Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Curiosidades e Ciência

Ondas Gravitacionais

Quatro anos após a primeira detecção do Bóson de Higgs, em 2016, pesquisadores anunciaram mais uma descoberta inovadora: a detecção de ondas gravitacionais. Desde a teoria geral da relatividade, proposta por Albert Einstein, era previsto que colisões entre grandes astros deveriam causar pequenas alterações, ou deformações, no espaço-tempo. Coisa de filme de ficção científica, não? Acontece que ás vezes a realidade supera a fantasia.
Tais oscilações no espaço-tempo foram confirmados por interferometria a laser, uma técnica de medição de distâncias com incrível precisão. Dois experimentos, um Italiano e um Estadunidense, foram capazes de mensurar mudanças espaço-temporais ao nível de uma fração do diâmetro de um próton (que equivale a uma quadrilionésima parte de um metro, algo extremamente inimaginavelmente pequeno). As oscilações são causadas por ondas (gravitacionais) resultantes de colisões entre buracos negros ou estrelas de nêutrons – estrelas colapsadas, extremamente densas, que antes do colapso teriam massa maior do que 10 vezes a do nosso sol.
Essa primeira detecção das antes desconhecidas ondas gravitacionais representa um marco de uma jornada que está apenas começando. Até 2018, foram contabilizadas um total de 11 detecções. É esperado que os crescentes avanços tecnológicos propiciem o desenvolvimento de detectores cada vez mais poderosos e que muita coisa inimaginável seja descoberta nos próximos anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!