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O Segredo do Abismo - Questionário 2017


Um ótima tarde a todos!
Estou anexando o questionário referente ao filme trabalhado em aula nos últimos dias: "O Segredo do Abismo". É um filme antigo, mas apaixonante. E, como já discutimos em sala, extremamente rico em conteúdo.
Sei que não tem [ao menos não encontrei] uma versão completa disponível de forma gratuita na internet, mas temos esta versão no youtube, que já ajuda para aqueles que acharem que devam assistir mais uma vez antes de responder. hehehe!!



QUESTIONÁRIO DO FILME E RELAÇÃO COM OS CONTEÚDOS ABORDADOS

1)No início do filme, quando uma equipe de americanos se reúne para tentar resgatar sobreviventes do submarino nuclear afundado, uma das personagens cita aos militares um tipo de “síndrome” que ataca pessoas quando estão em altas profundidades. Essa síndrome recebe o nome de “Síndrome de alta pressão”, a qual, justamente um dos militares passa a sofrer. Descreva quais os sintomas apresentados por quem passa a sofrer por esse tipo de síndrome.
2)Para mergulhos em alta profundidade, utiliza-se um líquido de coloração meio rósea, réplica   sintética do líquido amniótico que respiramos na placenta de nossas mães por 9 meses. Sobre esse líquido, responda:
a)Quais as diferenças entre ele e a água comum? Por que não afogamos quando o inalamos?
b)Trata-se de um perfluorocarbono.A qual “função” química estudada, pertence essa substância?
c)Por que se utiliza esse tipo de líquido em profundidades muito altas ao invés dos cilin- dros comuns de oxigênio?

3)Após a leitura do Ensaio publicado na Revista Ciência Hoje [volume 44 nº260 – “Ventilação Líquida: da   ficção   à   realidade”]   pode-­se   perceber   novas   utilizações   para   os   perfluorocarbonos.  
Cite a(s) fornecida(s) no Ensaio, e sugira outra forma de utilização, em benefício humano.

4)Diferencie implosão de explosão.

5)O submarino nuclear de que se trata o filme trazia em si algumas ogivas nucleares, que o tornavam de grande risco. Em um determinado momento, os militares fizeram uma com paração [em ní vel de potência], entre as ogivas [ou mísseis]  que ali estavam, e a Bomba de Hiroshima. Identifique a comparação sugerida:
a) 4  Hiroshimas              b) 5  Hiroshimas                  c) 8  Hiroshimas                  d) 10  Hiroshimas

6) Para   que   não   viesse   a   óbito   por  hipotermia,   uma   de   nossas   personagens   sofreu   um   afogamento espontâneo   para   ser   remanejada   para   um   novo   ambiente,   onde  haveria   maior   teor   de   oxigênio para respirarem, e maior aquecimento, e onde seria novamente re­acordada. Defina o que vem a ser hipotermia.

7) (Enem-2009) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.
O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta
a)  o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
b)  o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c)  o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d)  a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e)  a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

8) (ENEM-99) “Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS”. (HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1996)

O período citado no texto e conhecido por "Guerra Fria" pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial.

9) (Cesgranrio) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo econômico como técnico. Um dos melhores exemplos dessa transformação é o:
a) desenvolvimento da política espacial, representada pela 1ª viagem em torno da Terra por Gagarin.
b) desenvolvimento da indústria cinematográfica e das teorias em torno da fusão nuclear.
c) desenvolvimento da indústria automobilística e o incremento do sistema industrial privado.
d) crescimento do mercado interno, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo agrícola e aumento de salários.
e) crescimento da produção agrícola em função do fim da intervenção do Estado no setor e de técnicas administrativas americanas.

10) (Cesgranrio) No início da década de 60, o arsenal nuclear à disposição das grandes potências era suficiente para destruir a humanidade, caso fosse utilizado em uma situação de confronto. Ao assumir o governo, o Presidente Kennedy (1961-63) defendeu a substituição da política externa norte-americana de confronto por uma de entendimento com a URSS, cujo objetivo era o desarmamento gradual das duas superpotências.  Esse programa do governo Kennedy foi conhecido como:
a) Doutrina Drago.
b) Doutrina Monroe.
c) Corolário Roosevelt
d) Nova Fronteira.
e) Política de Boa Vizinhança.


 “Abandonar a Ciência é o caminho de volta à pobreza e ao atraso.”

[Carl Sagan]

Aos meus alunos do CEPMG - Ayrton Senna, um ótimo trabalho!!
O QUESTIONÁRIO deve estar respondido m seu Caderno de Sala.

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