Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Dia do Índio / Computadores - Mol

Uma ótima noite a todos!
Dia complicado de se postar alguma coisa. Estava aqui 'matutando' e acabei encontrando algo sobre o porquê de hoje se comemorar o Dia do Índio. Bom, então lá vai:
História do Dia do Índio
"Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio."

Bom, a verdade é que minha postagem de hoje, na realidade vem sido ansiada há alguns dias!
hehehe!
Não em relação a essa questão indígena [e sem subestimar a importância da data também!Longe de mim isso!!], mas sim sobre mais um "tema químico" em debate!
Como QUIMILOKA de plantão que sou, vivo à procura de algo novo para vocês e, me deparei dias atrás com uma atualização de meu companheiro blogueiro e professor Luis Brudna em seu GLÚON BLOG [ http://www.gluon.com.br/blog/ ] sobre Química e Computação que me deixou fascinada pelo assunto!
Sua postagem vem nos falar a respeito da importância da velocidade de processamento dos computadores para a Química.
E é aí que eu conclamo meus[as] alunos[as] dos 2ºs anos do CPMG - AS a darem uma boa lida no texto por completo clicando no link a seguir: http://www.gluon.com.br/blog/2008/04/11/computadores-mol/
Isso porque uma vez que se fala em Química é algo que vocês têm que ficar completamente atentos [e sedentos!!!], ainda mais quando se tem acoplado tecnologia, e muito mais quando se refere a conteúdo de 'sala de aula'!
Lembram-se do nosso querido Avogadro?!
Pois bem, então também se lembram do mol?!
hehehe!
Agora tentem imaginar um 'COMPUTADOR NA VELOCIDADE DO MOL'!!
Lembram-se de calcular quantas moléculas de água haviam em duas colherinhas de chá?! E de quanto tempo gastariam [milhaaaaaaares de anos!] para contá-las uma a uma [se isso fosse possível, claro!]?! Pois bem, agora imaginem uma máquina capaz de fazer isso em dias!!!!
Estão vendo só?! A tecnologia é definitivamente uma grande aliada!!
Estão vendo só?! Não percam a oportunidade! Visitem o GLÚON e leiam o texto na íntegra!
Tenho certeza de que também encontrarão muuuuuuitos outros materiais interessantes por lá!
Um forte abraço a todos!
E, Profº Luis, muito grata pela contribuição e disponibilidade!
Bom final de semana a todos!!!

3 comentários:

luisbr disse...

Legal!
Parabéns pelo blog.

Franklin Morais Moura disse...

Gostei do seu blog e obrigado pelo selo. Fica com Deus.

Anônimo disse...

oiiiiiii!!!
ta muito show seu blog!!!
rsrsrs
depois vai lá no meu
ele ta meio dramático
mas ta legal,
rsrssrs
bjs

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!