Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


100 ANOS DA TEORIA DA LIGAÇÃO QUÍMICA DE LEWIS


Vamos comemorar!!!

Gilbert Newton Lewis (1875-1946) graduou-se em química na Universidade de Harvard em 1896. Dois anos depois, defendeu seu mestrado, também em Harvard. Em 1899, obteve seu doutoramento (PhD), ainda em Harvard.
Sua obra mais famosa é “Valência e a estrutura de átomos e moléculas”, publicada em 1923, e que descreve as suas concepções sobre as ligações entre os átomos, desenvolvidas em artigos publicados anteriormente, destacando-se aquele publicado em 1916 no Journal of the American Chemical Society.
A Teoria de Lewis da Ligação Química se baseia no conceito de par de elétrons, e engloba todos os tipos de ligação química, mostrando relações entre substâncias iônicas, covalentes, moleculares e metálicas. Ele é mais abrangente e universal que os conceitos de Arrhenius e Bronsted-Lowry. É daqui que vem a ideia do conceito de ácidos de bases segundo Lewis, que tem especial importância na Química Orgânica, pois esse conceito não se restringe a sistemas aquosos.
Laureado com diversas distinções acadêmicas e científicas, contudo, não foi laureado com o Prêmio Nobel, apesar de ter sido indicado mais de 30 vezes para ele!
Na imagem, Lewis em seu laboratório em Harvard e reações tipicamente descritas segundo os conceitos de ligação de Lewis.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!