teoria. Quando observava o espaço através de um telescópio, o astrônomo americano Edwin Hubble, notou que um grupo de estrelas estavam se afastando uma das outras. Isso gerou reflexão geral de todas as teorias existentes até então, se as galáxias estão se afastando significa que elas já foram mais próximas.
George Gamow juntamente com Robert Hermann e Ralph Alpher, começou a desvendar o mistério, segundo esses cientistas, as galáxias se encontravam tão próximas que ocupavam todas o mesmo espaço, a temperatura e densidade eram muito elevadas, e como se sabe que a tendência de tudo que é muito quente e muito e denso é de se esfriar e expandir, eles acreditavam que foi isso que aconteceu que tudo se esfriou o que causou a explosão. E à medida que o tempo foi passando, a matéria foi se resfriando e se agrupando, dando origem aos planetas estrelas e galáxias. Mas para a teoria ser aceita os cientistas tinham que provar que ela era verdadeira, apesar de todos os dados matemáticos apresentado havia que ter uma prova concreta do que eles propuseram na teoria.
É neste momento que surgem duas novas figuras da teoria do Big Bang, Arno Penzias e Robert Wilson. Havia um chiado que não tinha explicação, pois não vinha de nenhum lugar da Terra. Era um ruído nas antenas usadas em ligações interurbanas, em Nova Jérsei, Estados Unidos. E os dois cientistas ficaram intrigados para resolver tal mistério, em busca de uma solução, Penzias acabou tomando conhecimento da teoria dos pesquisadores da Universidade de Princeton. Neste momento Gamow e seus ajudantes estavam construindo um radiotelescópio com a esperança de achar os vestígios do Big Bang.
Acidentalmente Arno Penzias e Robert Wilson acabaram descobrindo o que faltava para comprovar a teoria do Big Bang, o chiado que interferia nas antenas de ligação interurbana era nada mais, nada menos que o som do Big Bang. Assim pode se dizer que é real a Teoria da Grande Explosão.



Texto por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

Bom, por hora é só!
Espero poder ter acendido algumas luzes!
=D
Até mais tarde!!
Loading...