Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Questionário filme Wall-E

Um bom dia a todos!

Estou "devendo" um certo Questionário aos meus[as] alunos[as] dos 3ºs anos do CPMG - AS, e hoje estou aqui para pagar minha dívida! hehehe!
Trata-se do Questionário referente ao Filme Wall-E, que assistimos em aula, e algumas comparações com o livro "George e o Segredo do Universo" que vocês estão lendo, e nosso conteúdo normal de sala de aula.
Divirtam-se!



1) É perceptível, desde o início do filme, a quantidade assustadora de lixo produzido por nós, seres humanos, na Terra. Qual a forma encontrada pela empresa BNL, para fazer uma ‘limpeza’ no planeta? E qual você propõe para substituí-la?
2) Alguns anúncios de jornal aparecem logo no início do filme, deixando sugestões acerca da não existência de seres humanos: “Lixo demais! Terra Coberta.” “Wall-E – Trabalhado para desentulhar você.”. Também é notável as sugestões sobre o nível ao qual chegou o Aquecimento Global no planeta, culminando na retirada dos seres humanos da Terra. No livro que você está lendo [George e o Segredo do Universo], você também encontra reflexões sobre tal situação. Faça uma comparação entre as que são demonstradas no filme e as propostas no livro.
3) Aproveitando a citação e o próprio nome do filme, o que significa WALL-E ? [a sigla em inglês e sua tradução].
4) Dentre todas as formas de vida do planeta, a única restante foi uma pequena e, aparentemente frágil, barata. Sabe-se que, apesar de aparentemente insignificantes, esses seres são os mais resistentes, em diversas situações, incluindo no que se refere à radioatividade. Pesquise sobre as características desse tipo de inseto que os torna tão resistentes. Procure também encontrar se existe algum outro tipo de ser vivo que possa suportar tantas intempéries. 5) “Na BNL o Espaço não é a fronteira final!” Várias vezes se ouve no decorrer do filme esse ‘chavão’. O que a empresa quer dizer com isso?
6) Algumas vezes acontece um tipo de tempestade na superfície do planeta Terra. Associando à quantidade de poluição existente, que tipo de tempestade vem a ser?
7) Quando chega à Terra a sonda E.V.A., é notável sua diferença de tecnologia comparada ao Wall-E. Descreva pelo menos 3 diferenças marcantes.
8) Aproveitando a citação da referida sonda, o que significa E.V.A.?
9) O robô Wall-E é movido à energia solar. Cite outras situações e/ou objetos que possam ser movido por tal tipo de energia.
10) Em todo momento é atribuída certa inteligência e sentimentos aos robôs do filme. Existiria, hoje, alguma forma de inteligência possível? O que garantiria isso? Qual o tipo de tecnologia seria envolvida?
11) Outro fato bastante notável no decorrer do filme é a coloração do céu no planeta Terra. O que leva a atingira esse tipo de cor? Quais os elementos e/ou substâncias químicas presentes?
12) Existem dois erros conceituais bem nítidos no filme. Cite-os e indique qual seria a forma correta.
13) Quando Wall-E está no espaço, ele visualiza várias imagens e situações semelhantes às vividas por George no livro de Lucy Hawking. Cite pelo menos 5 dessas situações e/ou imagens e descreva a constituição química de cada um[a].
14) Sabemos que o Universo como visto no filme veio evoluindo com o passar dos anos até ser como tal nos dias atuais. Pesquise e cite pelo menos 3 Teorias que envolvam a Origem do Universo e, conseqüentemente da vida em nosso planeta Terra. Demonstre onde você encontra situação que descreva pelo menos uma dessas teorias no livro de Lucy Hawking.
15) É interessante observar toda a preocupação em descontaminação e limpeza quando alguém [ou algum robô] retorna do Espaço. Por que esse tipo de atitude? Isso também é feito em astronautas quando retornam a Terra depois de alguma expedição?
16) Os seres humanos foram retirados do planeta Terra, pela empresa BNL, e foram levados para um “Cruzeiro Espacial”, de 5 anos, enquanto a referida empresa se responsabilizaria pela despoluição do planeta e, conseqüentemente, pela sua re – colonização. Sobre o Cruzeiro Espacial, responda:
a) Descreva o ambiente a bordo da nave.
b) Descreva a situação dos seres humanos e o que os levou a se tornarem de tal forma.
c) Quanto tempo já estava durando o Cruzeiro?
d) Qual o tipo de alimentação dos seres humanos?
e) Havia plantas?
f) Como respiravam? Qual o tipo de ‘ar’?
17) Em vários momentos, no decorrer do filme, existe a aparição de um EXTINTOR DE INCÊNDIO, seja para ajudar Wall-E a abrir alguma coisa na Terra, ou para ajudá-lo a se movimentar no Espaço. Sobre extintores de incêndio, responda:
a) Quais os tipos de extintores que existem?
b) Qual a composição química de cada tipo encontrado no item anterior?
c) Quando Wall-E o utiliza para se movimentar no Espaço, que tipo de extintor está utilizando?
d) Ainda sobre sua utilização para locomoção, quais as Leis de Newton que estão envolvidas?
18) Quando o atual Capitão da Nave recebe as informações arquivadas há, no mínimo 700 anos, pelo computador, sobre a situação da Terra, o presidente diz o seguinte: “Níveis elevados de produtos tóxicos tornaram a Terra inabitável.” “Ao invés de solucionar o problema da Terra, é mais fácil permanecer no Espaço.” Demonstre, através de reportagens, situações que possam acarretar num futuro como este para a nossa humanidade. Em seguida, proponha soluções para tais situações.
19) É certo que existem muitas pesquisas acerca da Origem do Universo, da Origem da Vida não apenas em nosso Planeta. Após a leitura do livro “George e o Segredo do Universo”, das observações referentes ao filme Wall-E, e das Teorias propostas em sala de aula [Big Bang e Criacionismo] e as demais que você tenha pesquisado no decorrer da resolução deste questionário, é claro que você conseguiu chegar às suas próprias conclusões. Portanto, responda:
a) O que, realmente, os cientistas estão à procura no Universo?
b) Em nosso planeta, o que é essencial à vida?
20) Ao retornarem para a Terra, os integrantes da Nave pertencente ao Cruzeiro Espacial, são sujeitados a um “hiper-salto”. O que vem a ser?
21) Diferencie velocidade da luz de velocidade do som. Qual o valor de cada uma? Existem naves ou equipamentos reais que possam atingi-las? Exemplifique.
22) Ao final do filme, pode-se observar a presença de, não apenas uma planta, mas várias, em outros pontos do planeta [da região exposta no filme]. Pode-se concluir, então, que a Terra já havia atingido novamente, um estado de vida sustentável? Cite outras características observadas para que tal afirmação seja válida.
23) É notável também que, tais plantas se proliferaram em maior quantidade, onde havia maior presença de lixo.
a) Qual o tipo de lixo que propicia esse tipo de situação? Qual seu constituinte principal?
b) Todo o lixo gerado enquanto a Nave ainda se encontrava no Espaço era estocado de que forma? Esse tipo de lixo também pode gerar poluição? De que tipo?
24) Após o filme, quando são passados os créditos, que tipo de comparação você poderia fazer com a Origem do todo, ao observar a forma como é re-criada a história?

"O começo é a parte mais difícil do trabalho."
Platão

BOM TRABALHO!!

OBS.: Responder esta lista em seu CADERNO DE ATIVIDADES.
Até mais pessoal!!!

4 comentários:

Unknown disse...

to respondendo a 5 , segue meu blog , to seguindo o seu : http://vampleitores.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

tem como botar as respostas do questionário sobre o filme Wall-e

Anônimo disse...

bota as respostas ae
vlw

Unknown disse...

Gente pedindo respostas.. que vergonhoso '-'
Eu gostaria de saber se tem uma data de entrega, porque não poderia comprar o livro por agora
Obrigada >.<

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!