Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Processos de Separação de Sistemas (antigas Misturas)


Separação magnética (misturas heterogêneas)
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Separação por sublimação (misturas heterogêneas)
A sublimação é a passagem direta de sólido a gás que sofrem algumas substâncias como o iodo, em determinadas condições de pressão e temperatura. A sublimação pode-se aplicar às soluções sólidas e às misturas, sempre uma das substâncias possa sofrer este fenômeno. Basta aquecer a mistura ou solução à temperatura adequada e recolher os vapores que, quando arrefecem, se vêem submetidos a uma sublimação regressiva, ou seja, passam diretamente de gás a sólido.
Separação por solução e filtragem (misturas heterogêneas)
Para separar uma mistura sólida, pode recorrer-se a um solvente seletivo e, portanto, à separação por solução. Às vezes é possível encontrar um bom solvente para um dos componentes da mistura que, no entanto, não dissolve o outro ou os outros componentes, obtendo-se uma suspensão.
Filtragem – quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.
No caso das partículas sólidas serem muito pequenas pode recorrer-se a um filtro de porcelana porosa. O mais corrente é o filtro de papel, que se dobra em quatro partes, formando-se um cone que se adapta à forma do funil. Existem também filtro de areia, argila e carvão.



Decantação (misturas heterogêneas)
Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. Se as partículas sólidas forem muito pequenas, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias. A partir do momento em que se depositou totalmente, inclina-se o recipiente com cuidado até se verter o líquido sem que o sólido seja arrastado. Para a obtenção de melhores resultados pode também ser utilizada uma vareta de vidro como material auxiliar.
A decantação é muito utilizada para separar líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Para isso, coloca-se a mistura a ser separada num funil de separação (ou funil de decantação ou funil de bromo). Quando a superfície de separação das camadas líquidas estiver bem nítida, abre-se a torneira e deixa-se escoar o líquido da camada inferior, conforme o desenho:
Decantação em funil


Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam homogeneamente).

Centrifugação (misturas heterogêneas)
Quando numa mistura de sólidos e líquidos, os sólidos possuem uma dimensão muito pequena, não são úteis nem a filtragem nem a decantação. O pequeno tamanho das partículas sólidas provoca uma obstrução dos poros do filtro, tornando a filtragem muito lenta mesmo que se produza vácuo por meio de uma bomba no interior do recipiente, para acelerar a filtragem. Por outro lado, a pequena dimensão das partículas faz com que sejam retidas pelo líquido, de modo que podem demorar muito tempo a depositar-se no fundo do recipiente, tornando ineficaz a decantação. Neste caso, introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifugadora, giram em posição quase horizontal a grande velocidade, aumentando assim a rapidez com que se deposita o sólido compactado no fundo do tubo. Verte-se o líquido que sobrenada e fica completa a separação.
Centrifugação manual – Existem centrifugadoras industriais de grande valia e eficácia que giram a mais de 20.000 rotações por minuto mas, nos laboratórios continuam a utilizar-se pequenas centrifugadoras que, pelo seu baixo preço e fácil manejo, servem para trabalhos simples que não necessitam de altas velocidades nem de muitos minutos de centrifugação.

Dessecação (misturas heterogêneas)
Produz-se aquecendo a amostra diretamente à chama, com um aquecedor eléctrico ou numa estufa adequada, com o fim de evaporar o líquido volátil que empapa ou dissolve o sólido. Este permanece no recipiente. A dessecação termina quando se pesa o recipiente com pequenos intervalos de tempo e o seu peso não se altera.
Cristalização (misturas homogêneas)
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.
Destilação (misturas homogêneas)
A destilação é eficaz na separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si. Cada líquido possui uma temperatura de ebulição própria. Os líquidos podem ser separados por meio de um destilador. Ferve-se uma solução formada por líquidos num destilador, sendo a primeira fracção de líquido que se recolhe a que corresponde ao líquido mais volátil, dado que foi o primeiro a entrar em ebulição. Pode utilizar-se eficazmente sempre que os líquidos misturados ou dissolvidos não possuam temperaturas de ebulição muito parecidas. Em caso contrário é preciso utilizar destilações muito mais complexas.
Destilação fraccionada - para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido, recorre-se muitas vezes  à destilação fraccionada. Ao aquecer a mistura num balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e podem ser separados. O petróleo é separado em suas fracções por destilação fraccionada, tal como mostra na figura:
Flutuação ou Flotação (misturas heterogêneas)
Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.

Cromatografia
Se a mistura a separar nos seus componentes for colorida, este processo permite separar os vários pigmentos, obtendo-se cromatogramas. Para a realização deste processo de separação será imprescindível a utilização de papel absorvente, assim como de um goblé com álcool etílico.


Separando misturas heterogêneas entre os sólidos
Catação
Antes de cozinhar o arroz, feijão, lentilha ou ervilha, a dona-de-casa ou o cozinheiro costuma “escolher” esses alimentos, separando pedrinhas e outros resíduos que possam estar misturados a outros grãos.
Assim esses elementos podem ser separados uns dos outros manualmente.
O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação.

Levigação
Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.
É o caso do ouro, que normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e passa-se uma corrente de água por ela. A parte menos densa (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto mais densa (o ouro) fica depositada no fundo.
Esse processo de separar os elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente é a levigação.

Tamisação
Ao preparar um bolo, as quituteiras costumam peneirar a farinha e o fermento. Desse modo separa-se a farinha boa da que está empelotada. A parte mais fina (a farinha boa) passa pelas malhas da peneira. Os carocinhos ficam retidos na peneira.
Nos laboratórios usam-se peneiras muito finas chamadas tamises. Por isso, o processo de separar misturas por meio de peneiras chama-se tamisação.


Ventilação
Você conhece a máquina de beneficiar arroz? Ela separa a casca do grão como se esti-vesse soprando. A casca de arroz é menos densa que o resto do grão e é levada junto com a cor-rente de ar.
Ventilação é o método de separação de substâncias sólidas de densidades muito diferen-te, por meio de uma corrente de ar.


Dissolução fracionária
Como separar o sal de uma porção de arreia do mar?
Nesse caso, trata-se de dois sólidos. Se adicionarmos água a essa mistura, a água irá se evaporar, ficando apenas o sal no estado sólido separado da areia.


Separando misturas heterogêneas entre sólidos e líquidos
Filtração
Pelo próprio nome, você já pode imaginar como se efetua o processo de filtração: através de um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida.
Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc.


Sifonagem ou Sifonação
Depois de uma decantação, se não for possível entornar o recipiente para despejar o lí-quido, podemos retirá-lo com um sifão. O sifão é um cano com um formato especial, normal-mente feito de plástico ou vidro, empregado para escoar água de um recipiente a outro.
É importante notar que o recipiente original (A) deve estar em nível superior a outro (B). E também que sifão deve estar cheio de água para se iniciar a operação, pois é necessário que se forme um fluxo contínuo de água de A até B.
Pode-se então proceder do seguinte modo: mergulhar uma das extremidades do tubo no líquido do recipiente A, colocar a boca na outra extremidade e aspirar, puxando o líquido, fazendo com que ele comece a escorrer de A para B.
O sifão serve também para separar líquidos que não se misturam, como a água e o óleo.


Separando misturas homogêneas:
Evaporação
Já vimos esse processo rapidamente na parte relativa à dissolução fracionária. É um processo usado para separar um sólido de um liquido (como a água, por exemplo). Submete-se a mistura ao aquecimento e, com o aumento da temperatura, a água se evapora e o sólido perma-nece no recipiente.
A evaporação também pode ocorrer quando a mistura é exposta ao ar, pois a parte líquida se evapora sob temperatura ambiente; o que sobra é a parte sólida. Esse tipo de fracionamento é feito nas salinas, locais onde se retira o sal da água do mar.


Fusão fracionária
Como podemos separar uma mistura de sólidos? Ferro, chumbo e estanho, por exemplo.
Sabendo qual é o ponto de fusão de cada uma das substâncias sólidas, fica relativamente fácil separá-las.
O estanho funde-se a 231 ºC; o chumbo, a 327 ºC; o ferro, a 1.536 ºC. Podemos derreter (fundir) primeiro o estanho, depois o chumbo e por último, o ferro. Cada elemento, ao derreter-se, é separado dos demais.

Solidificação fracionária
Você percebeu como é importante conhecer as propriedades físicas de uma substância? O ponto de ebulição e o de fusão são importantes para separar substâncias. O ponto de solidificação também é útil para separar os componentes de uma mistura.
A solidificação fracionada pode, por exemplo, ser usada para separar a parafina dos outros resíduos do petróleo. Nesse caso, a mistura é resfriada até o ponto de solidificação da para-fina. Assim, endurecida, a parafina é retirada da mistura.





FONTES:


49 comentários:

Giovana e Eduarda disse...

Separação Magnética(mistura heterogênea)tem um componente ferromagnético como o cobalto. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.

Separação por filtragem(misturas heterogêneas)é quando uma suspensão passa através de um papel de filtro.

Giovana&Eduarda 9° Ano "C"

Anônimo disse...

Mistura heterogênea-Separação magnética
É uma separação que tem um método especifico com apenas um componente ferromagnético

Mistura homogênea- cristalização
É uando você quer separar uma substância sólida do liquido, pode deixar evaporar o líquido até que a solução fique saturada.
Maresa Siqueira, 9 ano C

Anônimo disse...

decantação heterogêneas é duas misturas uma liquida e uma solida que aproveita a densidade.
homogenea deixa evaporar ate que fique saturada
Marecelo do prado e joão pedro

Anônimo disse...

Flotação td o que a gente falou na sala sobre a densidade da areia que é maior do que a da água que por sua vez maior que a serragem td com toda explicação ... mt bom!!gostamos muito também do processo homogeneo como a água e o sal que se misturam e só da para ver a água muito legal essa aula... DéboraMoraes e Munich Rocha 9ºc

Anônimo disse...

flotação são dois elementos com uma substancia mais densa que a água e outra menos densa. ex: areia e óleo, quando juntos são separados com água, a areia vai descer e o óleo flutuará(Mistura Heterogênea).
Dessecação
Produz-se aquecendo a amostra diretamente à chama, com uma estufa adequada, com o fim de evaporar o líquido que empapa ou dissolve o líquido sólido. Este permanece no recipiente. A dessecação termina quando se pesa o recipiente e seu peso não se altera.
Christian e bruno faber 9°c

Anônimo disse...

uhullll vc é fogo , entendi tudo

Anônimo disse...

vc é fofinha hein

Anônimo disse...

CRISTALIZAÇÃO
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.

FLUTUAÇÃO ou FLOTAÇÃO
Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.

Alexandre Andreoli e Guilherme Pacheco 9° B

Anônimo disse...

Separação da mistura homogênia:
- água e sal:
Evaporação

Separação da mistura heterogênia:
- Areia e sal:
Dissolução fracionária


Juliano Rocha,
Humberto Crispim. 9ºB 2013

Anônimo disse...

Mistura heterogênea: Dessecação é quando aquece a amostra diretamente à chama, com um aquecedor ,para evaporar o líquido volátil,que se dissolve.

Mistura homogênea:Evaporação, é um processo usado para separar um sólido de um liquido (como a água, por exemplo). Submete-se a mistura ao aquecimento e, com o aumento da temperatura, a água se evapora e o sólido permanece no recipiente.Grécia 9ºB

Anônimo disse...

Separação por Sublimação Heterogênea é a passagem direta de solido a gás sofrem algumas substancias como o iodo em determinadas condições de pressão e temperatura.

Cristalização Homogênea é quando se deseja separar um componente solido de uma solução liquido-solido,pode deixar-se evaporar o liquido ate que a solução fique saturada.

Isadora, Ana Carolina e Alessandra 9ºano B Externato Sao Jose

Anônimo disse...

Flutuação ou Flotação (misturas heterogêneas)
Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.

Cristalização (misturas homogêneas)
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.
Bruna e Fernanda 9° ano B

Ana Clara Dias e Yasmin Tavares disse...

O processo de catação serve para separar misturas heterogêneas formadas por componentes sólidos. Nesse processo os elementos são separados uns dos outros manualmente, para isso os componentes da mistura devem ser razoavelmente grandes. Um exemplo de catação é a separação dos grãos de feijão e suas impurezas.
Destilação é um processo que separa misturas homogêneas e solúveis entre si. Cada líquido possui uma temperatura de ebulição própria. Os líquidos podem ser separados por meio de um destilador. Ferve-se os líquidos no destilador sendo o primeiro líquido que se recolhe mas volátil pois o mesmo atingiu primeiro o ponto ebulição.

Ana Clara Dias e Yasmin Tavares – 9°B

Anônimo disse...

Primeiramente, sublimação é a passagem do solido para o gasoso, recebendo a influencia de determinadas temperaturas ou pressões. Para ocorrer a sublimação, é necessário que uma das substancias seja aquecida á temperatura adequada, isso so irá ocorrer se forem misturas heterogêneas.

Para a separação de substancias homogêneas podemos citar a cristalizaçao, que serve para quando queremos separar um componente solido de um liquido-solido, entao deixa-se evaporar o líquido ate que a soluçao fique saturada e partir disso, a parte solida ira se separar em cristais. Caso queira aumentar esse processo é recomendado aumentar a temperatura e o contacto com o ar.[

Anna Clara Guimaraes e Amanda Soares - 9º ano B.

Anônimo disse...

Separação da mistura homogênia:
- Sal e areia.
Dissolução fracionária: Se adicionar água a essa mistura, a água irá se evaporar, ficando apenas o sal no estado sólido separado da areia.

Separação de mistura heterogênia:
- Água e sal.
Evaporação: A água se evapora e permanece o sólido (sal) no recipiente.

Juliano Rocha e Humberto Crispim 9ºB

Anônimo disse...

A destilação é eficaz na separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si. Cada líquido possui uma temperatura de ebulição própria. Os líquidos podem ser separados por meio de um destilador. Ferve-se uma solução formada por líquidos num destilador, sendo a primeira fracção de líquido que se recolhe a que corresponde ao líquido mais volátil, dado que foi o primeiro a entrar em ebulição. Pode utilizar-se eficazmente sempre que os líquidos misturados ou dissolvidos não possuam temperaturas de ebulição muito parecidas. Em caso contrário é preciso utilizar destilações muito mais complexas.
ricardo e os dois arthur 9°b

Anônimo disse...

heterogenia:Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
homogenia:Já vimos esse processo rapidamente na parte relativa à dissolução fracionária. É um processo usado para separar um sólido de um liquido (como a água, por exemplo). Submete-se a mistura ao aquecimento e, com o aumento da temperatura, a água se evapora e o sólido perma-nece no recipiente.
A evaporação também pode ocorrer quando a mistura é exposta ao ar, pois a parte líquida se evapora sob temperatura ambiente; o que sobra é a parte sólida. Esse tipo de fracionamento é feito nas salinas, locais onde se retira o sal da água do mar.

Anônimo disse...

Evaporação
Já vimos esse processo rapidamente na parte relativa à dissolução fracionária. É um processo usado para separar um sólido de um liquido (como a água, por exemplo). Submete-se a mistura ao aquecimento e, com o aumento da temperatura, a água se evapora e o sólido perma-nece no recipiente.
A evaporação também pode ocorrer quando a mistura é exposta ao ar, pois a parte líquida se evapora sob temperatura ambiente; o que sobra é a parte sólida. Esse tipo de fracionamento é feito nas salinas, locais onde se retira o sal da água do mar.Centrifugação (misturas heterogêneas)
Quando numa mistura de sólidos e líquidos, os sólidos possuem uma dimensão muito pequena, não são úteis nem a filtragem nem a decantação. O pequeno tamanho das partículas sólidas provoca uma obstrução dos poros do filtro, tornando a filtragem muito lenta mesmo que se produza vácuo por meio de uma bomba no interior do recipiente, para acelerar a filtragem. Por outro lado, a pequena dimensão das partículas faz com que sejam retidas pelo líquido, de modo que podem demorar muito tempo a depositar-se no fundo do recipiente, tornando ineficaz a decantação. Neste caso, introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifugadora, giram em posição quase horizontal a grande velocidade, aumentando assim a rapidez com que se deposita o sólido compactado no fundo do tubo. Verte-se o líquido que sobrenada e fica completa a separação.daniel,pedro,laura e arthur e iasmin 9b

Anônimo disse...

HETEROGENIA- Filtragem – quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.
HOMOGENIA- Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.
IASMIN CAETANO 9° B

Anônimo disse...

filtração: é feita por um filtro que retem a parte solida e só deixa passar a parte liquida.
exemplos de filtros:de algodão, de papel e de porcelana.


evaporação: é um processo de separação do solido para o liquido, ha um aumento de temperatura.
exemplo: a água evapora e o solido permanece no recipiente.

Anônimo disse...

Separação magnética (misturas heterogêneas)
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.

Cristalização (misturas homogêneas)
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.


Matheus Leite e Ruy Rodrigues 9º A

Anônimo disse...

HOMOGÊNEAS-Evaporação
Já vimos esse processo rapidamente na parte relativa à dissolução fracionária. É um processo usado para separar um sólido de um liquido (como a água, por exemplo). Submete-se a mistura ao aquecimento e, com o aumento da temperatura, a água se evapora e o sólido perma-nece no recipiente.
A evaporação também pode ocorrer quando a mistura é exposta ao ar, pois a parte líquida se evapora sob temperatura ambiente; o que sobra é a parte sólida. Esse tipo de fracionamento é feito nas salinas, locais onde se retira o sal da água do mar.

HETEROGÊNEAS-Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.
André e Hélida 9° "A"

Anônimo disse...

Dessecação (misturas heterogêneas)
Produz-se aquecendo a amostra diretamente à chama, com um aquecedor eléctrico ou numa estufa adequada, com o fim de evaporar o líquido volátil que empapa ou dissolve o sólido. Este permanece no recipiente. A dessecação termina quando se pesa o recipiente com pequenos intervalos de tempo e o seu peso não se altera.

Cristalização (misturas homogêneas)
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.
Maria Fernanda e Beatriz 9°A

Anônimo disse...

Separação magnética (misturas heterogêneas)
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Cristalização (misturas homogêneas)
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.
Isabella Valente, Isabella Gonçalves e Sofia. 9°A

Anônimo disse...

Mistura Heterogênea
Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.

Mistura Homogênea
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais úmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa, ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.

MATHEUS REZENDE E IGOR MOTA

Anônimo disse...

PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS:
DECANTAÇÃO: Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade.Você deixa eles repousando durante um tempo, para que a parte mais densa se deposite no fundo do recipiente.
PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS:
CRISTALIZAÇÃO: Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais.
BRUNA E LUANA, 9°ANO ''A'', EXTERNATO SÃO JOSÉ.

Anônimo disse...

Homogênia
A destilação é eficaz na separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si. Cada líquido possui uma temperatura de ebulição própria. Os líquidos podem ser separados por meio de um destilador. Ferve-se uma solução formada por líquidos num destilador, sendo a primeira fracção de líquido que se recolhe a que corresponde ao líquido mais volátil, dado que foi o primeiro a entrar em ebulição. Pode utilizar-se eficazmente sempre que os líquidos misturados ou dissolvidos não possuam temperaturas de ebulição muito parecidas. Em caso contrário é preciso utilizar destilações muito mais complexas.

Heterogênia
Filtração - Pelo próprio nome, você já pode imaginar como se efetua o processo de filtração: através de um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida.
Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc.

Pedro Nielson & Letho Carrilho 9 ano A

Anônimo disse...

Separação magnética (misturas heterogêneas)
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda
Decantação (misturas heterogêneas)
Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. /Beatriz França e Laura Rios 9ºA

Anônimo disse...

Mistura Homegênea: Cristalização
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais.
Mistura Heterogênea:Separação por solução e filtragem:
Para separar uma mistura sólida, pode recorrer-se a um solvente seletivo e, portanto, à separação por solução.

Josias e Dalmo 9° A

Anônimo disse...

Jordana e Laura .N
separação magnética (mistura heterogênea)
tratasse de um método de separação de misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.

destilação (mistura homogenia)

A destilação é eficaz na separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si. Ferve-se uma solução formada por líquidos num destilador, sendo a primeira fracção de líquido que se recolhe a que corresponde ao líquido mais volátil, dado que foi o primeiro a entrar em ebulição. Pode utilizar-se eficazmente sempre que os líquidos misturados ou dissolvidos não possuam temperaturas de ebulição muito parecidas.

Anônimo disse...

victor e joão victor 9°a

a catação é um processo que consiste em catar com a mão ou uma pinça objetos na mistura heterógeneas

a evaporação consiste em deixar a mistura homogênea esposta ao calor para a parte liquida evaporar deixando para trás a parte solida

Anônimo disse...

Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido vai separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais sao secados com um papel de filtro, ou por filtragem , quando a quantidade de líquido for muito grande.

luca e caio 9 A

Anônimo disse...

Jordana e Laura são do 9º A

Anônimo disse...

Dessecação (misturas heterogêneas)
Produz-se aquecendo a amostra diretamente à chama, com um aquecedor eléctrico ou numa estufa adequada, com o fim de evaporar o líquido volátil que empapa ou dissolve o sólido. Este permanece no recipiente. A dessecação termina quando se pesa o recipiente com pequenos intervalos de tempo e o seu peso não se altera.
Flutuação ou Flotação (misturas heterogêneas)
Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.

Ana Luíza e Vitor Cezar-9ºD

Anônimo disse...

Flutuação ou Flotação (misturas heterogêneas)
Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.

JOÃO PEDRO 9°D
YASMIN 9°D

Anônimo disse...

A Flotação consiste em separar duas substâncias de uma mistura heterogênea com densidades diferentes, ao colocar um líquido com densidade intermediária entre as duas substâncias, fazendo com que uma delas fique no fundo e a outra flutue.

A evaporação consiste em separar uma substância sólida de uma líquida em uma mistura homogênea aquecendo a mistura sendo que as substâncias têm ponto de ebulição diferentes.

Felipe e Lucca 9°D

Anônimo disse...

Decantação(Heterogênea)
Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade.

Cristalização (Homogêneas )
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada.

Laura Falcão e Rhavena Bernardes 9° D

Anônimo disse...

9D
Clara e Maria luisa
Separação por cataçao:e a separaçao de residuos ou pedrinhas no arroz ou feijao. Um processo de separaçao manual.
separaçao pela evaporaçao:
É um processo usado para separar um sólido de um liquido. Submete-se a mistura ao aquecimento e, com o aumento da temperatura, a água se evapora e o sólido permanece no recipiente.

Anônimo disse...

Cristalização Homogênea é quando se deseja separar um componente solido de uma solução liquido-solido,pode deixar evaporar o liquido ate que a solução fique saturada.
Mistura heterogênea: Dessecação é quando aquece a amostra diretamente à chama, com um aquecedor ,para evaporar o líquido volátil,que se dissolve.
Júlia e Ana Lívia 9°D

Anônimo disse...

Lilian e Cecília 9°D
Cristalização (misturas homogêneas)
Separação um componente sólido de uma solução líquido-sólido, o líquido evaporar até que a solução fique saturada e o sólido se separa em cristais.
Separação por sublimação (misturas heterogêneas)
A sublimação é a passagem direta de sólido a gás que sofrem algumas substâncias como o iodo, em determinadas condições de pressão e temperatura.

Anônimo disse...

Areia e água(mistura heterogênea):decantação,que é a separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade.

Água e sal(mistura homogênea):destilação, que é a separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si.

Victoria e Fernanda 9° D

Anônimo disse...

Heterogenia;flutuação aplica-se a uma mistura com 1 líquido de densidade intermediaria sendo que a mistura que possui mais densidade afundará e a que possui menos flutuará.
Homogenia;dessecação se faz com o aquecimento de uma substância volátil líquida que evaporará e deixará apenas o sólido no fundo do recipiente. Gabriel Alves e Daniel Rodrigues 9°D

Anônimo disse...

Flotação - Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará.
Cristalização - Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada.

Vinícius C. e Rosana 9ºD

Anônimo disse...

decanação: consiste na separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido aproveitando a sua diferença de densidade.Deixe eles parados durante um tempo, para que a parte com mais densidade fique no fundo.
cristalizaçao: quando se quer separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento o sólido vai se separando em cristais.

Anônimo disse...

Quando desejamos separar um componente solido de uma solução liquido solido,pode deixar-se evaporar o liquido ate que a solução fique saturada.A partir desse momento o solido ira se separar em cristais.Pode se acelerar esse processo aumentado a temperatura do ar.Dessecação produz-se a amostra diretamente a chama,com um aquecedor elétrico ou numa estufa adequada,com o fim de elaborar o liquido volátil que dissolve o solido.A dessecação termina quando se pesa o recipiente com pequenos intervalos de tempo e seu peso não altera.

Arthur Theodoro e Gabriel Henry 9°D

Quintiliano e Guilherme disse...

cristalizaçao quando quer separar um componente sólido de uma solução líquido pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando nos cristais
decantaçao trata-se da separação de dois líquidos em um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade, deixe eles repousando durante um tempo, para que a parte mais densa se deposite no fundo.

Anônimo disse...

Para separar uma mistura heterogenia podemos usar separação magnética, onde um imã é usado para separar o ferro de outra substancia.
Destilação é usada para separar uma mistura homogenia de dois líquidos como água e álcool.

Vinícius Teixeira;
Arthur Custódio.

Anônimo disse...

Cristalização - Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada.
Flotação - Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará.
Vinícius C. e Rosana 9ºD

Anônimo disse...

decantaçao trata-se da separação de dois líquidos em um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade, deixe eles repousando durante um tempo, para que a parte mais densa se deposite no fundo.
Quintiliano e Guilherme 9 D

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!