Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Sachês perfumados de parafina

Bom dia a todos!
Temos programado para amanhã, com os 3ºs anos, a produção de sachês perfumados de parafina e/ou velas artesanais aromáticas.
A parafina é uma mistura de hidrocarbonetos - principalmente alcanos - de massa molar elevada [acima de 20 carbonos, por exemplo, C36H74]. Quando pura, apresenta-se normalmente na cor brano-lúcida. É inodora , insípida e solúvel em solventes apolares como benzeno, C6H6(l) e clorofórmio, CHCl3(l), ou em álcool etílico à quente. É insolúvel em água e em ácidos. Apresenta densidade entre 0,880 g/mL e 0,915g/mL , ponto de fusão entre 47°C e 65°C [as parafinas de maior ponto de fusão são as mais caras], ponto di inflamação iagual a 198°C e ponto de ignição igual a 245°C. Alguns tipos de parafina contém substâncias cancerígenas e, por isso, o limite de tolerância estabelecido é de 2mg/m3 de ar. É utilizada como combustível, lubrificante, isolante elétrico, basa para goma de mascar e na fabricação de cosméticos.
Uma receita caseira bastante interessante e fácil de fazer que utiliza parafina é a de sachês perfumados. Querem nos acompanhar nesta aula?? Aí vai o PASSO-A-PASSO. Observe:
Reagentes e aparelhagens
Fase A
  • 300 g de parafina sólida
  • 10 g de corante [lápis de cera] de sua cor preferida
  • 15 g de ácido esteárico [ácido octadecanóico ou estearina]
Fase B
  • 10 mL de essência [solúvel em óleos] de sua escolha
  • 5 mL de fixador
  • forminhas para sachês ou para chocolates nos formatos desejados
  • panela esmaltada [ágata] ou de vidro [evite panela de alumínio]
  • fôrmas de bolo para banho-maria
  • colher de pau
Procedimentos
Prepare o banho-maria adicionando água na fôrma de bolo e colocando a fôrma para aquecer diretamente sobre a chama do fogão. Na panela esmaltada adicione a parafina sólida, a estearina e o lápis de cera [você pode controlar a cor dos sachês aumentando ou diminuindo ligeiramente a quantidade do lápis adicionado].

A estearina ou ácido esteárico atua como emulsificador, doador de consistência e desmoldante, ou seja, permite que os sachês sejam facilmente retirados das forminhas depois de prontos [por isso não é preciso untá-las].

Quando a água da fôrma de bolo entrar em ebulição, ABAIXE O FOGO e leve a panela com os ingredientes para o banho-maria [tome cuidado nesta operação, pois a parafina é inflamável].

Aguarde até as substâncias derreterem e formarem um líquido homogêneo. Adicione o fixador e, mexendo sem parar com a colher de pau, junte a essência. Desligue o fogo e retire a panela do banho-maria. Coloque o líquido com cuidado nas forminhas previamente limpas e secas. Desenforme quando solidificar. Se quiser, embrulhe os sachês com pedaços de tule ou renda e os guarde nos armários e nas gavetas para perfumar roupas, sapatos e objetos pessoais.


ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Ponto de inflamação ou flash point é a temperatura mínima na qual os vapores emanados se inflamam na presença de uma chama, apagando-se em seguida, já que as quantidades de vapores são insuficientes para manter a combustão.
  • Temperatura, ou ponto, de ignição é aquela em que o combustível queima po aquecimento, sem necessidade da presença de uma chama.
  • Uma sugestão para que a fôrma de sachê não se deforme ao entrar em contato com a parafina quente, é manter a parte externa da fôrma imersa em água fria.
  • Para fazer as velas ao invés dos sachês trocamos o tipo das fôrmas e acrescentamos o pavil [que pode ser feito com barbante desfiado] e o ilhós.
  • O lápis de cera pode ser substituído por anilina líquida ou mesmo a sólida, porém a líquida irá se misturar de forma mais homogênea.

Bom meus[as] queridos[as], é isso aí!!
Aguardo todos os preparativos para nossa aula amanhã à noite e, àqueles que se aventurarem em nos acompanhar neste momento, gostaria de saber os reultados depois, combinados?!
Abraços a todos e uma ótima terça-feira!!
OBS.: Você encontra esta e outras receitas no livro: Química Orgânica da Coleção Completamente Química, da Profª Martha Reis: http://www.cliquequimica.com.br/livros.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha amiga Thaiza! O selo do Dicas realmente tinha um problema, que eu não não fui capaz de resolver. Então, decidi pela solução torta. Roube o selo, quer dizer o HTML ( é só ir no Dicas ) e crie o link!Desculpa-me a falta total de competência e Beijos!!!

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Thaíza, gostei muito de teu blog, pela criatividade e originalidade. Vou linkar ao meu. Suvcesso. José.

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!