Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Festival Gastronômico

Bom dia pessoal!
Enfim chegou o grande dia!!
Hoje, 30/05/08, encerramos nosso Projeto sobre Alimentos [envolvendo Termoquímica e Cinética Química], dentro do contexto "Química em benefício da Sociedade", no qual estaremos recebendo as últimas doações de alimentos não perecíveis até as 23h e, encerraremos [a meu ver, com chave de ouro!] com um Festival Gastronômico, elaborado e executado por esse pessoal maravilhoooooooso e competente dos 2ºs anos noturno do CPMG - AS! Cada dia mais apaixonada por vocês meninos[as], e pela disponibilidade, pelo espírito de competição e de doação ao próximo no qual vocês se engajaram!! Sinto-me muitíssimo feliz em ver tudo se concretizando! De coração!
Bom, nosso Festival será aberto ao público, especialmente aos pais e/ou responsáveis dessa galerinha dos 2ºs anos, mas é claro que VOCÊ também pode vir nos prestigiar!
Agradeço a cada entidade que colaborou com nossos alunos e, também a cada pessoa que doou qualquer quantia em alimento ou mesmo em dinheiro em prol deste Projeto, e agradeço também a cada um[a] que está com 'calos nos pés' e 'dor nos braços' por sair nas ruas pedindo e carregando todo esse alimento! Obrigada por não ter vergonha de querer ajudar a quem precisa! E tenho certeza de que vocês mesmo perceberão essa gratidão nos olhos daqueles que irão receber este alimento! Não tem melhor recompensa! Lhes garanto!!
E eu...bom, nem sei mais o que dizer em relação a tudo isso, só mesmo um MUITO OBRIGADA gigantesco por encararem tudo de uma forma tão especial!
=D
Quanto a equipe vencedora [aquela que mais arrecadar pontuação em alimentos], começo a divulgar aqui a partir de amanhã, pois como disse no início, ainda estaremos recebendo doações até às 23h.
E quanto ao nosso passeio ao Banana-Menina, estou apenas no aguardo da melhor data disponibilizada pela nossa Major Lys Andrea e, assim que souber, também lhes comunico, combinados?!
Bom, no mais, uma ótima sexta-feira a todos nós!!
[]'s

"Muitas das coisas mais importantes do mundo
foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando
parecia não haver mais nenhuma
esperança de sucesso."
[Dale Carnegie]

Um pouco sobre Química Orgânica

Uma boa tarde a todos!
Bom, hoje gostaria de estar tornando público especialmente aos meus[as] alunos[as] que ainda não estão sabendo, sobre minha participação no Blog Colaborativo Pesquisas de Química, juntamente com outros professores, a convite da amiga e parceira Cristiana Passinato.
Fiquei extremamente feliz com o convite, apesar de estar um pouco 'corrida' com meus horários ultimamente.
Uma pequena contribuição minha já está por lá, na parte de Atomística; mas hoje, em especial quero fazer um intercâmbioinverso e trazer duas postagens de lá sobre QUÍMICA ORGÂNICA, para estar auxiliando um pouco mais minha galerinha dos 3ºs anos noturno do CPMG - AS para nossa Avaliação, que será na próxima semana!!
Atentem-se para as duas postagens seguintes:

Quanto a aplicação de tal conteúdo, logo mais tarde [ainda hoje!] podem buscar na "Xerox" do Colégio, que estará disponível para vocês uma LISTA COMPLEMENTAR para estudo em casa, ok?!

No mais, por hora é só!

Abraços!!

Gel de Cabelo com os 3ºs anos no feriado último / Termoquímica

Uma ótima tarde a todos!
Hoje venho trazendo as fotos da última Aula Prática realizada no feriado do dia 22/05, com os 3ºs anos matutino e noturno do CPMG - AS, perdão pela demora, mas estava terminando de corrigir uns trabalhos nuns cadernos [vocês sabem, não é meninos(as)!hahaha!].

Bom, na seqüência quero compartilhar com vocês um texto que eu pessoalmente adoro, sou realmente fã desse professor Fernando da FATEC, e do tipo de questionamento que impele aos seus alunos!

Quem é leitor do QUIMILOKOS de outros tempos, deve se lembrar de já ter lido o referido texto, no entanto, haja visto estar trabalhando Termoquímica atualmente com os 'meus' 2ºs anos, não poderia deixar de anexá-lo [mesmo que mais uma vez!].

Espero que gostem!!

"Pergunta feita pelo profº Fernando, da FATEC, em sua prova final docurso em maio de 1997.

*

Este professor doutor é conhecido por fazer perguntas do tipo "Porque os aviões voam?" Em suas provas finais.

*

Sua única questão nesta prova para sua turma foi: "O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta”.

*

Vários alunos justificaram suas opiniões baseadas na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma.

*

Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:

*

“Primeiramente, postulemos que, se almas existem, então elas devem ter alguma massa. Se elas têm, então um conjunto de almas também tem massa. Então, a que taxa de velocidade as almas estão se movendo para fora e a que taxa de velocidade elas estão se movendo para dentro do inferno? Podemos assumir seguramente que, uma vez que uma alma entra noinferno, ela nunca mais sai de lá. Por isso não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para o inferno... Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Existem, então, duas opções:

1)Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir, portanto EXOTÉRMICO.

2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto ENDOTÉRMICO.

Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da FATEC me disse, no primeiro ano "Só irei pra cama com você no dia que o inferno congelar", e levando-se em conta que AINDA NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações amorosas com ela, então a opção 2 não é verdadeira. Por isso, o inferno é exotérmico."

O aluno Sérgio Fonseca tirou o único 10 na turma."

*

CONCLUSÕES:

# “A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original”.(Albert Einstein)

# “A imaginação é muito mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)

# “O raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser" (Albert Einstein)

*

Tenham todos um bom restinho de terça!!

Abraços!

*

Mais um Selo! ^^!

Um bom dia a todos!!
Venho agora cedo apenas agradecer a Alcione, amiga e parceira dos blogs Ensino de Química e Sarapatel de Coruja que, através do segundo nos presenteou ao QUIMILOKOS, na verdade à Quimiloka aqui de plantão [hehehe!] com um novo selinho!
Caraaaamba!
Muito fofo!
^^!
Como ela mesma se sentiu, assim também me sinto! hahaha!!
Poderoooooooooooosa!
kkkkkkkkkkkkkk!!!!
E, como é de praxe sempre que recebemos um selo, eu o repasso para outras Divas!hehehe!
Ótimo final de semana a todos!
=D

p.s.: Logo mais estarei postando as fotos de nossa Aula Prática do Feriado [22/05/08], com os 3ºs anos noturno e matutino do CPMG - AS. AGUARDEM!!!

Slides de Auxílio


Uma óóóótima 'madrugada' [sem sono, por sinal a minha!]a quem se atrever a passar por aqui a essa hora do dia!

=D

Estou anexando dois slides aos meus[as] queridos[as] alunos[as] dos 2ºs anos noturno do CPMG - AS e, é claro, a quem se interessar pelo assunto! Aos meus[as] queridos[as] dos 3ºs anos, vale como recordação para o Vestibular que se aproxima!! Em especial à galerinha dos 2ºs, pois é conteúdo de nossa próxima avaliação, então pessoal....DIVIRTAM-SE!!! hehehe! E vocês poderão encontrar depois também na nossa sessão "Aulas em Powerpoint", ok?!

Que lhes seja útil!

CONCENTRAÇÕES DE SOLUÇÕES

TERMOQUÍMICA

E olha só, vale apena ainda dar uma olhadinha em dois links da Revista Ciência Hoje das Crianças:

1 . Com o prazo de validade vencido

2 . Algumas práticas de conservação de alimentos

Ciência Hoje das Crianças 134, abril 2003
Maria Emília Caixeta Castro Lima,
Selma Moura Braga,
Orlando Aguiar Jr.,
Faculdade de Educação e Centro Pedagógico,
Universidade Federal de Minas Gerais,
autores do livro Aprender ciências
-um mundo de materiais, da editora UFMG.

Sachês e Velas do 3º ano I noturno

Uma ótima noite a todos!
Como diz o ditado:"Promessa é dívida!"
E eis a minha se cumprindo!
Segue logo abaixo as fotos do 3ºI na Produção de sachês e velas.
=]
Mais uma vez, perdão pela demora.
Espero que gostem!!

Uma doce e suave noite a todos que por aqui passarem!

Abraços!!

Aula Prática do dia 17/05 - Gel de Cabelo - 2ºs anos noturno

Uma ótima tarde a todos os[as] meus[as] leitores[as]!
Como prometido, eis as fotos de nossa última Aula Prática do sábado passado [17/05/08], com a galerinha dos 2ºs anos do turno noturno do CPMG - Ayrton Senna!
Fiquem à vontade para apreciá-las!
E eu fico no aguardo dos comentários hein!
hehehe!!


p.s.: Ainda me organizando para as fotos do 3º ano I, com os sachês e velas!
Perdão pela demora...e grata pela compreensão.
Creio que amanhã possam estar por aqui já.
Abraços a todos!

Consideração e Agradecimentos! ^^!

Uma ótima manhã de domingo a todos!
E uma ótima e maravilhosa manhã de domingo meeeeesmo!
Andava empolgada ultimamente em prol do reconhecimento de uma pessoa muito querida e ilustre no ramo da Química e da Pesquisa e hoje, mais do que nunca, após ler o comentário de minha colega e parceira Cristiana Passinato aqui no QUIMILOKOS logo cedo, voltei a me empolgar! Estou me referindo ao renomado e respeitado Profº e pesquisador da UNISINOS, Profº Attico Inacio Chassot, autor de uma vasta lista de títulos importantíssimos da literatura em Ciências principalmente no que se refere ao Ensino de Ciências, e que tem nos prestigiado e presenteado, ao QUIMILOKOS, com ilustres publicações e citações em seu blogue, como consta em:

"Então, ocorreu-me recordar que ontem, na aula com turma de História um aluno queria saber a cerca da composição do rapé. Tinha poucas informações, além do fumo. Dei uma roubadinha nos meus fazeres, e surfei na internet. Antes de trazer meus achados duas observações.
Quando me refiro à ‘roubadinha’ já estou saldando uma dívida contraída com a colega Thaiza, de Goiânia, uma leitora deste blogue que, entre outros espaços, faz Educação Química em
http://quimilokos.blogspot.com. Fui visitar o seu blogue e dizia-lhe que me senti culpado, por estar ‘em hora de trabalho’ sendo in-disciplinado tendo fruições pela maneira atrativa e apaixonada como ela apresenta a Química. Dizia-lhe então, que ainda precisava escrever acerca dos sentimentos de culpa que envolvem essas assim chamadas ‘perdas de tempo’ – como surfar na rede em horários de ‘trabalho’. Já escrevi acerca dos sentimentos de culpa que me assaltam, quando fico na Biblioteca simplesmente folheando livros, ao léu. [Jeová, te agradeço por no meu DNA cultural, ter raízes judaica, que fazes aflorar de maneira tão continuada!]".

"Um registro reconhecido a Professora Cristiana Passinato que indicou o sítio www.atticochassot.com.br no seu novo sítio de ensino de química. http://pesquisasdequimica.com Quero destacar o quanto como a Cristiana á um grupo de Educadoras que fazem uma genuína Educação Química a distância de uma maneira não formal. Poderia juntar ao trabalho que a Cristiana faz do Rio de Janeiro aquelas também excelentes ações desenvolvidas pela colega Thaise desde Goiânia no teu http://quimilokos.blogspot.com Já instiguei uma leitora deste blogue a submeter um projeto a uma agência de financiamento para conseguirmos apoio para que estudantes das classes populares possam ter acesso a à internet e assim diminuamos o número daqueles que ainda não tem arroba no endereço e então organizarmos uma rede de alguns blogues para estendermos com eles as possibilidades de ampliarmos ações de alfabetização cientifica, lembrando que o significativo na diferença entre ricos e pobres, não apenas que estes têm menos bem e sim o quanto têm menos acesso aos produtos da Ciência e da Tecnologia."

Uma maraviiiiiilha!!
É sempre magnífico receber uma visita e um comentário no blog, ainda mais vindo de pessoas tão importantes [ao menos a mim!].
Agradeço muitíííííssimo ao apreço, a estima, ao reconhecimento e ao carinho, Professor, Amigo e também Parceiro Attico!!
E, Cristiana!! Valeu por tudo, querida!
Um abençoado domingo a todos que por aqui passarem!
.
p.s.: Estive ausente devido a problemas técnicos em meu PC, e correrias do dia-a-dia mesmo que me impediram de ir a uma LAN HOUSE ou a outro PC mesmo para publicar, no entanto estou de voooolta!!!E, logo logo estarei publicando para vocês as fotos das nossas duas últimas Aulas Práticas: as velas e sachês do pessoal do 3ºI, e a Produção de Gel de Cabelo, ontem, com minha galerinha dos 2ºs anos do noturno!!
AGUARDEM!!!!!
.
ABRAÇOS CARINHOSOS!
.

Semana Pedagógica - Encerramento / Dia das Mães

Uma boa noite a todos!
Ontem finalizamos nossa Semana Pedagógica no CPMG - AS. Dentre reuniões com coordenação, reuniões entre as Áreas [Exatas, Biológicas e Humanas], reuniões com a direção e comando da escola, também tivemos, no decorrer desta semana, conselho de classe, reunião com os pais, entrega de nota... Uma semana definitivamente produtiva!! E, para fechar com chave de ouro, ainda tivemos homenagem pelo Dia das Mães ontem. Com direito a uma cestinha contendo uma toalha, sabonete líquido e creme hidratante para cada mamãe! ^^!
Uma graça!
.
Aos poucos somos capazes de modificar o mundo! O maior problema é que a maioria das pessoas não se julga capaz disso! E acaba se esquecendo que, para modificar o todo é necessário as pequenas partes, ou seja, o esforço individual de cada um. Ultimamente tem sido difícil, para qualquer situação proposta, uma movimentação consciente, ainda mais quando o assunto é EDUCAÇÂO.
É por isso que prezo tanto essas reuniões e paradas pedagógicas que sempre acontecem [ou deveriam acontecer] no decorrer do ano. Elas sempre nos trazem benefícios em prol de nosso trabalho e, na menor das hipóteses, ao menos aumenta o entrosamento entre o grupo escolar, nos faz sentir mais família!
A educação brasileira é tida como uma das piores no mundo...não estou aqui neste momento para discutir os "porquês" desta situação, pois é algo complexo demais, e gastaria hoooooooras escrevendo sobre; a verdade é que gostaria muito de poder trazer soluções acerca disso, mas ainda sou adepta do 'cada um faça a sua parte', pois aí sim, como disse no início, chegaremos ao todo!
Quanto ao Dia das Mães, deixo aqui meu carinho super ultra mega especial à minha querida mãe! Minha companheira e melhor amiga! É claro que cumprimento todas as minhas amigas e companheiras nesta blogosfera, em especial às meninas do Blogs Educativos, mas mãe é mãe, não é mesmo?! E a minha é a melhoooooooor do mundo!
hehehehehe!
^^!
FELIZ DIA DAS MÃES!!!
No mais, um ótimo final de semana a todos!!!
  • p.s.:1.: Parabéns à minha amiga, companheira, parceira, comadre, bióloga Simone Camelo, que ontem completou mais um ano de vida! Muita sabedoria, amiga! E muitas felicidades!!
  • p.s.:2.: Logo mais eu posto as fotos da galerinha do 3ºI em nossa última aula prática!

Vamos para a Lua?!

Um bom dia a todos!
Estava lendo meus e-mails ontem à noite ao chegar do Colégio, e acabei me arremetendo a um blog de nome Bibliofilmes, por indicação da professora Isabel Menezes, no qual me encantei com uma determinada postagem e acabei tagarelando por alguns minutos através do messenger com minha aluna/companheira/amiga Wila, do 3ºano G, e por fim decidi compartilhar com todos vocês!!
Aos meus amigos e parceiros do Blogs Educativos nem digo tanto desta vez, pois os mesmos já estão por dentro do assunto que falarei aqui, me refiro mais aos meus alunos para que também participem!
Mas, enfim, participar do quê, não é mesmo?! hehehe!!
Deixe te fazer um convite: QUER IR PARA A LUA COMIGO?!
Isso mesmo!!
A Nasa está convidando as pessoas de todas as idades a juntarem-se à Viagem de Exploração Lunar com a fantástica oportunidade de podermos enviar os nossos nomes [hahaha!Não achou que seria tão fácil né?!] a bordo da nave Lunar Reconnaissance Orbiter [Reconhecimento da Órbitra Lunar] ou LRO. Todos que participarem desta autêntica aventura lunar terão os seus nomes em órbitra em volta da Lua durante os próximos anos.
Não é emocionante?!
Caso você se interesse e também queira 'viajar para a lua', é só entrar em Join NASA's Return to the Moon e preencher seus dados. Depois você até imprime um certificado! E o seu nome estará arquivado em um banco de dados que irá para um microchip que será integrado à nave. Vale a pena lembrar que a data limite para submeter o nome termina em 27 de Junho de 2008.
Nós, do QUIMILOKOS, já estamos participando [Date: May 07, 2008 Certificate No: 684094], e preparados para sermos lançados à Lua para explorá-la! Mais algum 'quimiloko honorário' se aventura a ir conosco?!
Esta missão da LRO irá concentrar-se na selecção de lugares para aterrar (ou alunar? - como sugere o pessoal do Bibliofilmes) e na identificação dos recursos lunares. Também irá estudar como o ambiente radioativo lunar pode afetar os humanos. Para obter maiores informações acerca deste Projeto, entre em LRO Project, no entanto em inglês.
Uma óóóóóótima quinta-feira a todos!!!
Espero vocês para nossa viagem à Lua!
hehehe!
.
p.s.: Lembrando ao pessoal do 3ºano I, que a nossa Aula Prática é hoje, hein galerinha!!
.

Semana Pedagógica

Uma ótima tarde a todos!
Ontem iniciamos em nossa escola [Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Ayrton Senna], uma "SEMANA PEDAGÓGICA", na qual estaremos abordando uma variedade de temas e atividades entre professores, coordenação, direção, secretaria, militares e demais funcionários da escola, em prol de um maior benefício a própria escola e, é claro, ao nosso público alvo, nossos[as] alunos[as]. Além de melhorarmos o convívio mútuo, e ampliarmos nossos conceitos e práticas pedagógicas.
Iniciaram também as arrecadações de alimentos não perecíveis, dentro do nosso Projeto Química e Sociedade. Em cada sala de 2ºano foi anexada uma listagem dos alimentos necessários e sua respectiva pontuação à turma, da mesma forma que ficou postado aqui no QUIMILOKOS, na data do dia 03/05/08. No entanto, a pontuação estabelecida é relacionada aos alimentos avulsos, e caso as turmas queiram trazer uma cesta básica, já completa e montada, a pontuação atribuída será de 200 pontos para cada cesta traga.

Lembrando que os alimentos deverão ser entregues a mim ou à coordenadora Cássia, no turno noturno, ok?!
Que todos tenhamos uma ótima e produtiva semana!
p.s.: recebemos mais um Selo da Amizade, da Profª Gládis!
Valeu amiga!!!

Em tempos de crise...

Um bom dia a todos que sempre passam por aqui!
=]
Sabe, ando meio fissurada [não sei se seria a palavra mais correta, mas foi a única que me veio a cabeça neste momento para me auto-definir] com o Projeto sobre alimentos que estou executando juntamente com meus[as] alunos[as] dos 2ºs anos noturno do CPMG - AS, na verdade que eles estão executando, pois eu estou apenas como 'ponto de referência e de auxílio' a eles[as].
Não é a primeira vez que proponho este Projeto, mas posso lhes garantir que SIM, é a primeira vez que ele atinge um âmbito tão gigantesco [a meu ver]! E, a nossa situação de 'crise mundial alimentícia', com o perdão da colocação, veio a calhar! É incrível como parece ter sido tudo combinado!Mas lhes garanto que não foi!
Estava selecionando os alimentos a serem arrecadados para formarmos as cestas que serão doadas e a respectiva pontuação de cada item para as turmas, quando me deparei com uma reportagem, aqui na net mesmo, com o seguinte tema: "ONU e Banco Mundial prometem medidas contra crise alimentar ".
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, pediu à comunidade internacional que doe integralmente a verba emergencial de 755 milhões de dólares que o PMA solicitou diante da crise.
Sem isso, disse ele, "nos arriscamos novamente ao espectro da fome disseminada, da desnutrição e da inquietação social em uma escala sem precedentes".
A força-tarefa, que reúne agências, fundos e programas da ONU, além do FMI e do Banco Mundial, sob o comando de Ban, vai estabelecer uma série de prioridades para um plano de ação, além de garantir seu cumprimento.
Em março de 2008, o índice de preços alimentares da FAO (órgão da ONU para alimentação e agricultura) atingiu um valor 57 por cento superior ao de março de 2007.
Especialistas atribuem a alta dos alimentos a vários fatores: o uso intensivo de terras para a produção de biocombustíveis, transtornos climáticos, o encarecimento do petróleo, a demanda elevada na Ásia e especulações no mercado global de commodities.
O Banco Mundial pediu aos países produtores que não restrinjam a exportação de alimentos, como fez a própria Tailândia, pois isso pode agravar o problema.
"Esses controles estimulam o acúmulo, elevam os preços e prejudicam as pessoas mais pobres do mundo, que lutam para se alimentar", disse Zoellick.
Eu bem sei que duas ou três cestas básicas não acabarão com a fome do mundo...[e eu bem gostaria que apenas isso resolvesse...são tantos fatores acoplados...], mas eu também sei que "uma sementinha plantada em nossos corações vão frutificar para o futuro", não apenas para o hoje. Hoje ajudamos aos mais próximos de nós a combater sua fome, ajudamos a nós mesmos em nossa miséria pessoal...Amanhã...quem sabe! Vocês, meus[as] alunos[as], são jovens demais ainda! Mas estão em tempos de escolhas já em suas vidas! Queira Deus que algum[a] possa se juntar aos nossos governantes num futuro próximo!E possam lutar com mais intensidade em prol de um maior benefício à comunidade!
Utopia?!
Sonhos meus?!
Quem sabe...mas prefiro sonhar por um futuro melhor e acreditar em novas mentes, do que estagnar num presnte sem ideal e sem futuro.
Conto com vocês, meus[as] queridos[as]! E bem sei que também muita gente está contando com esse nosso Projeto!
Para alguns talvez signifique apenas nota no final do bimestre...mas se para um, se para apenas um já fizer diferença em sua vida e em sua forma de ver e viver o mundo ao seu redor[!!], pra mim já terá valido a pena todo o esforço!E, com certeza, a sensação de 'dever cumprido' prevalecerá em meu coração!
É isso que me dá vida enquanto professora, enquanto educadora!
.
Logo abaixo seguem os alimentos selecionados e a pontuação a ser somada para cada turma:
  • Arroz - 10 pontos cada quilo
  • Feijão - 5 pontos cada quilo
  • Açúcar - 2 pontos cada quilo
  • Macarrão - 5 pontos cada quilo
  • Fubá - 1 ponto cada pacote
  • Sal - 1 ponto cada pacote
  • Óleo - 5 pontos cada litro
  • Leite em pó - 5 pontos cada lata ou pacote
  • Café - 2 pontos cada quilo
  • Goiabada - 2 pontos cada lata ou pacote [250g]
  • Tempero [alho e sal] - 2 pontos cada potinho
  • Enlatados [sardinha, salsinha, milho, ervilha, extrato de tomate...] - 3 pontos cada lata
  • Farinha de mandioca - 2 pontos cada quilo
  • Farinha de milho - 2 pontos cada quilo
  • Farinha de trigo - 2 pontos cada quilo
  • Gelatina - 1 ponto cada 4 caixinhas ou pacotes
  • Bolacha [recheada ou não] - 2 pontos cada 4 pacotes [200g cada pacote]



AS ARRECADAÇÕES COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA [05/05/2008]!

p.s.: Para ler a reportagem citada por completo vá em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/manchetes_onu_crise_alimentar_pol

Tenham todos um maravilhooooooooso Final de Semana!

Aula Prática de Química - Sachês de parafina e velas artesanais

Boa noite!
Finalizando este Dia do Trabalho e do Trabalhador, venho colocar para vocês as fotos da nossa aula prática de Química de ontem à noite com os 3ºs anos do turno noturno do CPMG - Ayrton Senna, mostrando uma das atribuições de um Químico, a prática! Logo mais estarei falando mais sobre este assunto! Por hora, prestigiem as fotos, e se divirtam!!


Uma doce e suave noite, meus[as] queridos[as]!
Abraços a todos!

p.s.: No final da página está adicionado um GUESTBOOK! Deixe suas "pegadas" por lá!
Loading...