Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Profissão - Professor [por ProfªMarli]


Bom dia!!
Estava ansiosa por postar algo no dia de hoje, mas não sabia exatamente "o que", porque não gostaria que nada ficasse exatamente igual aos anos anteriores...Então vi que o Blogosfera Marli tinha sido atualizado, e me encantei com o texto da forma como a minha parceira de Educação e de Blogs, Marli escreveu, e acabei tomando a liberdade de reproduzí-lo aqui no QUIMILOKOS; uma vez que, não apenas o texto me chamou a atenção, como também a realidade da "profe" [^^!], que se assemelha um pouco à minha.
Bom, não ficarei enrolando vocês mais, segue logo abaixo o texto da Professora Marli.

"Nesse 15 de outubro, não quero lembrar o dia do professor enfatizando as dificuldades da profissão que escolhi para desempenhar por toda vida. Nem quero aceitar de forma conformada que alguém diga que pelo fato de ter escolhido, devo aceitar tudo o que a realidade de professora me apresenta diariamente, até porque estou convencida que uma das minhas funções é mudá-la. Nesse dia , prefiro esquecer da carga horária cheia, da sala superlotada, de algumas caras de indiferença apesar da aula super planejada, das noites mal dormidas estudando, dos fins de semana corrigindo provas e trabalhos, do orçamento apertado diante de um salário insuficiente, do medo de não poder bancar a educação dos próprios filhos, apesar de educarmos os filhos dos outros, dos remédios para controlar a ansiedade, da ausência de muitos pais, dos olhares desconfiados quando se inova, de...
Nesse dia prefiro agradecer pela escolha feita. Quero sentir alegria pela esperança que nossas palavras depositam em tantas vidas, pelos potenciais que incentivamos, pelos tesouros que desenterramos , pelos exemplos que eternizamos, pelas vezes que eles carregam nossa pasta ou vêm nos receber na porta do carro, pelos abraços, pelos olhares que traduzem agradecimentos , pelas vezes que perdemos a identidade do nome e em todos os lugares somos simplesmente a “profe”, mesmo depois de anos que eles se foram da escola, pelas mulheres e homens que vemos feitos, moldados pelos nossos ensinamentos, conselhos ou exemplos. Hoje eu quero agradecer, porque apesar do cansaço, do corpo doído, dos nervos estraçalhados, nada pode ser mais importante que estar à frente do tempo dando a mão a nossas crianças e jovens para torná-los homens. E mesmo que não possamos colher logo os frutos, semear nos dá a certeza da missão cumprida. E mesmo que nem todas as sementes vinguem , a maioria delas haverá de cair em terra fértil.
PARABÉNS A TODOS NÓS, PROFESSORES, EDUCADORES."

2 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Olá!
Fiquei emocionada com a divulgação que você fez do meu post. Obrigada. E que bom que temos esse espaço para dividir alegrias e angústias. Juntos somos fortes. Feliz dia do professor! Beijo!

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Eu é quem tenho a agradecer pela inspiração, Marli!
Você é única!!!
Parabéns!
=]

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!