Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Específica para os 3ºs anos do CPMG-PMVR - RADIOATIVIDADE


Boa tarde, pessoas!
Neste último sábado [29/05/2010] tive o privilégio de ministrar aula nas Específicas dos 3ºs anos do CPMG-PMVR, para o Vestibular.
A escolha do tema a trabalhar com os[as] meninos[as] foi proposital, uma vez que, diante de todo o nosso histórico aqui do Estado de Goiás, não tem como ignorar o assunto "RADIOATIVIDADE".
Galerinha dos 3ºs, sintam-se à vontade para navegar aqui pelo blog, ok?!
E, vocês encontrarão os slides utilizados na aula, na barra de MENU onde está o título: AULAS EM POWERPOINT, certinho?!
E, qualquer coisa, qualquer dúvida, qualquer trauma, qualquer preconceito [rssssss], é só entrar em contato!
Um forte abraço a todos!

"Procuro Professores/Educadores"

Bom dia, pessoas!
Hoje fui acordada com uma mensagem da minha amiga [e chefe!hehehe!Lá do CPMG.PMVR] Onofra, que não poderia ser mais sábia!
E, é claro, vou compartilhá-la aqui com vocês!
Neste momento, peço licença aos meus[as] alunos[as], mas as palavras de hoje são destinadas muito mais aos meus leitores que são professores, e aos estudantes das diversas Licenciaturas, e que também freqüentam este meu blog!
O texto é de Alexa Guerra extraído de seu livro "Infância, o Melhor Tempo para Semear." Editora Betânia.
.
"Procuro os professores que não gostam de ensinar e que não vivem o que pregam.
Não é para dar aulas na escola, nos seminários ou na igreja que os procuro, mas infelizmente eles se escondem lá. Não os procuro para formar esta geração de crianças ou influenciar os jovens e adultos, mas é isto que eles estão fazendo. Por que então os procuro? Por que se eles estão ensinando e não amam o que fazem e não vivem o que pregam eles são perigosos. E gente perigosa tem que ser capturada! Como os maus médicos esses professores estão pondo em risco a vida das pessoas, pois matam a fé, a vontade de aprender e a ânsia pelo saber. Você voltaria a tomar um medicamento que lhe fez mais mal do que bem? Que lhe causou reações alérgicas e efeitos colaterais horríveis? Claro que não, você iria procurar por outro medicamento. Ou será que você voltaria a comer uma comida que não gostou? Raramente! Outro dia eu estava almoçando com minha amiga June e ela queria comida chinesa. Fiz cara feia, pois minha primeira experiência com este tipo de comida não foi boa. Mas topei experimentar de novo e valeu a pena! Estava muito boa! No entanto, só fiz isso por influencia dela, pois sozinha eu não voltaria a comer comida chinesa. Muitas pessoas não querem mais ir às escolas ou igrejas, ou vão com o coração fechado, pois a primeira experiência foi desagradável. Mataram-lhe o desejo por este tipo de saber... Que é um saber cheio de sabor: “Como são doces para o meu paladar as suas palavras! Mais que o mel para minha boca!” Sl 119.103. As Palavras do Senhor Deus são tão gostosas que já viraram musica: “São mais desejáveis do que ouro depurado, são mais doces do que o mel, e o destilar dos favos...” (Sl 19.10).
Procuro professores que não gostam de ensinar e que não vivem o que pregam, pois eles matam seus alunos com suas aulas chatas, inúteis, sem significado para a vida. Eles criam nos ouvintes aversão ao conhecimento e à vida com Deus. Quem vai querer ser chato e rancoroso como aquele professor? Se for só isto que Deus tem para oferecer é melhor ir passear, nem que for na própria aula, pois “o meu pensamento é livre na sombra da noite.”
A educação cristã precisa de pessoas radicais que buscam viver o que pregam, pois a assinatura que o educador deixa fica no espírito dos outros. Quem não ama a Palavra de Deus a ponto de abrir mão de seus valores e atitudes por Ela, não serve para ensiná-la.

Quem não ama o que faz se torna perigoso.

Será que procuro por você? Que pergunta atrevida! Não brigue comigo, imagina se você é um destes tipos... Bem, se você quiser saber mesmo se você é um professor perigoso, se tiver mesmo coragem, pergunte a seus alunos, só eles podem lhe dizer como são suas aulas. Observe se eles estão aprendendo e dando frutos. Se eles querem vir à classe ou se fogem de você. Caso você seja este professor perigoso se entregue! Não a mim, mas ao Mestre Jesus, e busque: conhecimento, didática, crescimento pessoal, relacionamento com Deus, e amor - muito amor e se tornará um professor muito melhor. Caso contrário, saia fora antes que seja tarde demais. A vida é curta e bela. Não perca tempo e nem beleza. Só há duas saídas: aprenda a amar o que você faz ou procure sua turma e nos deixe ensinar e transformar vidas.
Na verdade, acredito que você não seja este tipo perigoso, pois eles não costumam ler artigos sobre educação.
Sabe de uma coisa, mudei de idéia: não vou mais procurar por estes perigosos, vou sim procurar professores que vivem o que pregam e amam o ensino, para juntos nos tornarmos professores cada vez melhores, para com nossa maneira de viver denunciar aqueles que estão matando vidas e salvar quantas pudermos. Já que eu mudei de idéia, quando você terminar de ler este texto, faça-me um favor: risque do título os dois “não”, para que ele fique assim - Garanta uma boa colheita, procurando os professores que gostam de ensinar e que vivem o que pregam.
Procuro agora por educadores apegados a raça humana, que gostem de conviver com gente e de olhar em seus olhos. Busco pelos que tem fome de saber, desejo de conhecer as Escrituras e seu Autor. Quero encontrar os radicais que praticam o que ensinam em seu dia a dia. Que amam o ensino, e têm vontade de ensinar com excelência. Acho até que é por isto que a Bíblia diz: “Aquele que ensina esmere-se no fazê-lo.” Rm 12.7. "
.
Esse texto me fez lembrar de uma citação que sempre faço:
"Existem os que SÃO professores e os que ESTÃO professores!"
E, infelizmente, aqueles que apenas usam de nossa profissão como um trampolim para encontrar outra coisa a fazer, vêm denegrindo a imagem daqueles que SÃO professores por natureza, por instinto, por paixão!
Não nos deixemos cair na 'mesmice didática', não nos deixemos passar dos que SÃO para os que ESTÃO!
A busca pelo aperfeiçoamento, pela reciclagem, pela continuidade de nossa formação enquanto profissionais, não depende da Instituição onde trabalhamos, nem do governo, depende única e exclusivamente de nós mesmos, de nossa força de vontade!
Desejo um ótimo final de semana a todos!
Um mol de beijos!!
^^!

1º Festival de Gastronomia do CPMG-PMVR - SUCESSO ABSOLUTO!!!

Uma ótima noite, pessoas!
Depois de uma correria loooooouca ontem e hoje, enfim as fotos do nosso 1º Festival Gastronômico do CPMG - Polivalente Modelo Vasco dos Reis!
Espero que gostem, pois o Festival em si foi um SUCESSO!!
Parabéns, meus[as] queridos[as] alunos[as]!
Vocês se saíram maravilhosos!!
Meu muito obrigada também às minhas Coordenadoras: Claudine e Simone, que tanto se empenharam para que tudo desse certo! E, meu muito obrigada a cada colega professor que contribuíu com o Projeto em si [Camilaaaaaa!! Você foi show!!] ou que apenas nos visitou!






Um mol de beijos!
E, um forte abraço a todos!!!

1ºFestival de Gastronomia do CPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis - 19/05/2010

Uma boa noite, pessoas!
É com muito orgulho que os convido hoje a participar conosco no CPMG-PMVR, no próximo dia 19 de maio de 2010, do nosso 1º Festival de Gastronomia!
Quem me acompanha, seja aqui no QUIMILOKOS, seja no meu dia-a-dia profissional, há mais tempo, bem sabe que não é a primeira vez que executo este Festival, no CPMG - Ayrton Senna, já virou tradição [e, neste ano, acontecerá no início do mês de junho!], porém, no PMVR, será a primeira realização do mesmo, já que sou professora titular de lá apenas à partir deste ano de 2010..ENFIM!! Na manhã do dia 19/05 será nossa estréia!
Gostaria de deixar algumas observações aos meus[as] queridos[as] alunos[as] de lá, para que não se esqueçam [uma vez que já discutimos acerca disto em sala de aula!]. Então lá vai:
# O aluguel das barracas ficou a R$15,00 por grupo;
# Em cada barraca deve conter:

  • 1 cartaz contendo o nome do alimento analisado, a série e os integrantes do grupo;

  • 1 saco de lixo;

  • 1 cardápio [contendo o(s) prato(s) servido(s) e a(s) respectiva(s) receita(s)].
# Os "Cadernos de Análise e Pesquisa" deverão ser entregues junto à apresentação do grupo.
Bom, estou mais que ansiosa!
hehehe!!
Até amanhã! Um mol de abraços!!

"Mãe Universal"

Bom dia pessoas!!
Certa vez fui convidada a escrever para um Jornal de uma comunidade religiosa sobre "ser mãe", e o texto que surgiu é o que deixarei hoje a vocês.
O nome que dei foi:
.

"Mãe Universal"

Num belo dia acordei e descobri que estava grávida.
Não tive o privilégio de receber um anjo me anunciando o filho por vir,
Mas posso garantir que carreguei no ventre todo o tempo um pequeno Anjo.
Estrela da manhã num ventre maternal.
Raio de luz a iluminar todos os que rodeiam.
Tão pequeno e tão esperado...
Tão pequeno e tão forte!
Tão pequeno e tão presente!
Tão amado e tão "meu"...
Esperança de vida
Criança...
Humano??!?
E Anjos possuem sangue?!
E Humanos podem ter asas?!?
Hum...Talvez digam: "Depende do ângulo de visão!
Toda mãe ama seu filho..Toda mãe o acha belo.."
Mas será que toda mãe tem o privilégio de trazer no ventre a esperança?!
Quantas mulheres privam de si mesmas esse tipo de alegria...
Quantas privam do direito à vida um ser tão forte, mas ao mesmo tempo tão indefeso e ingênuo...
É triste... É triste ver o egoísmo humano falando mais alto em muita gente...
É podre perceber do que as pessoas são capazes...
Isso dói!
Machuca...
Mas sinto alívio ao não me sentir humana a esse ponto!
Sinto alívio ao sentir cada movimento...cada chute...cada pulo...cada reviravolta...cada batida de asas...e perceber que há mais vida em mim do que eu mesma possa imaginar!
Sim..é belo!
Sim..é perfeito!!
É vida!
E quão maravilhoso deva ter sido os sentimentos de Maria Santíssima, ainda tão jovem e já mãe.
Ainda tão nova e guardiã primordial do Amor Divino!
Uma sociedade que aguardava por um guerreiro
Uma doce e terna figura materna que ansiava por um bebê.
Uma sociedade que esperava um homem forte!
Uma singela “menina”, menina-mulher,
A figura mais pura que uma Mãe possa ser representada.
Ou talvez a mais difícil de ser copiada.
Tão humilde e não menos batalhadora!
Sim, sim, doce e terna como disse, mas não menos forte e determinada!
Existe melhor figura a ser representada como Mãe-Exemplo?!
Ah!Sim!! Talvez as mães de hoje!
Aquelas não menos fortes e batalhadoras!
Aquelas que mesmo sem querer seguem o exemplo de Maria!
Aquelas que saem todos os dias para trabalhar fora
Que cuidam dos filhos em casa, que os leva para a escola,
Aquelas que mais que esposas também são parte mães de seus próprios maridos.
Batalhadoras, sofredoras!
E tão doces...ainda que o dia tenha sido duro e pesado!
Falo como mãe, mas falo muito mais como filha!
Pois ainda percebo o quanto estou engatinhando junto com meu filho nessa
Arte de ser mãe.
Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe!
E aos poucos, na vida corrida que levamos atualmente, vamos encaixando os horários
Vamos adaptando a vida
Mas o mais importante não nos falta:
AMOR!
Aí sim descobrimos o que é doar!
Doar por inteiro, sem pedir nada em troca.
É incrível como se entende verdadeiramente o que é amar quando se é mãe!

T.H.A.I.Z.A. M.O.N.T.I.N.E
.
Um Feliz Dia a todas as Mães e Futuras Mães!
Um Dia mais que abençoado à minha querida e amada mãezinha!^^!
Um ótimo e abençoado domingo a todos!
.

EVENTOS E MAIS EVENTOS DE QUÍMICA!UHUULLL!!!

Ultimamente o que tem mandado na Química é o marketing!
hahaha!
Brincadeirinha, pessoas!
Uma ótima tarde a todos!
Logo abaixo seguem todas as informações que eu estava devendo a vocês por aqui!
.
WEBQUEST DE QUÍMICA - 23/04/2010
.
Na sexta-feira, dia 23/04/2010, troquei uma aula com a ProfªSuelma[Língua Portuguesa]para poder aplicar uma WEBQUEST para minhas turmas de 2ºs anos do CPMG.AS. O Projeto é uma iniciativa das acadêmicas: Aryana Oliveira e Greicy Kelly Aires, da UFG, com a orientação do ProfºDr.Márlon Soares, com o nome: "Webquest no Ensino de Termoquímica".
Não foi assim "uma Brastemp" nossa aplicação, pois tivemos falhas na conexão e uma quantidade muito pequena de computadores disponíveis com acesso à rede, além da empolgação geral da turma, o que resultou em muita conversa, mas foi uma atividade diferente e rica, através da qual pude perceber na aula subsequente, quando mencionava alguns conceitos e alguns alunos se lembravam e faziam menção à atividade executada no Laboratório de Informática na semana anterior.
Quem quiser acessar a webquest, basta clicar no link logo a seguir:

WEBQUEST DE QUÍMICA

.
AULA PRÁTICA - PRODUÇÃO DE DESENGORDURANTE MULTI USO - TURMAS DE 1ºS E 2ºS ANOS CPMG.AS - MATUTINO E NOTURNO - 24 E 25/04/2010

No final de semana 24 e 25 de Abril tivemos a continuação de nossa Aula Prática, com os 1ºs e 2ºs anos do CPMG.AS, tanto as turmas do matutino quanto as do noturno. Infelizmente, foi na manhã do referido domingo que houve o incidente com o irmão do ProfºJ.J. que o levou a óbito...De qualquer forma, logo abaixo seguem algumas das fotos da aula:

ESPAÇO DAS PROFISSÕES UFG 2010 - 29 E 30/04/2010

Na tarde do dia 29 pude comparecer ao Espaço das Profissões promovido pela UFG deste ano e, fala sério, foi sensacional! A organização desta vez ficou impecável!
Infelizmente não tive condições de estar levando as turmas dos 3ºs anos do CPMG.AS, afinal, não são 'minhas' este ano, mas me encontrei com alguns[as] alunos[as] por lá, e compartilhamos um pouco de nosso tempo! Foi ótimo!!^^!



EXPOSIÇÃO NA SUME [Subsecretaria Metropolitana] - 30/04/2010

Na manhã do dia 30/04, fui participar de uma pequena Exposição com meus[as] alunos[as] do CPMG.AS, na SUME, onde fomos com o intuito de representar nossa escola através dos Projetos de Química que executamos cotidianamente.
Fomos, mais especificamente por 3 destes Projetos:
  • Química no dia-a-dia
  • A Química em benefício da Sociedade
  • CPMG - Ayrton Senna Filme Festival
Somente durante a execução da Exposição é que fomos notificados de que o Projeto aceito para estar lá era o de Festival de Filmes, mas acabamos apresentando um pouquinho de cada! hehehe!!



Bom, acho que por hora é só!
hehehe!
Um mol de abraços a todos!
=D

Spin de um átomo é fotografado pela primeira vez


Bom dia pessoas!
Hoje recebi por e-mail uma reportagem que me deixou intrigada. E, como tudo que assim o faz, logo abaixo segue a mesma:


SPIN DE ÁTOMO É FOTOGRAFADO PELA PRIMEIRA VEZ

As diferenças no formato e na aparência
de cada um dos átomos de cobalto são
causadas pelas diferenças na direção
dos seus spins.[Imagem: Saw-Wai Hla]

SPIN

Um grupo internacional de cientistas conseguiu pela primeira vez fazer imagens diretas do spin de um átomo.
O spin é uma propriedade quântica fundamental das partículas elementares. Embora o termo seja usado em várias acepções, para efeitos experimentais o spin é entendido como se fosse um minúsculo ímã, apresentando uma orientação, que pode ser "para cima" ou "para baixo".
Os termos "para cima" ou "para baixo" são convenções usadas para representar a orientação do spin, mas o que importa é que ele pode ser usado para armazenar um bit de informação, assumindo um valor que pode ser 0 ou 1.

SPINTRÔNICA

Fazer um spin passar de 0 para 1 e vice-versa requer pouquíssima energia, muito menos do que o fluxo de elétrons usado nos computadores atuais.
Isso tem levado os cientistas a apostarem no advento da spintrônica, complementando ou mesmo substituindo a eletrônica atual, viabilizando a construção de computadores menores, mais rápidos e com consumo de energia muito menor.
Apesar dos progressos recentes na área, contudo, até hoje ninguém havia realmente visto um spin.

FOTOS DO SPIN

Para conseguir o feito, os cientistas das universidades de Ohio, nos Estados Unidos, e Hamburgo, na Alemanha, tiveram que construir um microscópio eletrônico sob medida para a tarefa.
O microscópio de varredura por tunelamento (STM: Scanning Tunneling Microscopy) recebeu uma ponta recoberta com ferro para conseguir manipular átomos de cobalto colocados sobre uma placa de manganês.
Ao reposicionar os átomos de cobalto sobre a superfície, eles alteraram a direção dos spins dos elétrons desses átomos.
Nas imagens registradas pelos cientistas, os átomos de cobalto aparecem como uma saliência única se a direção do spin estiver apontando "para cima", e como uma saliência dupla se ele estiver apontando "para baixo."

1 BIT POR ÁTOMO

O estudo sugere que é possível não apenas observar, mas também manipular diretamente o spin, uma descoberta que poderá ter impacto sobre o desenvolvimento futuro de sistemas de armazenamento magnético de maior capacidade e menores, de computadores quânticos e dos tão esperados dispositivos spintrônicos.
"Diferentes direções do spin podem representar diferentes estados para o armazenamento de dados," afirma Saw-Wai Hla, um dos autores do estudo.
Cada bit magnético registrado no disco rígido de um computador utiliza dezenas de milhares de átomos. "No futuro, nós poderemos usar um só átomo, guardando o bit em seu spin, multiplicando a capacidade dos computadores por milhares de vezes," diz Hla.

CONSTRUÇÃO DE NOVOS MATERIAIS

Mas isto ainda deverá demorar um pouco. O experimento que permitiu fotografar os spins dos átomos de cobalto foi feito a uma temperatura de 10 Kelvin, utilizando hélio líquido.
Há um longo caminho até que a manipulação dos spins agora demonstrada - sem a utilização de campos magnéticos externos e com uma magnetização tão estável que permitiu fazer uma fotografia do spin - possa ser feita a temperatura ambiente.
Apesar disso, o experimento é importante para o estudo das propriedades magnéticas de materiais em geral, já que ele demonstrou a possibilidade de manipular os átomos e detectar seus spins simultaneamente. Isto abre a perspectiva sobretudo para a construção de novos materiais com propriedades customizadas.
Para um outro feito importante nesta área, veja a reportagem Molécula individual é fotografada pela primeira vez.
.
FONTE DA REPORTAGEM: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Que, por sua vez traz a seguinte Bibliografia:
Imaging and manipulating the spin direction of individual atoms
David Serrate, Paolo Ferriani, Yasuo Yoshida, Saw-Wai Hla, Matthias Menzel, Kirsten von Bergmann, Stefan Heinze, Andre Kubetzka, Roland Wiesendanger
Nature Nanotechnology
25 April 2010
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1038/nnano.2010.64

Tenham todos um ótimo sábado!!!
E, aguardem! Tenho fotos e mais fotos para publicar para vocês!
Temos a Aula Prática dos 1ºs e 2º anos, dos dias 24 e 25/04; temos a aplicação das Webquests, no dia 23/04; temos a visita à UFG no Espaço das Profissões 2010; e temos também a Exposição na SUME [Subsecretaria Metropolitana]ontem, 30/04.
Portanto, AGUARDEM!!!
Logo mais estarei publicando para vocês!
Um mol de beijos!!
Loading...