Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Extração de Nióbio em Catalão

Boa noite pessoas!
Na manhã do dia 13 de dezembro último, estava com minha filha e, assistindo ao Bom Dia Goiás, fui surpreendida com uma reportagem sobre a Extração de Nióbio em Catalão! E, como boa química que sou e, claro, "goiana do pé rachado", não poderia deixar de trazer à vocês essa reportagem.
Segue logo mais:


Bom, um pouco sobre o elemento químico nióbio agora.
"O elemento nióbio, de símbolo químico Nb, é um metal de transição que, com o vanádio e o tântalo, integra o grupo Vb da tabela periódica. Unido ao tântalo, ocorre em minerais como a columbita e a tantalita. A separação dos dois metais é difícil, pois apresentam propriedades muito semelhantes.

Em 1801, o químico inglês Charles Hatchett descobriu numa amostra de minério extraído na região americana da Nova Inglaterra, e deu-lhe o nome de colúmbio. Em 1844, o alemão Heirich Rose distinguiu no colúmbio dois elementos distintos, e chamou-os tântalo e nióbio. O nome colúmbio, no entanto, continua a ser usado pela indústria metalúrgica americana para designar o nióbio.

Em estado puro, o nióbio é maleável e dúctil, de cor branca brilhante, parece-se com o aço e, quando polido com a platina. Embora tenha ótima resistência à corrosão, é suscetível à oxidação acima de 400º C. É usado em ligas, imãs supercondutores e, em pequenas quantidades, em aços inoxidáveis para evitar corrosão intergranular."




[FONTE: Tabela Periódica.org]
.
Bom, espero que as informações aqui contidas lhes sejam úteis, ou ao menos interessantes!
.
Um mol de abraços a todos!
.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!