Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]


Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

O guia do mochileiro das galáxias + Interestelar + As aventuras de Peabody e Sherman

Bom dia a todos!
Esta é uma postagem bem especial!
Nela constará o questionário aos meus alunos dos 3°s anos do CPMG-AS, para ser respondido e entregue, assim como também alguns links para melhor compreensão de todo esse material!
Então vamos lá!

QUESTIONÁRIO



1 - No início do primeiro livro da série, Arthur Dent descobre que a Terra está prestes a ser destruída, mas consegue escapar por pouco. Onde o personagem trabalhava antes de deixar seu planeta natal para sempre?

2 - O primeiro livro conta que a Terra foi destruída em uma quinta-feira pelos Vogons, uma raça de criaturas mal-humoradas, burocráticas, intrometidas e insensíveis. Afinal, porque eles tiveram que demolir o planeta? 

3 - Segundo o Guia, um mochileiro interestelar deve sempre carregar certo objeto, que pode ter inúmeras utilidades, inclusive nas batalhas corpo-a-corpo. Que objeto é este? Cite, pelo menos 3 utilizações diferentes apresentadas no Guia.

4 - O peixe-babel é uma criatura incrível que, quando introduzido no ouvido de alguém, lhe permite compreender tudo o que for falado em qualquer outra língua. Do que esse animal se alimenta?

5 - A nave Coração de Ouro é um dos principais veículos apresentados na história. Ela foi construída no planeta Damogran e roubada por Zaphod Beeblebrox, que era o presidente da galáxia. A nave se move graças a um sistema inovador. Que sistema é esse? Descreva seu funcionamento. Em seguida faça uma comparação às “viagens” através de buracos negros e de buracos de minhocas.

6 - Entre os vários lugares visitados por Arthur Dent universo afora está o planeta Magrathea. O que havia de tão importante e significativo lá?

7 - Um supercomputador nos informou de que a resposta para a Grande Questão da Vida, o Universo e Tudo Mais é 42 (só falta saber qual é a pergunta). Qual era o nome desta máquina? De que maneira ela funcionava?

8 – O Guia do Mochileiro possui um verbete para falar sobre “o melhor drink do universo” - aquele que provoca um efeito semelhante a ter o crânio esmagado por uma fatia de limão envolvida em uma barra de ouro de bom tamanho. Que bebida é essa? Identifique no Guia, trechos que falem acerca da substância álcool.

9 – “O zerézimo de segundo durante o qual o buraco existiu teve as mais improváveis repercussões no passado e no futuro. Num passado remotíssimo, ele causou perturbações profundas num pequeno grupo aleatório de átomos que cruzavam o espaço vazio e estéril, fazendo com que se agrupassem das maneiras mais extraordinárias. Estes agrupamentos rapidamente aprenderam a se reproduzir (era essa uma das características mais extraordinárias deles) e acabaram causando perturbações muito sérias em todos os planetas onde foram parar. Foi assim que começou a vida no Universo.” (Douglas Adams).
Faça uma pesquisa e encontre pelo menos duas Teorias de Origem do Universo diferentes. Em seguida, dê a definição de cada uma delas. Por fim, faça uma analogia ao que é proposto/citado no Guia do Mochileiro das Galáxias.



10 – No decorrer das aulas falamos a respeito de algumas Teorias e Mitos. Qual a diferença entre uma “Teoria de Origem do Universo” e um “Mito de Criação”? Na questão anterior você pesquisou sobre algumas Teorias, agora, encontre pelo menos três Mitos de Criação diferentes, e reconte-os.

11 – A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Química e a Física, o início da vida na Terra deu-se com:
a) o big bang, que deu origem ao universo e consequentemente à vida.
b) o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
c) o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
d) o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
e) o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.
 12 – Foram apresentadas em sala também algumas teorias sobre Buracos Negros e Buracos de Minhocas, juntamente com a proposta de assistir em casa aos filmes: “Interestelar” e “As aventuras de Peabody e Sherman”, filmes estes que apontam algumas destas teorias. Elenque cada teoria citada e, em seguida, dê a definição de cada uma.

13 – Um conceito interessante que surge a partir dos estudos sobre o filme Interestelar é o de “espaguetificação”. Determine este conceito e, em seguida, dê uma explicação química para o que acontece com um determinado corpo ao entrar em um Buraco Negro.

14 – O estudo das estrelas, do universo e toda sua origem e constituição nos auxilia no estudo das partículas. Faça uma breve pesquisa e encontre pelo menos outras 4 partículas que constituem um determinado átomo, que não sejam: prótons, elétrons e nem nêutrons. Conceitue e exemplifique cada partícula escolhida.


15 – Cite pelo menos 3 pesquisadores apresentados durante este período de estudo, fazendo uma breve biografia de cada um.



“O espaço é grande. Grande, mesmo.
Não dá pra acreditar o quanto ele é desmesuradamente
inconcebivelmente estonteantemente grande.”

(Douglas Adams)


Agora deixarei algumas dicas para melhor compreender o Filme Interestelar, que foi passado em sala de aula, mas que poderá auxiliar também aqueles que não tiverem (e nem tem, rsss) aula comigo, mas acompanham este meu blog!
Primeiramente dois vídeos do canal NERDOLOGIA do youtube:

1 - Buracos Negros

2 - A Física de Interestelar


Deixarei também o Documentário passado em aula "O Universo além do Big Bang"


Além do mais, lembrem-se dos Mitos de Criação citados em aula, Indiano, Egípcio, Chinês...em especial o Nódico, representado através da Série Vikings (que você encontrará no Episódio de número 5 da Primeira Temporada), e o trecho recortado do Filme NOAH - ambos também disponíveis no youtube.


Bom, acho que vocês têm bastante coisa para fazer neste restinho de carnaval, não é mesmo?!
Um ótimo trabalho a todos!
E, em especial aos meus alunos agora: não quero as atividade em folhas avulsas, ok?! Quero ele todo respondido (perguntas e respostas) em seu próprio caderno, o qual recolherei em sala!
Um mol de abraços!!

1 comentários:

Sírius disse...

Ótimo material!!

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.