Boa noite pessoas!
Na manhã do dia 13 de dezembro último, estava com minha filha e, assistindo ao Bom Dia Goiás, fui surpreendida com uma reportagem sobre a Extração de Nióbio em Catalão! E, como boa química que sou e, claro, "goiana do pé rachado", não poderia deixar de trazer à vocês essa reportagem.
Segue logo mais:
Bom, um pouco sobre o elemento químico nióbio agora.
Bom, um pouco sobre o elemento químico nióbio agora.
"O elemento nióbio, de símbolo químico Nb, é um metal de transição que, com o vanádio e o tântalo, integra o grupo Vb da tabela periódica. Unido ao tântalo, ocorre em minerais como a columbita e a tantalita. A separação dos dois metais é difícil, pois apresentam propriedades muito semelhantes.
Em 1801, o químico inglês Charles Hatchett descobriu numa amostra de minério extraído na região americana da Nova Inglaterra, e deu-lhe o nome de colúmbio. Em 1844, o alemão Heirich Rose distinguiu no colúmbio dois elementos distintos, e chamou-os tântalo e nióbio. O nome colúmbio, no entanto, continua a ser usado pela indústria metalúrgica americana para designar o nióbio.
Em estado puro, o nióbio é maleável e dúctil, de cor branca brilhante, parece-se com o aço e, quando polido com a platina. Embora tenha ótima resistência à corrosão, é suscetível à oxidação acima de 400º C. É usado em ligas, imãs supercondutores e, em pequenas quantidades, em aços inoxidáveis para evitar corrosão intergranular."
[FONTE: Tabela Periódica on line]
[FONTE: Tabela Periódica.org]
.
Bom, espero que as informações aqui contidas lhes sejam úteis, ou ao menos interessantes!
.
Um mol de abraços a todos!
.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!