Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Espaço das Profissões - UFG - 2010


Escolher a futura profissão é um dos momentos cruciais da vida do estudante. E estar bem preparado na hora de fazer essa escolha pode ajudar o jovem a ter mais sucesso e segurança no início de sua vida acadêmica e profissional. Pensando em fornecer elementos que facilitem essa escolha, a UFG realiza, nesta quinta e sexta-feira (29 e 30 de abril), a segunda edição do Espaço das Profissões.
Realizado com sucesso pela primeira vez em setembro de 2009, o Espaço das Profissões promove o encontro dos estudantes do ensino médio com universitários e profissionais da UFG de diversas áreas do conhecimento. Durante o evento, o estudante terá acesso às salas interativas, onde poderá conversar e tirar dúvidas com os envolvidos em cada área, e às minipalestras sobre cada profissão. É uma grande chance para conhecer os cursos de Graduação da UFG.
Diante do grande sucesso da primeira edição (prestigiada por cerca de 15 mil estudantes) o Espaço das Profissões deste ano será realizado em dois dias - e não apenas em um, como no ano passado. Com isso, a UFG recebeu a pré-inscrição de 249 escolas, e estima que o Espaço das Profissões 2010 receba mais de 30 mil alunos de estabelecimentos de ensino públicos e particulares de Goiânia e do interior. O evento começa na quinta-feira (29) à tarde - com programação noturna neste primeiro dia - e segue pela manhã e tarde do dia 30 (sexta-feira).

Aguardo vocês por lá!!!
Abraços!!

Termoquímica [para CPMG's PMVR e AS]

Boa noite, pessoal!
Final de semana um pouco tumultuado esse...
Tive Aula Prática com os 1ºs e 2ºs anos, matutino e noturno, do CPMG-Ayrton Senna, na qual produzimos Multi-Uso Desengordurante, como a galerinha dos 3ºs anos na semana anterior; no entanto, ontem fomos acometidos por uma tragédia...no sábado foi aniversário do Profº Jone Júnior [JJ], um dos meus parceiros da Química no Senna..e, infelizmente, ao ir embora da casa dele, ao final da festa, seu irmão sofreu um acidente de moto...no domingo, logo pela manhã, o J já não estava, e recebemos a notícia de que estava no hospital, acompanhando seu irmão...poucos minutos depois, o telefone tocou e, o inevitável: ele falecera...foi difícil terminarmos as aulas...mas caminhamos até o final. Hoje pela manhã foi o enterro, no Cemitério Parque, compareci, junto com o pessoal da Química e nossas coordenadoras, afinal de contas, não somos apenas colegas de trabalho, temos um vínculo de amizade de anos!....
Mas enfim...
Bom, como amanhã teremos aula e, já estará disponível na "xerox" o material a seguir, também o estou disponibilizando aqui, aos que preferem imprimir em casa, ou deixar a cópia digital salva.
Trata-se de uma espécie de apostila sobre TERMOQUÍMICA, na qual através de pesquisa selecionei 4 abordagens sobre o assunto para facilitar e complementar nossos estudos em sala, ok?!

Meu conselho é que imprima [ou fotocopie] e junte aos outros 3 Textos Complementares que deixei à vocês na semana passada, e monte sua apostilazinha [na nossa Pasta de Química], sobre Termoquímica.

=]

No mais, por hora é só! Amanhã nos encontramos!

Um mol de abraços a todos!!

Prêmio Top Blog 2010

Atenção!!!
Já estão abertas as votações para o Prêmio Top Blog Edição 2010!
No ano passado concorremos com milhares de blogs e conseguimos ficar classificados entre os 100 primeiros! Uma grande viória, na minha opinião; mas este ano quero chegar mais perto ainda da premiação!! E, para isso, conto com vocês, meus caros leitores, e meus[as] queridos[as] alunos[as]!!
Votem quantas vezes puderem, e toooooooodos os dias!
=]
Logo abaixo segue o selo para votação, que ficará disponível no canto direito do blog, acima do meu perfil, até que se encerrem as votações!



Posso contar com vocês??!?
Posso mesmo?!
^^!
Um mol de beijos a todos!!!

Currículo Mínimo de Química de Goiás / Webquest's de Química


Boa noite pessoas!
Meu Deus! Quanta correria a minha viu!
o.0
Tudo começou na semana passada, ao ser convidada a ministrar uma Capacitação aos Professores de Química daqui de Goiânia, na sexta-feira [16/04/10] sobre o Currículo mínimo de Química do Estado de Goiás que temos [eu, Nília e Nyuara] construído desde 2007, à partir do Programa de Ressignificação do Ensino Médio daqui de Goiás...e os preparativos se iniciaram! Eu, Nília e Rodrigo [o novo integrante do grupo de Química] sentamos lá na COREM toda a semana praticamente, e planejamos como seria tudo. Porém, de qualquer forma, sempre acaba sendo uma correria louca, afinal, temos que conciliar nossos horários de sala de aula, os de estudo e tudo o mais! Mas foi bom! Ao menos eu gostei muito! Só não achei melhor porque nosso público não foi maior...mas entendo que, a grande maioria das escolas estava em Conselho de Classe naquele dia, o que impossibilitou a presença de uma grande maioria. Enfim, de qualquer forma, a presença de todos foi bastante significativa, única e [pra não dizer o mais importante] bastante produtiva!! Era isso que queríamos e precisávamos: a participação ativa dos presentes para criticar e apontar mudanças e soluções! Por isso digo que o encontro em si foi ótimo!
=]
Essa semana, apesar do feriado de ontem, já voltou à correria!
Nas duas Unidades escolares em que trabalho, o Conselho de Classe se realizou no dia 20/04 e, entre meio a isso tudo estou organizando meus Trabalhos que serão enviados ao ENEQ deste ano!
Isso sem contar os capítulos a estudar, de Epistemologia da Ciência, da Professora Agustina!
0.o
Sabe quando uma pessoa está muito cansada e costuma dizer [ao menos aqui em Goiânia!] que está só "a capa do Batman"?! Pois bem, eu diria que estou "um ácaro das tirinhas da etiqueta da capa do Batman"!!
Dá pra imaginar?!
Rsssss!!
Bom, amanhã será um dia atípico pra mim! kkkkkk! Só mais um nessa semana! Terei que ir ao Campus da UFG logo pela manhã, pra verificar sobre os Trabalhos do ENEQ e, irei ao CPMG - Ayrton Senna à noite, para aplicação de um desses Trabalhos que irão, que são WEBQUEST's de Química! Na verdade, o Trabalho é das alunas Greicy Kelly e Aryana, da Licenciatura, e eu entrei contribuindo na elaboração da webquest em si, e na concessão das turmas para aplicação!
Portanto, meus[as] queridos[as] alunos[as] do CPMG - AS e leitores deste blog, estejam preparados para nos receber amanhã, ok?!
Estamos ansiosíssimas!!!
Aproveitando o momento, gostaria de lembrá-los [mais uma vez!] de nossa AULA PRÁTICA neste final de semana [1ºs e 2ºs anos, matutino e noturno], para que se utilizem dos uniformes de Educação Física completos! Nada de sandálias nem chinelos, combinados?! Estaremos trabalhando com ácidos e com bases, portanto, temos que ter alguns cuidados mínimos!! Infelizmente, quem não respeitar as regras, terá que voltar para casa, viu?!
Bom, acho que chega, né?!
Por hora é só!
hehehehehe!!!
Um mol de abraços a todos!!

Tiradentes

Bom dia pessoas!
=]
Procurando algo para ser resgatado historicamente neste dia de hoje, acabei caindo novamente nas palavras do ilustre e tão querido Mestre Chassot, em sua também blogada [como ele o diz] de hoje.
E é parte desta 'blogada' que reproduzo à partir deste momento:
"Esse feriado de hoje, como muitos outros, corre o risco de ter seu significado apagado. A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa portuguesa em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. A conspiração foi desmantelada em 1789, ano da Revolução Francesa. O movimento foi traído por Joaquim Silvério dos Reis, que fez a denúncia para obter perdão de suas dívidas com a Coroa. Se vê que então já existia a atual delação premiada.

Os líderes do movimento foram detidos e enviados para o Rio de Janeiro onde responderam pelo crime de lesa-majestade, materializado em inconfidência (falta de fidelidade ao rei), pelo qual foram condenados. Cláudio Manuel da Costa faleceu na prisão, ainda em Vila Rica (hoje Ouro Preto), onde se acredita que tenha sido assassinado, suspeitando-se, atualmente, que a mando do próprio Governador. Durante o inquérito judicial, todos negaram a sua participação no movimento, menos o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que assumiu a responsabilidade de chefia do movimento.

Tiradentes, o conjurado de mais baixa condição social, foi o único condenado à morte por enforcamento, sendo a sentença executada publicamente a 21 de abril de 1792 no Campo da Lampadosa. Outros inconfidentes haviam sido condenados à morte, mas tiveram suas penas reduzidas para degredo, na segunda sentença.

Após a execução, o corpo foi levado em uma carreta do Exército para a Casa do Trem (hoje parte do Museu Histórico Nacional), onde foi esquartejado. O tronco do corpo foi entregue à Santa Casa de Misericórdia, sendo enterrado como indigente. A cabeça e os quatro pedaços do corpo foram salgados, para não apodrecerem rapidamente, acondicionados em sacos de couro e enviados para as Minas Gerais, sendo pregados em pontos do Caminho Novo onde Tiradentes pregou suas idéias revolucionárias. A cabeça foi exposta em Vila Rica (atual Ouro Preto), no alto de um poste defronte à sede do governo. O castigo era exemplar, a fim de dissuadir qualquer outra tentativa de questionamento do poder da metrópole.

Foi alçado posteriormente, pela República Brasileira, à condição de um dos maiores mártires da independência do Brasil e como um dos percussores da República no país."

Vale a pena acessar seu blog MESTRE CHASSOT, e ler, na íntegra, sua 'blogada' do dia pois, como ele sempre o faz, há uma valorização histórica do feminino. Em suas próprias palavras: "quase não se destacam as figuras heróicas de mulheres envolvidas com a Conjuração Mineira liderada por Tiradentes. Mulheres que assumiram a coragem de apoiar os homens que amavam, comprometidos com a principal conspiração de nossa história: a que pretendeu libertar o Brasil do domínio português."

Vale a pena!!

Desejo um dia de descanso a todos, e deixo uma 'brincadeirinha' encontrada no site do Humor Tadela, chamada: Enforque o Tiradentes, rssss! Quem nunca brincou de forca?! hehehe!!


Bom feriado!
Um mol de abraços!!

Aula Prática - Multi-Uso Desengordurante - 3ºs anos CPMG.AS

Bom dia pessoas!
Neste final de semana que passou, dias 17 e 18 de Abril, realizamos nossa Aula Prática do 2º Bimestre, com os 3ºs anos matutino e noturno do CPMG - Ayrton Senna.
Produzimos Multi-Uso Desengordurante!!
Logo abaixo seguem algumas das fotos da aula:



Lembrando à galerinha dos 1ºs e 2ºs anos, também do CPMG - Ayrton Senna, que a nossa aula será no próximo final de semana, hein!! Dias 24 e 25 de Abril!
E, uma observação pertinente e muuuuuito importante: Por favor, o uniforme de Educação Física é COMPLETO, ok?! Nada de sandalhinhas nem de chinelos!Em primeiro lugar porque foje ao nosso padrão da escola, em segundo lugar, porque estaremos trabalhando com ácido e com base, e não queremos que ninguém se machuque caso haja algum acidente ou falta de atenção ao executar a aula, ok?!
Conto com a colaboração e o bom senso de vocês, hein!!
Um mol de abraços, meus[as] queridos[as]!

Material referente ao 2ºBimestre - CPMG.PMVR e CPMG.AS

Boa noite pessoal!!
Se eu tivesse que descrever essa semana em uma única palavra, eu diria: correria!
Se fossem duas, acrescentaria: loucura!
Sim, essa semana foi recheada de 'loucas correrias', e acabei ficando a dever o material aos meus[as] alunos[as], tanto os do Vasco, quanto os do Senna.
Bom, acabei de converter e hospedar os textos, e os disponibilizarei logo abaixo, ok?!
Atentem-se, para não baixar o material errado! Observem sempre os cabeçalhos, certinho?!
Vamos lá, então:











Bom, por hoje é só, meus[as] queridos[as]!
Estou muitíssimo cansada hoje, passei o dia todo em Capacitação aos Professores da Rede Estadual de Ensino de Química, aqui em Goiânia.
A Capacitação tinha por tema: "Diálogos com o Ensino Médio", na qual discutimos acerca do no Currículo Mínimo de Química para o Ensino Médio.
Foi ótimo!
Mas estou exausta!
Portanto, até mais, pessoas!
=]

Sobre Dúvida de Química Geral - pedido na Sala de Bate Papo

Boa noite pessoal.
Hoje faço uma postagem especial, a uma pessoa que, infelizmente, não sei o nome, mas que em nossa Sala de Bate Papo está denominada por Moopsie Pums, e que está com dúvidas em Química Geral, mais precisamente no conteúdo de Distribuição Eletrônica, através do Diagrama de Linus Pauling.
Bom, Moopsie, não costumo dar as repostas prontas, ok?! Nem aqui, nem no Pesquisas de Química, portanto, disponibilizarei a você alguns links que poderão lhe ajudar a encontrar a resposta de que precisa, ok?!
A pergunta era:
Como Identificar o Período e a Família na distribuição Eletrônica?!
Os três links a seguir te levarão direto às páginas específicas sobre Distribuição Eletrônica e Diagrama de Linus Pauling, ok?!
E, para finalizar um vídeo do youtube, muito interessante e fácil de visualizar e compreender, ok?!


Abraços!!
E espero que a ajuda tenha lhe servido.
Tenham todos uma ótima noite!!

"A dança do Fogo"

Bom dia pessoas!!
=]
Vocês já ouviram falar em uma experiência denominada: "A dança do fogo"?!
Bom, uma vez que aqui, no QUIMILOKOS, tratamos não apenas de Química, mas também de tudo que esteja relacionado à Ciência de uma forma geral, hoje resolvi postar sobre esta experiência de Física, simples, mas fascinante!!
O conteúdo abordado é: "Condução Térmica"!
Divirtam-se!!

Tenham todos um ótimo domingo!!

"Construindo Pontes"

Boa tarde pessoas!
Na semana passada recebi um convite que me deixou mais que feliz, honrada!
A ProfªAloizia, do blog PONTE EDUCACIONAL, criou uma nova área de seu blog, denominada "Construindo Pontes", na qual ela deixará disponível o espaço para o intercâmbio de informações com outros blogueiros, de forma a disponibilizar seu espaço para os mesmos; e eu, tive o privilégio [e como disse há pouco, a honra!] de inaugurar esta área de sua página!!!
Fiquei muito feliz por poder contribuir e, principalmente sobre um assunto que eu amoooooo [meus(as) alunos(as) que o digam! Rssss!], que é o livro e o filme "O Perfume - a história de um assassino" que, por sinal acabamos de trabalhar em aula neste 1ºBimestre!
O link direto para quem quiser prestigiar é:
LinkCONSTRUINDO PONTES-BLOG QUIMILOKOS
Link
Aguardo vocês por lá, hein!!!
Um mol de abraços!!

"Dúvidas Pascoais"

Um bom dia a todos!
Um domingo super ultra mega cabulosamente fresco, depois de uma noite tão chuvosa como a de ontem!
Parecia mais Dilúvio que Véspera de Páscoa!
Rssss!
Bom, gostaria de estar colocando aqui todo o significado de cada uma das datas e suas origens, mas ao contrário disso, estarei disponibilizando o link direto ao blog do Mestre Chassot, para que vocês possam ler, pois ele mesmo já se encarregou, e tão detalhada e sabiamente, que sequer me atrevo e re-escrever!
O link é:
Ainda evocando uma Semana Santa andaluz
E, gostaria de estar deixando a vocês, um texto talvez já conhecido de muitos, porém, além de engraçado, questionador!
Em homenagem a meu filho, que não pára de me 'importunar' há mais de semana com tantos "por ques", deixo-lhes como leitura de hoje o:

DÚVIDAS PASCOAIS

Filho – Papai, o que é Páscoa?

Pai – Ora, Páscoa é... bem... uma festa religiosa.

Filho – Igual o Natal?

Pai – Parecido. Só que no Natal comemora–se o nascimento de Jesus; na Páscoa, se não me engano, comemora–se sua ressurreição.

Filho – Ressurreição?

Pai – É, ressurreição. Marta, vem cá!

Mãe – Sim?

Pai – Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler meu jornal.

Mãe – Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?

Filho – Mais ou menos. Mamãe, Jesus era um coelho?

Mãe – Que é isso filho? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse filho foi batizado! Jorge, esse filho não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele soltar uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!

Filho – Mas Mamãe, o Papai do Céu não é Deus?

Mãe – É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

Filho – O Espírito Santo também é Deus?

Mãe – É sim.

Filho – E Minas Gerais?

Mãe – Sacrilégio!

Filho – É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?

Mãe – Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudo certinho!

Filho – Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?

Mãe – Eu sei lá! É uma tradição. É como o Papai Noel, só que em vez de presentes, ele traz ovinhos.

Filho – Coelho bota ovo?
Mãe – Chega! Deixa-me ir fazer o almoço que eu ganho mais!

Filho – Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?

Pai – Era, era melhor, ou então urubu.

Filho – Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, não é? Que dia que ele morreu?

Pai – Isso eu sei: na sexta-feira santa.

Filho – Que dia e que mês?

Pai – Hum... Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.

Filho – Um dia depois.

Pai – Não, três dias.

Filho – Então morreu na quarta-feira.

Pai – Não, morreu na sexta-feira santa. Hum... ou terá sido na quarta-feira de cinzas ? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois ! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!

Filho – Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?

Pai – É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.

Filho – O Judas traiu Jesus no sábado?

Pai – Claro que não! Ele morreu na sexta, ora!

Filho – Então por que eles não malham o Judas no dia certo?

Pai – É, boa pergunta. Filho, atende ao telefone pro papai. Se for um tal de Rogério, diga que eu saí.

Filho – Alô, quem fala?

Rogério – Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está?

Filho – Não, foi comprar ovo de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.

Filho – Papai, qual era o sobrenome de Jesus?

Pai – Cristo. Jesus Cristo.

Filho – Só?

Pai – Que eu saiba sim, por quê?

Filho – Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?

Pai – Coitada!

Filho – Coitada de quem?

Pai – Da sua professora de catecismo!
.

Para os que quiserem entender um pouco mais:
Simbolos da Páscoa
.
Tenham todos uma doce e abençoada Páscoa!
Que o verdadeiro sentido de ressurreição possa se iniciar nos corações de vocês neste dia de hoje e perdurar por suas vidas!
Feliz Páscoa a todos!!

"Era uma vez..."

Bom dia pessoas!
Hoje, ao acordar e vir verificar meus e-mails e tudo o mais, percebi lá no meu orkut uma mensagem deixada pela minha querida amiga [ex-aluna] Taynara Rodrigues e, como sempre, tudo aquilo que gosto, sinto a necessidade em estar repassando a vocês.
Espero que se divirtam tanto quanto eu [ou mais!]! hehehe!
p.s.: o pior de tudo é que me lembrei de minha irmã, que é Engenheira! hiihihihihihi!
Bom, lá vai a história!
=]
"O filho quer dormir e pede ao pai (engenheiro) para contar uma história e ele conta a dos três Porquinhos. Meu Filho, era uma vez três porquinhos ( P1, P2 e P3) e um Lobo Mau, por definição, LM, que vivia os atormentando.
P1
era sabido e fazia Engenharia Elétrica e já era formado em Engenharia Civil.
P2
era arquiteto e vivia em fúteis devaneios estéticos absolutamente desprovidos de cálculos rigorosos.
P3
fazia Comunicação e Expressão Visual na ECA.
LM, na Escala Oficial da ABNT, para medição da Maldade (EOMM) era Mau nível 8,75 (arredondando a partir da 3ª casa decimal para cima). LM também era um mega investidor imobiliário sem escrúpulos e cobiçava a propriedade que pertencia aos Pn (onde "n" é um número natural e varia entre 1 e 3), visto que o terreno era de boa conformidade geológica e configuração topográfica, localizado próximo a Granja Viana.
Mas nesse promissor perímetro P1 construiu uma casa de tijolos, sensata e logicamente planejada, toda protegida e com mecanismos automáticos. Já P2 montou uma casa de blocos articulados feitos de mogno que mais parecia um castelo lego tresloucado. Enquanto P3 planejou no Autocad e montou ele mesmo, com barbantes e isopor como fundamentos, uma cabana de palha com teto solar, e achava aquilo "o máximo".

Um dia, LM foi ate a propriedade dos suínos e disse, encontrando P3:- "Uahahhahaha, corra, P3, porque vou gritar, e vou gritar e chamar o Conselho de Engenharia Civil para denunciar sua casa de palha projetada por um formando em Comunicação e Expressão Visual! "
Ao que P3 correu para sua amada cabana, mas quando chegou lá os fiscais do Conselho já haviam posto tudo abaixo. Então P3 correu para a casa de P2. Mas quando chegou lá, encontrou LM à porta, batendo com força e gritando:- "Abra essa porta, P2, ou vou gritar, gritar e gritar e chamar o Greenpeace, para denunciar que você usou madeira nobre de áreas não-reflorestadas e areia de praia para misturar no cimento."
Antes que P2 alcançasse a porta, esta foi posta a baixo por uma multidão ensandecida de ecos-chatos que invadiram o ambiente, vandalizaram tudo e ocuparam os destroços, pixando e entoando palavras de ordem. Ao que segue P3 e P2 correm para a casa de P1.
Quando chegaram na casa de P1, este os recebe, e os dois caem ofegantes na sala de entrada.

P1: O que houve?
P2: LM, lobo mau por definição, nível 8.75, destruiu nossas casas e desapropriou os terrenos.

P3: Não temos para onde ir. E agora, que eu farei? Sou apenas um formando em Comunicação e Expressão Visual!

Tum-tum-tum-tum-tuuummm!!!!
(isto é somente uma simulação de batidas à porta, meu filho! o som correto não é esse.)
LM: P1, abra essa porta e assine este contrato de transferência de posse de imóvel, ou eu vou gritar e gritar e chamar os fiscais do Conselho de Engenharia em cima de você!!!, e se for preciso até aquele tal de Confea.
Como P1 não abria (apesar da insistência covarde do porco arquiteto e do...do... comunicador e expressivo visual) LM chamou os fiscais, e estes fizeram testes de robustez do projeto, inspeções sanitárias, projeções geomorfológicas, exames de agentes físico-estressores, cálculos com muitas integrais, matrizes, e geometria analítica avançada, e nada acharam de errado. Então LM gritou e gritou pela segunda vez, e veio o Greenpeace, mas todo o projeto e implementação da casa de P1 era
ecologicamente correta.
Cansado e esbaforido, o vilão lupino resolveu agir de forma irracional (porém super-comum nos contos de fada): ele pessoalmente escalou a casa de P1 pela parede, subiu ate a chaminé e resolveu entrar por esta, para invadir.
Mas quando ele pulou para dentro da chaminé, um dispositivo mecatrônico instalado por P1 captou sua presença por um sensor térmico e ativou uma catapulta que impulsionou com uma força de 33.300 N (Newtons) LM para cima.
Este subiu aos céus, numa trajetória parabólica estreita, alcançando o ápice, onde sua velocidade chegou a zero, a 200 metros do chão.

Agora, meu filho, antes que você pegue num repousar gostoso e o Papai te cubra com este edredom macio e quente, admitindo que a gravidade vale 9,8 m/s² e que um lobo adulto médio pese 60 kg, calcule:
a) o deslocamento no eixo "x", tomando como referencial a chaminé.

b) a velocidade de queda de LM quando este tocou o chão e
c) o susto que o Lobo Mau tomou, num gráfico lógico que varia do 0 (repouso) ao 9 (ataque histérico)."

Tenham todos uma abençoada Sexta-Feira da Paixão.
Loading...