Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]


Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

"Jogos, RPG e Educação"

Esse é basicamente o tema do Mini Curso que estou participando nesta Semana da Química Integrada, conduzido pelo Professor Mestre Eduardo L. dias Cavalcante, da UEG.
Meus[as] alunos[as] bem sabem que não sou [nem quero ser, muito menos gosto de ser!] uma professora dita "normal". Estou sempre em busca de "coisas" novas e diferentes para interagirmos. Novas formas de aprendizagem, novas formas que melhor propiciem [à luz de Piaget] a assimilação e acomodação do conteúdo ministrado. E, esse mini curso veio definitivamente a calhar! Agradeço muito às amigas Nyuara e Thálita, que tanto insistiram para que eu participasse desta Semana e pudesse estar prestigiando, renovando e aprendendo um pouco mais sobre o assunto. Valeu meninas!!
Quanto ao mini curso em si, está uma maravilha só! Não são muitos os Químicos que se interessam pela Educação, e isso que estou dizendo não é nenhuma mentira ou algo que deva esconder; mesmo nos cursos de licenciatura existem aqueles que não querem ir pra uma sala de aula, muitas vezes estão ali porque a concorrência é menor que uma Química Industrial, por exemplo, ou queriam estar fazendo Farmácia, e a Licenciatura se torna apenas uma "ponte" para atingir seus objetivos finais.
E aqui retorno a algo que penso e que, definitivamente, tem rodeado minha cabeça ultimamente mais que o normal: "Existem aqueles que SÃO professores, e aqueles que ESTÃO professores." E aqui não estou me referindo apenas a nós Químicos, mas em qualquer área! Não creio que a profissão de professor seja um sacerdócio como muitos dizem, nem um dom, como outros afirmam. Apenas digo que é uma profissão que tem suas peculiaridades assim como qualquer outra, e SIM! tem que haver um pouco mais de doação, e renovação sempre. Não é pelo fato de estar em sala de aula há 10 ou 20 anos que devo diminuir meu empenho em reciclar minha aprendizagem e buscar novas formas [mesmo que alternativas!] de atingir meus[as] alunos[as].
Mas eu também entendo que isso não venha apenas da vontade da pessoa, do profissonal, mas sim de algo lá dentro que o impulsiona.
Benza Deus!! Já estou há cerca de 11 anos em sala de aula e, sinceramente, quando sentir esse impulso interno diminuir, ou não ter mais essa 'fonte' dentro de mim...se ainda não tiver chegado a hora de me aposentar, então é preferível mudar de profissão! Ou mudar de vida!! Pois esse impulso é algo que me direciona, não apenas na área profissional, mas em minha vida de uma forma geral!
Terminando esses meus pensamentos aqui, só estou imaginando meus[as] próprios alunos[as] lendo este texto: "Meu Deus!! Tempo livre pra pensar...[pois pra quem não sabe, nossas escolas aqui em Goiás estão em greve]...curso sobre jogos?! Lá vem algum projeto doido da professora quando voltar as aulas!"
E não tenham dúvidas!! hahahahaha!!! Os projetos estão permeando meu cérebro!! Não se sintam cobaias meninos[as], sintam-se colaboradores, construtores e participantes ativos dessa jornada, ok?!
Forte abraço a todos que por aqui passarem!
Tenho reunião na Superintendência do Ensino Médio agora à tarde e retorno ao Mini Curso sobre Jogos, RPG e Educação logo mais à noite.
Fiquem na paz!

14 comentários:

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.