Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Lei Seca - Bafômetro


Olá pessoal!
Depois de uma semana louca de correria, volto a postar novamente. Problemas de saúde em casa, tanto comigo como [principalmente] com meu filho. Mas estamos melhores já!
=]
Bom, estava pensando em aproveitar esse tempo de "férias" para postar algo relativo à viagens, ou que diga respeito àqueles que terão tempo, dinheiro e disponibilidade para tal. Então acabei optando por falar um pouco a respeito da Lei Seca. A nova Lei 11.705, que altera o digo de Trânsito Brasileiro, deve provocar uma mudança de hábitos da população brasileira. O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses. Sim..Sim...Mas o que isso tem a ver com Química, não?! Eu, pessoalmente trocaria a pergunta: O que é que existe, que não tem a ver com Química?! O que não for possível achar de Química [à primeira vista], está relacionado de alguma forma a ela. De posse desta Lei Seca podemos falar sobre o álcool em si, sua Função Química, sua nomenclatura IUPAC, suas implicações à saúde, e tantas outras opções. Bom, preferi falar acerca dos detectores de índices alcóolicos, os bafômetros!
Você já ouviu falar sobre o site: Como tudo Funciona ? Pois bem, é de lá que lhes trago as informações aqui presentes.

"O álcool que uma pessoa ingere aparece no hálito porque é absorvido da boca, garganta, estômago e intestinos para a corrente sangüínea.
O álcool não é digerido após a absorção nem sofre modificações químicas na corrente sangüínea. À medida que o sangue passa pelos pulmões, parte do álcool atravessa as membranas dos pequenos sacos de ar dos pulmões (alvéolos) até o ar, pois o álcool evapora de uma solução, ou seja, ele é volátil. A concentração de álcool no ar alveolar está relacionada com a concentração de álcool no sangue. À medida que o álcool no ar alveolar é exalado, pode ser detectado pelo bafômetro. Ao invés de precisar tirar sangue do motorista para testar seu nível de álcool, o policial pode testar o ar exalado no próprio local e saber instantaneamente se há algum motivo para prendê-lo.
Como a concentração de álcool no ar exalado está relacionada com a do sangue, você pode ter uma idéia da concentração de álcool no sangue medindo o álcool na respiração. A proporção entre o álcool do ar expirado e o álcool sangüíneo é de 2.100:1. Isso significa que 2.100 mililitros (ml) de ar alveolar conterão a mesma quantidade de álcool que 1 ml de sangue.
Durante vários anos, o padrão legal para embriaguez nos Estados Unidos foi de 0.10, mas muitos estados atualmente adotam o padrão 0.08. O governo federal tem forçado os estados a baixarem o limite legal. A American Medical Association diz que uma pessoa pode ficar incapacitada quando o nível de álcool sangüíneo atinge 0.05. Se a concentração de álcool no sangue da pessoa é de 0.08, isso significa que há 0,08 gramas de álcool por 100 ml de sangue.
Existem vários dispositivos diferentes usados para medir a concentração de álcool no sangue.

Há três tipos principais de dispositivos de teste do ar exalado, que se baseiam em princípios diferentes:
bafômetro - usa uma reação química envolvendo o álcool que produz uma mudança de cor;
intoxímetro - detecta o álcool através de espectroscopia infravermelha (IV);
alco sensor III ou IV - detecta uma reação química do álcool em uma célula de combustível. Independente do tipo, cada dispositivo tem um bocal, um tubo por onde o suspeito assopra e uma câmara de amostra para onde vai o ar. O resto do dispositivo varia em cada tipo.
O bafômetro contém:
# um sistema para colher uma amostra do hálito do suspeito;
# dois frascos de vidro contendo a mistura para a reação química;
# um sistema de fotocélulas ligado a um medidor que avalia a mudança de cor associada com a reação química.

Para medir o álcool, o suspeito respira dentro do dispositivo. A amostra de ar borbulha em um dos frascos através de uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio, nitrato de prata e água. O princípio da avaliação se baseia na seguinte reação química [na presença de nitrato de prata - AgNO3]:

2K2Cr2O7 + 3CH3CH2OH + 8H2SO4 ----> 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 3CH3COOH + 11H2O

Nessa reação:
# o ácido sulfúrico remove o álcool do ar em uma solução líquida
# o álcool reage com o dicromato de potássio para produzir:
1) sulfato de cromo
2) sulfato de potássio
3) ácido acético
4) água

O nitrato de prata é um catalisador, uma substância que faz a reação ocorrer mais rápido, sem participar dela. O ácido sulfúrico, além de remover o álcool do ar, proporciona também a condição de acidez necessária para essa reação.
Durante essa reação o íon dicromato, de cor vermelho-alaranjada, muda de cor para o verde do íon cromo quando este reage com o álcool; o grau de mudança de cor está diretamente relacionado com o nível de álcool no ar exalado. Para determinar a quantidade de álcool naquela amostra de ar, a mistura que sofreu reação é comparada a de um frasco contendo uma mistura que não sofreu reação no sistema de fotocélulas, produzindo uma corrente elétrica que faz a agulha do medidor se mover do seu ponto de repouso. O operador, então, gira um botão para trazer a agulha de volta ao ponto de repouso e lê o nível de álcool a partir do botão: quanto mais o operador precisar girar o botão para retorná-la ao repouso, maior é o nível de álcool."

Interessante, não?!

Para saber mais é só acessar:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros1.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros2.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros3.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros4.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros5.htm

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros6.htm

Em relação à Lei Seca, mais precisamente, se você tiver alguma dúvida, é só acessar:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL611505-5598,00.html

Muito bom poder estar compartilhando algo com vocês novamente!

[]'s a todos!

Tenham um ótimo domingo!!

3 comentários:

Carla Dawidman disse...

Querida Thaiza,

Sou Carla escritora do livro MINHOCAS PARA VENDER para Vender. Você escreveu para o meu Blog(http://minhocasparavender.blogspot.com), perguntando sobre como adquirir o livro. Confesso que escrevi para tanta gente que não cheguei a lhe responder, e não tinha o seu email. Queria deixar o contato para vc adquirir o livro.A Editora envia a qualquer parte do Brasil. Escreva para a SUSI:
editorial@imperiallivros.com.br

Mande notícias suas, tá?
Vou a qualquer parte do Brasil tb, para aplicar a oficina para professores! É só me chamar!

BJs, Carlinha. Me escreve!
MSN:carla-escritora@hotmail.com Ed.Imperial Novo Milênio
T:(21)25806230

Anônimo disse...

Só passando para ver as novidades ! Legal esse post sobre o Bafômetro. É muito importante mostrar para esses meninos como o álcool age e as suas conseqüências. Já pensei em escrever um post sobre álcool / sistema nervoso / reflexos. Aguarde ! Beijos, :) Andréa

Daniel Giandoso disse...

Oi Thaiza!
Bem vinda ao blogspot!
Nunca tive problema nele
Abç, Daniel

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!