Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


"Radioactive" - sem spoilers

O Brasil está em polvorosa desde o lançamento de "Radioactive" na Netflix essa semana...e meu whatsapp, direct do instagram, facebook, e demais redes sociais não param de apitar, sinalizando mensagens e marcações das pessoas que, ao verem a imagem e/ou o trailer, se lembram de mim (afinal, sou grande fã da Marie e da família Curie num todo, nunca escondi isso de ninguém).

Bom. Eu o assisti em julho do ano passado, pela Amazon Prime, com a ajuda de uma amiga, pois minha ansiedade já estava 'me matando' pela espera deste filme (aqui em Goiânia, ele entraria em cartaz nos cinemas, em abril - já estava até organizando levar algumas turmas em aula...mas, infelizmente, a pandemia chegou antes).

O que mais doeu não foi a espera, foi a decepção...😔 Acho que mantenho uma relação de amor e ódio com este filme... É inegável a atuação fantástica da Rosamund Pike! Fotografia, figurino, maquiagem, trilha sonora, são IMPECÁVEIS! Mas então chegamos ao contexto do filme em si...e é aí que 'a coisa desanda de vez', na minha opinião.

Vou usar das palavras de Manuel São Bento (https://echoboomer.pt/radioactive-critica/): "O foco foi totalmente direcionado para a vida pessoal da protagonista, ao invés de equilibrá-la com as suas experiências que mudaram o mundo. [..] não esperava que Radioactive se transformasse numa aula de química altamente detalhada com todas as suas especificidades. Mas Marjane Satrapi (diretora) apressa a maioria dos momentos relevantes ou ignora-os completamente. O primeiro resultado impactante de Marie é apresentado de forma tão casual ao espetador que faz com que esteja longe de ser um grande momento (que é)."

Estou usando da fala deste crítico, pois foi EXATAMENTE a mesma sensação que eu tive, de que as partes voltadas para a Ciência e as suas descobertas e contribuições (que é o que eu e, uma grande maioria do público gostaria de ver!) foram passadas rapidamente....cheguei a anotar aqui...foram cerca de 27 minutos apenas (não consecutivos) voltados para a pesquisa dela.

Sem contar a quantidade de erros...e personagens (importantes!) que participaram de todo o processo e não aparecem...como...(me digam, como!!) falar de radioatividade e Becquerel ser apenas citado...e Röetgen...e Rutherford?!? Eu sei, eu sei, o foco era a Marie...então que este foco fosse direcionado para seus feitos!!

Ainda temos algumas falhas na edição que, acredito ter deixado as pessoas um pouco confusas em relação à linha do tempo...no ir e vir, numa tentativa de mostrar as aplicações da radioatividade no futuro...mas ainda assim, aceitei com bons olhos tais cenas, por trazer um pouco do cientificismo que eu esperava no filme, apesar de dar uma sensação de começar outra história dentro da que já estava sendo executada.

Não vou entrar em muitos detalhes para não correr o risco de dar spoiler para os que ainda não assistiram, mas reitero minha posição de amor e ódio pela produção. É um filme esteticamente bonito...mas ainda estou à espera de um que esteja realmente à altura da grandiosidade da Marie.

Como não sou do tipo de pessoa que reclama sem apresentar alguma solução, portanto vou deixar pra vocês dicas de onde saber mais sobre Marie Curie, de maneira mais fiel.

Marie Curie nos livros:

Madame Curie: A Biography

Bom, creio que por hora é só.
Fiquem à vontade em expor as opiniões e pontos de vista de vocês em relação ao filme. E, caso acreditem que minha opinião esteja errada, ou caso tenham mais informações que porventura eu desconheça das que aparecem ali em Radioactive, por favor, não exitem em me encaminhar! Receberei com o maior prazer!

Um mol de abraços a todos!!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!