Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

QUÍMICA E TATUAGEM!

Provas arqueológicas afirmam que as tatuagens foram feitas no Egito a aproximadamente 4000 e 2000 a.C. e também por nativos de outras regiões, como: Polinésia, Indonésia, Filipinas e Nova Zelândia, estes nativos tatuavam-se em rituais e cultos religiosos.
Durante a idade média a igreja católica baniu a tatuagem de toda a Europa, sendo considerado pela igreja como uma pratica demoníaca.
A tatuagem elétrica é uma arte muito recente, no Brasil ela surgiu em meados dos anos 60 na cidade de Santos. Ela surgiu no Brasil pelas mãos do Dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen”, conhecido como Lucky Tatto, que montou sua loja na região dos cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade.
A química como sempre presente não poderia estar distante das tatuagens, os elementos da família B são denominados elementos de transição, é a partir deles que surgem as tatuagens. Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, por isso são empregados para muitos fins.
A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxilio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores especificas estão relacionados a seguir:
Óxido de Titânio ———- Branco
Óxido de Ferro ———- Castanho, Rosa e Amarelo
Sais de Crômio ———- Verde
Sais de Cádmio ———- Amarelo ou Vermelho
Sais de Cobalto ———- Azul
Sulfeto de mercúrio —— Preto
           As tatuagens podem ter vários significados, depende do ponto de vista: em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade. Vejamos algumas tatuagens com temas químicos:
Fonte: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=9&id=618
http://www.mundodaquimica.com.br/2012/08/quimica-e-tatuagem/
Algumas das minhas! ^^!





0 comentários:

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.