Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]


Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

3ª Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte e 15ª Feira de Ciências do Estado de Goiás

Um bom dia a todos!
Está se aproximando mais uma exposição promovida pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, é a 3ª Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte e 15ª Feira de Ciências, que acontecerá no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, do dia 7 ao dia 10 de Outubro, em paralelo ao Congresso PENSAR.
Estarão sendo apresentados 68 projetos nas áreas de Artes Visuais, Ciências e Tecnologia, e Educação Ambiental desenvolvidos durante o ano letivo de 2009 nas escolas da rede estadual de ensino.
Além dos 68 projetos desenvolvidos nas escolas estaduais, o evento vai oferecer ao público laboratórios de mídias e produção de texto, física, química e biologia, matemática, educação ambiental, robótica, informática, rádio e línguas, 54 oficinas em diversas áreas, como música, artesanato, saúde e comportamento, além de um palco onde serão apresentados vários espetáculos de teatro, música e dança.
Para obter maiores informações acerca do evento, e para também ver a listagem dos Projetos a serem apresentados, acesse: "Vem aí a 3ª Mostra e 15ª Feira de Ciências"
Forte Abraço!!

ECODEQ - 2009 - Aí vou eu! =]


Boa tarde pessoal!
Estou muitíssimo feliz e satisfeita hoje!
Tudo bem que não acordei muito com o pé direito [até 'lasquinha' de poste andei tirando hoje.. =/, mas tá valendo], mas nem por isso quer dizer que meu dia está ruim; ruim mesmo é esse trânsito aqui de Goiânia...Há quem diga que os engarrafamentos e estrangulamentos estão semelhantes aos de São Paulo já...então dá pra imaginar o nível de estresse, não é mesmo?!
Maaaaaaas, porém, contudo, entretanto, todavia [hehehe!] acabei de acessar o site do ECODEQ 2009 e vi que meu Trabalho foi APROVADO!!! E isso acabou com todo meu nervosismo do dia!
^^!

Alguns[as] alunos[as] dos 2ºs anos noturno, que participaram da execução de todo o Projeto no Colégio [CPMG - Ayrton Senna] este ano, estarão me acompanhando nesta 'jornada' à Itumbiara! São eles[as]:
2º ano I:
• Alanna Fernanda Belizario
• Adriana Rayana Souza Pereira
• Diego Ribeiro Cordeiro
• Josiana Teixeira da Silva
2º ano J:
• Vittor Candido Soares
• Wátilla Wadson Matos Cruz
2º ano K:
• Júlio César Ayres
• Luana Dias da Silva
• Taynara Rodrigues Moreira
2º ano L:
• Ananda Missima Smargiasse
• Brunna Reis
Professores:
• Thaiza Montine [noturno]
• Karlla [matutino]
Militares:
• Soldado Barbosa
• Soldado Fábio

E vamos aos preparativos!!

Agora é fazer o Pôster, e nos organizar para a viagem!!!

CPMG - Ayrton Senna Filme Festival Edição 2009

Bom dia pessoal!
Como na semana passada iniciaram as apresentações dos Curta Metragens referentes ao conteúdo de Radioatividade trabalhado, consideremos que também chegamos à fase eliminatória para o CPMG - Ayrton Senna Filme Festival Edição 2009, nossa 2ª Edição de Festival de Curta Metragens sobre Radiação.

O tema gerador vocês já sabem, Radiação, os subtemas escolhidos e sorteados entre os grupos foram:
  1. Histórico da Radioatividade e Emissões Radioativas
  2. Fusão e Fissão Nuclear
  3. Acidente Radioativo de Chernobyl
  4. Acidente Radiológico do Césio - 137
  5. Datação de Fósseis e Carbono - 14
  6. Aplicações e Benefícios da Radioatividade

As turmas participantes, e concorrentes, neste Festival de Curtas são os 2ºs anos H, I, J, K e L, do turno noturno, sendo alunos meus [Thaiza] e do ProfºJ.J.

A entrega do "Óscar" a cada vencedor de cada categoria [subtema] está prevista para o dia 21 de Outubro de 2009.

Aguardem...!!!!

Césio-137 - 22 anos depois!

Hoje é um marco histórico na vida de nós, goianos.
22 anos se passaram desde o acidente com a cápsula contendo Césio-137.
22 anos após muita falta de informação...
Tudo começou no dia 13 de setembro de 1987...Centenas de pessoas foram contaminadas, direta ou indiretamente...e praticamente por falta de informação!
Não vou contar a história toda aqui, porque faz parte do trabalho de meus alunos dos 2ºs anos [noturno], e não quero, nem vou, fazer o trabalho de ninguém! hehehe! Porém, aos que não conhecem, vale a pena acessar o site do Brasil Escola que nos apresenta a história, de uma forma resumida, porém bastante rica em detalhes:
http://www.brasilescola.com/quimica/acidente-cesio137.htm
Já que me referi aos meus alunos dos 2ºs noturno...essa semana iniciam-se as apresentações dos trabalhos sobre RADIOATIVIDADE e, por conseqüência, as eliminatórias do CPMG-AYRTON SENNA FILME FESTIVAL EDIÇÃO 2009.
Fiquem atentos aqui no blog que estarei sempre fazendo referência aos vídeos entregues!
.
Só lembrando também que esta é a última semana para se inscrever no Prêmio Quimilokos S.O.B.R.E.V.I.V.I.!!
Se você ainda não mandou sua história de 'sobrevivência' a uma aula de Química, Física e/ou afins, ou mesmo de suas peripécias na cozinha de sua casa, ou algo assim, você tem apenas até o dia 20 de setembro pra isso!!!
Coooooooorra!!! Envie sua história para: quimilokos_professora@hotmail.com
Concorra a publicação de sua história aqui no blog e a uma camiseta nossa!!
.
Um forte abraço a todos!!!!
E, estou no aguardo!

Algumas Considerações acerca do medicamento Talidomida

Um bom dia a todos!
Hoje quero fazer um convite aos meus[as] alunos[as] dos 2ºs anos noturno do CPMG Ayrton Senna, para que fiquem atentos às notificações espalhadas pelo colégio, desde o início desta semana [08/09/09] até a próxima segunda-feira [14/09/09] acerca dos Juris Simulados, realizados pela galerinha dos 3ºs anos noturno, do próprio CPMG Ayrton Senna, sobre o medicamento TALIDOMIDA, sendo divulgados por "Equipes de Jornalismo" [dos próprios 3ºs anos] dentro da Escola.
De que se trata o Juri??
Trata-se do julgamento [que ficou a critério de cada 3º ano quem seria o réu, se o criador do medicamento, se a Empressa que o distribuiu, se um farmacêutico que o vendeu(na década de 50 - 60), se um médico(nos dias atuais) que o indicou e não orientou a pessoa de seus efeitos colaterais...enfim, cada turma iria escolher o réu de acordo com a história que fossem montando]
Bom, primeiramente acredito ser mais fácil explicar um pouco a respeito da situação e do medicamento em si.
Estamos falando a respeito da conhecida (ou não!) TALIDOMIDA.
A talidomida é uma medicação que foi sintetizada pela primeira vez na antiga Alemanha Oriental na década de 1950. Logo se descobriu que ela tinha efeito calmante (tranqüilizante) e diminuía náuseas e vômitos. Além disto, ela não provocava nenhum problema em filhotes de ratas grávidas em testes de laboratório. Assim, ela foi vendida livremente em diversos países do mundo, sem necessidade de receita médica, e foi muito utilizada por mulheres grávidas, já que diminuía os enjôos característicos do início da gravidez.
Logo no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, nasceram milhares de crianças com defeitos de nascença: sem parte dos braços, sem pernas, com problemas em órgãos internos como o coração, rins e intestinos, com problemas de visão e audição, afora aqueles bebês que não sobreviveram. A causa logo ficou clara: era o uso da talidomida que causava todos estes problemas que receberam o nome de Síndrome da Talidomida Fetal. Mesmo algumas mulheres que tinham usado apenas um ou dois comprimidos no início da gravidez tiveram filho afetado. Por causa deste terrível efeito, a medicação foi retirada do mercado e os afetados têm direito a uma indenização até os dias de hoje.
Ainda na década de 1960, um médico israelense, tentando desesperadamente aliviar a dor de alguns pacientes seus que sofriam de seqüelas de hanseníase, resolve usar como ultimo recurso, a talidomida. Para sua surpresa, em poucos dias não só a dor destes pacientes diminuiu, mas também algumas lesões que chamamos de eritema nodoso da hanseníase. Estas lesões são causadas por uma resposta alterada do sistema imune do paciente ao bacilo da hanseníase, e que pode ocorrer mesmo depois que o paciente já está curado. Desta forma, a talidomida ainda é utilizada mesmo nos dias de hoje por alguns pacientes que tem este tipo de complicação da hanseníase. Mas ela não é mais vendida em farmácias e é usada apenas em programas do governo.
Acontece que, anos depois, ou seja, nos dias atuais, ela retornou ao mercado, porém com outras aplicações, como no tratamento da Hanseníase já citado acima, também para o tratamento do Sarcoma de Kaposi, nos portadores do vírus HIV, e outras aplicações, bem como sua reintrodução gradativa no tratamento de doenças auto-imunes e inflamatórias.
Bom, acredito que deu pra se ter uma noção da importância dos "julgamentos" que estão acontecendo e os que ainda irão acontecer na Escola não é mesmo?!
Portanto, fiquem atentos!!!!
A talidomida tem mais de quarenta anos de existência, e cada vez mais são conhecidas suas prapriedades benéficas em varias patologias. O número de indicações para seu uso eleva-se gradualmente. Sabe-se que a talidomida é dotada de importante potencial imunomodulador, e, à medida que mais conhecimento for adquirido quanto a seu mecanismo do ação, farmacocinética, teratogenicidade e neurotoxicidade, mais freqüente e adequadamente será aplicada. É substância de muita utilidade em doenças refratárias a diversas terapêuticas, porém deve ser manuseada com responsabilidade.
Destaca-se o fato de que, no Brasil, a talidomida tem evitado que milhares de pessoas fiquem deformadas, quando devidamente utilizada na reação tipo II em pacientes com hanseníase.



Caso queiram saber um pouco mais a respeito do assunto, acessem:

Para obter maiores informações:
# O Telehansen está disponível para esclarecer suas dúvidas sobre a talidomida, seus usos e seus riscos. Se você conhece algum caso de Síndrome de Talidomida Fetal relate ao Telehansen. (0800 26 2001)
# Você pode contactar também o SIAT (Sistema Nacional de Informação sobre Teratógenos): O SIAT é um serviço gratuito que fornece informações sobre os riscos na gravidez pelo uso de medicamentos ou outras substâncias pela mulher grávida. (51 2101-8008).

Tenham todos um ótimo dia!!!
[]'s

Curta

Publicação rápida!
hehehe!
Está se aproximando o CPMG Ayrton Senna Filme Festival Edição 2009 e, em virtude das apresentações dos Curta Metragens dos meus alunos dos 2ºanos do turno noturno em aula e...Bom e aí que meu amigo "Kadu" me repassou um Curta ótimo!! E cá estou, pegando essa brechinha de tempo para publicá-lo aqui pra vocês!
Espero que gostem!
Tudo bem que de química não fala nada em específico, maaaaaaassss...
Eu adorei!!!
hehehehehe!

Abraços a todos!
Um ótimo sábado!!

Aula Prática 3ºs anos noturno - Produção de sachês e velas de parafina

Já não era sem tempo publicar essas fotos, não é mesmo?!
=]
Meus alunos que o digam!
hehehe!!
Bom, no dia 21 de Agosto passado, realizamos uma Aula Prática [que já é praxe entre minhas turmas de 3º ano!], acerca dos estudos sobre hidrocarbonetos, mais especificamente os alcanos [parafinas]. Esta aula já estava programada faz um tempinho, pois já passamos deste conteúdo em sala, no entanto, não podia deixar de executar!
Logo abaixo seguem as fotos da mesma!



E, aguardem!!!
Logo mais estarei postando também nossa aula de Produção de Álcool em Gel!!
Forte abraço a todos!

Medidas para prevenir a Gripe Suína - Turma da Mônica

Bom dia pessoal!
Hoje acordei inspirada!
hehehe!
Estava dando uma olhada nos 'meus' blogs ontem à tarde, e acabei me apaixonando por um vídeo que a ProfªCristiana postou no Pesquisas de Química, constando medidas para se prevenir a Gripe Suína ["grlipe sumina", como diz meu filho, hehehehehe!], da Turma da Mônica e, como sempre, não poderia deixar de trazer aqui pra vocês.
^^!
Portanto, segue abaixo:




Aliás, diga-se de passagem, tenho que parabenizar essa minha amiga e parceira de blog pela classificação no TOP 3 do Prêmio Top Blog!!
A iniciativa da ProfªCristiana é maravilhooooooosa! E, gente, vale a pena conhecer e frequentar o Pesquisas de Química! Se você ainda não conhece, se você ainda não teve oportunidade de, pelo menos, 'curiar' o que tem por lá...você não sabe o que está perdendo!!!! Eu, e a Profª Andrea Poça [do Dicas de Ciências], contribuímos com a Cristiana neste Projeto gigantesco que é o Pesquisas de Química, maaaaaaas, ninguém é tão empenhada e tão batalhadora por ele que a própria Cris, afinal, ela é a MÃE do Projeto! hehehehehe!

Eu só tenho a parabenizar e a dizer que o Brasil precisa de mais professores e profissionais como ela!

=]

Parabéns pelo sucesso, amiga!!
Loading...