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A menina que inventava moléculas

Bom dia pessoas queridas!
Hoje trago a vocês uma reportagem de Marcelo  Garcia, da Revista Ciência Hoje on-line, por sinal EXCELENTE!!
E digo: sejam curiosos!
É da curiosidade que surgem os grandes pensadores e pesquisadores!!

"A fantástica história da garota de 10 anos que descobriu uma molécula desconhecida ou como atividades lúdicas e divertidas em sala de aula podem estimular a criatividade e o interesse pela ciência. 

Sem limites impostos por conhecimentos prévios enraizados, Clara Lazen contou com a criatividade e a sorte para propor o tetranitratoxicarbono, molécula teoricamente possível. A descoberta estimulou os colegas a estudar ciências. (foto: Kenneth Boehr)
 

Um dia comum na aula de química. Sobre as mesas, os alunos utilizam pequenas esferas de tamanhos e cores variadas para montar estruturas químicas de moléculas. A pequena Clara Lazen, de 10 anos, constrói uma estrutura pouco usual e pergunta que molécula seria aquela. O professor – talvez um pouco desconcertado, mas muito entusiasmado – admite não saber, sem desconfiar que se tratava de uma molécula completamente nova. 
Isso aconteceu em uma escola do Kansas, nos Estados Unidos. Kenneth Boehr, o professor em questão, procurou a ajuda do amigo, o também químico Robert Zoellner, da Universidade Humboldt, na Califórnia, para identificar a molécula misteriosa. A curiosa descoberta do tetranitratoxicarbono rendeu um artigo publicado em janeiro na revista Computational and Theoretical Chemistry – assinado pelos três personagens. Mais importante: é um exemplo extremo de como atividades lúdicas e divertidas podem despertar o interesse pela ciência.

Sorte e criatividade 

A descoberta casual ressalta a relação próxima que muitas vezes a ciência estabelece com a criatividade, o espírito artístico e até com a sorte. Sem amarras de conhecimentos profundos de química, a menina foi levada pela inventividade e por certo senso estético – revelado na simetria da molécula proposta – a desenvolver um arranjo improvável, que muitos químicos teriam descartado logo a princípio.
“Clara não tinha conhecimentos prévios que a fizessem pensar que o arranjo seria improvável ou impossível. A criatividade a levou a uma estrutura bastante simétrica que, por sorte, mostrou-se viável na teoria”, analisa Zoellner. “É muito interessante pensar nas lições que podemos tirar disso.”
Para a menina, que deseja ser veterinária, atividades divertidas e não convencionais como desenho, pintura e escultura facilitam o aprendizado. “Construir a molécula me fez pensar melhor em como aqueles átomos todos poderiam ficar juntos”, conta. “Quero cuidar dos animais e sei que preciso das aulas de ciências. Mas adoro construir coisas e acho que aprendo mais quando posso fazer isso nas aulas.”

A molécula, a menina e o futuro

Apesar de possível matematicamente, a nova molécula, que tem a mesma combinação de átomos da nitroglicerina, provavelmente seria instável e difícil de sintetizar. “Mesmo que seja possível produzi-la, é provável que ela se converta em seu isômero mais estável”, acredita Zoellner. “Mas só saberemos quando alguém fizer essa tentativa”, completa.
Nova molécula

Robert Zoellner remonta a estrutura da nova  molécula proposta por Clara. O químico destaca a importância das atividades lúdicas para desenvolver a curiosidade dos jovens pela ciência. (foto: Humboldt State University)
Segundo o químico, o tetranitratoxicarbono poderia ter utilidade na estocagem de energia, como um poderoso explosivo ou como algo entre esses dois extremos. Seja qual for o futuro da nova molécula, o mais importante é que ela pode ter ajudado a formar outros futuros. A experiência da colega, agora famosa, reforçou nos outros alunos o interesse e o entusiasmo pela ciência, especialmente a química e a biologia. 
Para Zoellner, como há muitos estudantes que acham que a ciência é algo para nerds ou pessoas superdotadas, existe grande resistência ao campo, especialmente entre as meninas. “Esse pequeno exemplo de quanta diversão é possível ter com a química pode fazer com que Clara, seus colegas e crianças do outros lugares do mundo vejam que a ciência é para todos”, avalia. “Independente do valor científico da descoberta, se ela ajudar a mudar esses futuros, já terá sido um enorme sucesso”. "

Um mol de abraços a todos!!

Os 10 melhores sites e blogs de Química do Brasil

Boa tarde pessoas queridas!!
É com muito orgulho que faço essa postagem de hoje!
Estava lendo meus e-mails e um em especial  me notificava a respeito de uma classificação de blogs de Química.
Fui correeeeeendo ler e, é claro, estou trazendo a vocês, afinal de contas são VOCÊS, meus[as] leitores[as] e, por tabela também alguns de meus[as] alunos[as], os responsáveis por esta classificação!!
O QUIMILOKOS ficou classificado entre os 10 melhores blogs de Química do Brasil por uma pesquisa realizada pelo site InfoENEM!
Ganhei meu dia!Não, não!!Ganhei a semana toda!!! hehehe!!
Fico muitíssimo grata e feliz pelo reconhecimento!
E finalizo deixando o link do INFOENEM - Os 10 melhores sites e blogs de Química do Brasil, onde você poderá ler a reportagem na íntegra e conhecer também os demais blogs e sites participantes!
=]
Além do banner que, é claro, ficará anexado aqui no blog, mas precisava mostrar antes a vocês, hehehe!

Create your own banner at mybannermaker.com!
 
Bom, no mais, por hora é só, senão me explodo de felicidade aqui! hehehehehe!! 
Um mol de abraços a todos!! 
E, aaaaaaaah!!! Deixa só aproveitar o espaço e agradecer aos 224 seguidores atualmente aqui do QUIMILOKOS!!! 
Sou grata por confiarem em meu trabalho!
Agora siiiiim! Um mol de beijos a todos!!

Atividade livro e filme: O perfume - a história de um assassino - edição 2012

Boa tarde queridos[as]!!!
Agora uma atenção especial dos meus alunos dos 1ºs anos do CPMG - Ayrton Senna e dos 2ºs anos do CEJA!!
Logo abaixo a lista referente ao livro e ao filme "O Perfume - a história de um assassino".

No CEJA ainda assistiremos ao filme juntos, mas aqueles que quiserem já ir adiantando, melhor, pois posso ir orientando-os no decorrer da resolução, combinados?!
Qualquer dúvida estou por aqui, no QUIMILOKOS, ou por e-mail, ok?!
Por hora é só!!
Um mol de abraços a todos!!!

Atividade: Wall.E e George e o segredo do universo

Boa tarde, pessoas!
Atenção meus[as] alunos[as] dos 3ºs anos do CPMG - Ayrton Senna!!! 
Segue logo abaixo a lista [para aqueles que não tiveram como pegar na xerox do colégio], de atividades referentes ao filme "Wall.E" [que assistimos em aula] e ao livro "George e o segredo do universo" [que vocês estão lendo], para serem entregues no dia 7 de março, lembram-se?!
Pois bem, agilizem! Não deixem para a última hora, ok?! 
Bom, por hora é só!
Um mol de abraços a todos!!
Qualquer 'dúvida, trauma ou preconceitos', enviem por email, ou aqui mesmo pelo QUIMILOKOS, ok?!
Bjos!!

Cientistas fazem ferro ficar transparente

Boa tarde quimilokos de plantão!
Uma matéria interessante e importante para vocês!!

"Cientistas conseguiram realizar um experimento pelo qual demonstraram
que o núcleo atômico pode se tornar transparente.

A novidade, do grupo liderado por Ralf Röhlsberger no Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), em Hamburgo, na Alemanha, é considerada importante para o desenvolvimento de computadores quânticos, que poderão substituir os atuais com velocidades de processamento hoje impossíveis de serem atingidas. A pesquisa foi publicada na edição desta quinta-feira (9) da revista Nature.

 A técnica, que utiliza o efeito da transparência induzida eletromagneticamente, permite com que materiais opacos possam se tornar transparentes para a luz em certos comprimentos de onda como o raio X. A técnica permite o controle da transmissão e da velocidade da luz e envolve interferência quântica.

 Pelo efeito da transparência induzida eletromagneticamente, com um laser intenso em uma determinada frequência é possível fazer com que um material não transparente se torne transparente para a luz de outra frequência. Esse efeito é promovido pela interação complexa da luz com a eletrosfera, onde estão os elétrons.

 No laboratório de luz síncrotron do DESY, o grupo demonstrou que esse efeito também existe em raio X quando os raios são direcionados para o núcleo atômico do isótopo de ferro 57 (pelo método chamado de espectroscopia de Mössbauer), que compreende 2% do ferro que ocorre naturalmente no planeta.

 "O resultado de alcançar a transparência no núcleo atômico é, em suma, o efeito da transparência induzida eletromagneticamente sobre o núcleo. Certamente que ainda há um longo caminho a percorrer até que o primeiro computador com luz quântica se torne realidade. Entretanto, com esse efeito fomos capazes de realizar uma classe completamente nova de experimentos de óptica quântica de alta sensibilidade", disse Röhlsberger.

 Segundo o cientista, a nova fonte de laser de raios X XFEL, que está sendo construída em Hamburgo, representa uma grande oportunidade de se conseguir controlar o raio X com o raio X - raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível.

 O grupo alemão também demonstrou outro paralelo do efeito da transparência induzida eletromagneticamente: luz presa em uma cavidade óptica viaja a uma velocidade de apenas alguns metros por segundo. Normalmente a velocidade é a da luz, de cerca de 300 mil quilômetros por segundo.

 O artigo Electromagnetically induced transparency with resonant nuclei in a cavity, de Ralf Röhlsberger e outros, pode ser lido em "www.plosone.org"."

Um mol de abraços a todos!!
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Material para download - ATENÇÃO MEUS ALUNOS!!

Boa tarde pessoas queridas!
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Sempre enfim!!!
Conseguindo disponibilizar a vocês, meus[as] alunos[as], o material a ser colado no caderno, ok?!
Então vamos lá!
Aos alunos do 9º ano do Educandário Sol Nascente, dos 1ºs anos noturno do CPMG-AS e aos 2ºs anos matutino do CEJA, segue o texto abaixo:

Não se esqueçam de anexar ao caderno e resolver ao questionário que está ao final, certo?! E, claro, o respectivo cabeçalho de cada escola:
Agora aos meus[as] queridos[as] dos 3ºs anos noturno do CPMG-AS:
No mais, por hora é só!
Um mol de abraços a todos!

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