Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]


Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Large Hadron Collider (LHC)

Um bom dia a todos!
Hoje já acordei com uma notícia maravilhosa! Daquelas que não dá pra não divulgar por aqui!
^^!
No início do ano, falava aos meus[as] alunos[as] dos 3ºs anos acerca do Big Bang, cheguei a citar uma reportagem que havia saído no jornal "O Popular" sobre a construção de um acelerador de partículas na Suíça e, de repente...olha o danado aí prontinho!!!Vou transcrever aqui a notícia que li no http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=32897.
Divirtam-se!!!

'Máquina do Fim do Mundo' entra em funcionamento hoje


Depois de 14 anos de muito trabalho e custando quase US$ 10 bilhões, o maior acelerador de partículas do planeta está pronto para entrar em funcionamento. E o primeiro experimento será realizado hoje.
O Large Hadron Collider (LHC), localizado em Genebra, na Suíça, teve a participação de mais de 10 mil colaboradores de 111 países, incluindo mais de mil cientistas americanos.

LHC em Genebra

O principal experimento do LHC é bastante simples: através do seu túnel de 27 km localizado a 90 metros abaixo da superfície, serão enviados prótons à velocidade da luz, que colidirão em uma explosão espetacular, criando uma situação muito semelhante à existente após o Big Bang (considerado o "nascimento" do Universo).

Parte do túnel de 27km

Obviamente tudo isso é microscópico - exceto a energia envolvida nessa experiência: a explosão gerará 14 trilhões de volts, e o experimento consumirá 120 megawatts, suficiente para iluminar 40 mil casas.

Os equipamentos do LHC são imensos. Veja o tamanho de um deles em comparação a uma pessoa (abaixo à direita)

Essa micro-explosão cinematográfica criará um buraco negro microscópico e instável, que desaparecerá alguns segundos depois. Entre as novidades que podem ser descobertas com esse experimento, estão a matéria negra, outras dimensões, a "partícula de Deus", entre outras.

A explosão será monitorada por diversos equipamentos e o resultado será analisado cuidadosamente pela comunidade científica

Além disso ser algo "maravilhoso" para os cientistas, esse experimento também poderá trazer benefícios reais: nas telecomunicações e informática, poderá haver uma revolução na maneira de se transmitir e armazenar dados, pois haverá uma melhor compreensão do mundo sub-atômico.
Na medicina, novas tecnologias poderão ser criadas, ajudando no tratamento do câncer e melhor entendimento do corpo humano, e a humanidade também poderá se beneficiar com a criação de novas fontes de energia, como a fusão atômica controlada.


Parte do LHC

Mas o LHC também tem seus críticos: muitos acham que o experimento criará um buraco negro que engolirá o nosso planeta, matando a todos, e por causa disso, alguns cientistas receberam ameaças de morte.
Além dos cientistas envolidos no desenvolvimento e construção do LHC afirmarem que isso não é possível, o diretor responsável pelo projeto informou que, se algo sair errado, é possível desligar todo o acelerador de partículas em menos de um segundo.

Bom, quem quiser ir à fonte direta da notícia, basta clicar em:

http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=32897

Forte abraço a todos!

p.s.: Quanto ao conteúdo à galerinha dos 2ºs anos noturno, referente ao filme "Quarteto Fantástico", após o almoço disponibilizo à vocês, ok?!

Até mais!!

0 comentários:

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.