Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]


Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Sobre Plágio e Ética

Olá meus queridos QUIMILOKOS de plantão!
Hoje gostaria de falar sobre algo muito, muito sério: PLÁGIO.
É algo que tem me tirado a calma interior há pouco mais de 1 mês.
A questão é que costumo disponibilizar o material que produzo com e para os meus alunos aqui neste Blog há exatos 12 anos e é a primeira vez que tenho problema com isso.
O fato de disponibilizar este material é, principalmente, para facilitar a vida dos meus alunos, e minha também, uma vez que meu blog funciona como um "extensão da minha sala de aula", sendo nosso suporte. 
É claro que, uma vez aqui, também fica a disposição dos usuários, demais alunos, professores e licenciandos. Porém, o mínimo que se espera quando uma pessoa usa um material que não é seu, é a referência ao seu nome, ou PELO MENOS à página onde retirou tal material.
Acontece que, há pouco mais de 1 mês fui surpreendida com alunos de São Domingos do Norte, do Estado do Espírito Santo, tanto aqui no blog quanto em minhas redes sociais, em busca do Gabarito de uma lista que preparei. Meus próprios alunos sabem que não sou de "dar resposta pronta", por isso não costumo disponibilizar gabaritos, resolvemos tudo em sala, discutimos tudo em sala, chegamos às conclusões juntos!
A surpresa foi quando o aluno me encaminhou via messenger a imagem da lista da sua professora...e a tal lista era EXATAMENTE IGUAL a que utilizo com meus alunos há alguns anos (Sim! Desde antes do filme referente ao livro, ser lançado no cinema e se popularizar!). Com a lista em mãos, percebi que a professora Eva Pereira B. de Jesus da Silva não só usou minha lista sem sequer uma referência a minha pessoa ou aqui, ao QUIMILOKOS, como simplesmente RETIROU MEU CABEÇALHO E COLOCOU O DELA! Até as imagens que coloquei...a citação que retirei do livro...a formatação que utilizei...TUDO! Simplesmente tudo exatamente igual, sem adaptar à realidade de seus alunos, nem citar a fonte original. (imagem logo abaixo)

ESTA É A IMAGEM DA MINHA LISTA ORIGINAL p.01

ESTA É A IMAGEM DA MINHA LISTA ORIGINAL p.02




ESTA É A LISTA QUE A PROFESSORA COPIOU...p.01

ESTA É A LISTA QUE A PROFESSORA COPIOU...p.02
Tentei, em vão, encontrar esta professora através de redes sociais...facebook, instagram, twitter...mas o nome dela não consta em absolutamente nada..voltei a entrar em contato com um dos alunos que havia me localizado, tentando contato com a professora...mas ele se recusou a me passar qualquer forma de contato dela...
Confesso que além de chateada...revoltada...irritada...nervosa...e tudo o mais que possa ter sentido desde o início, estou desestimulada (tanto que não postava nada aqui desde então...)...sem vontade de compartilhar mais minhas ideias por aqui...
Depois de tentar encontrá-la em vão...a última coisa que pensei foi deixar esta postagem aqui...pois já que ela acessa meu blog em busca de material...poderia, pelo menos, se ainda existir um mínimo de ética...de brio...se retratar comigo! E não apenas aqui pelo blog! Mas perante seus alunos! Plágio é crime! Tentei encontrar para resolver isso de forma amigável...já que não foi possível...se esta postagem não te alcançar, cara professora...a polícia alcançará! Afinal, repetindo: PLÁGIO É CRIME!



"Pode ser que você não saiba, mas copiar algum texto completa ou parcialmente, sem dar os devidos créditos, ou sem a autorização do autor é crime com pena prevista em lei. O Código Penal tem uma sessão que trata especialmente dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual.

Quem produz algo é autor e dono daquela produção, qualquer coisa escrita, dirigida, produzida por alguém é de sua propriedade, isso é a propriedade intelectual. Copiar essas ideias sem a permissão do autor é crime, pois isso configura uma forma de roubo e roubar ideias é plágio, e plágio é crime. Na lei existem algumas especificações sobre o crime de plágio.

Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. 

§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. 

§ 2º Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

§ 3º Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Os direitos autorais são violados quando há publicação ou reprodução abusiva, com a utilização excessiva do contratado, tradução não autorizada, a conduta de atribuir para si a obra ou parte dela de autoria de outrem, condutas estas denominadas pela LDA, em seu art. 5º inc. VII, de contrafação."

Só pra finalizar, tenho condições de PROVAR que o trabalho original é MEU, já que sempre participo de congressos na área de Ensino de Química, e tenho publicado nos ANAIS do ENEQ 2014 referente ao uso deste material com meus alunos. Quer ter certeza?? Acesse os anais e procure o Trabalho: "A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Química: uma experiência lúdica em sala de aula "
Por hora é só...
Se você, cara professora, por ventura ler esta postagem...estou aguardando seu contato.

3 comentários:

Ana Beatriz Marques disse...

Que a força esteja com vc professora!
Seus alunos te apoiam!!

Fábio de Souza disse...

Boa noite Professora Thaiza, realmente em tempos de internet e de redes sociais o plágio tornou-se muito fácil, difundido e banalizado. Este ato demonstra a mediocridade de quem o faz. Em se tratando de um profissional da educação pior ainda, pois tem conhecimento de causa. Contudo, não esmoreça, vc faz um ótimo trabalho. Só mude sua estratégia para evitar ser alvo desses atos

Thaiza Montine disse...

Muito obrigada pelo apoio, Ana Beatriz e Fábio.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.