Olá olá olá pessoas queridas!
Hoje, de forma rápida, estou disponibilizando os dois questionários para os meus alunos dos 3ºs anos [matutino e noturno] do CPMG - AS.
Atentem-se e organizem-se, combinados?!
QUESTIONÁRIO REFERENTE AO FILME WALL.E
1) É perceptível, desde o início do filme, a quantidade
assustadora de lixo produzido por nós, seres humanos, na Terra. Qual a forma
encontrada pela empresa BNL, para fazer uma ‘limpeza’ no planeta? E qual você
propõe para substituí-la?
2) Alguns anúncios de jornal aparecem logo no início do filme, deixando sugestões acerca da não existência de seres humanos: “Lixo demais! Terra Coberta.” “Wall-E – Trabalhado para desentulhar você.”. Também é notável as sugestões sobre o nível ao qual chegou o Aquecimento Global no planeta, culminando na retirada dos seres humanos da Terra. No livro que você está lendo [George e o Segredo do Universo], você também encontra reflexões sobre tal situação. Faça uma comparação entre as que são demonstradas no filme e as propostas no livro.
3) Aproveitando a citação e o próprio nome do filme, o que significa WALL-E ? [a sigla em inglês e sua tradução].
4) Dentre todas as formas de vida do planeta, a única restante foi uma pequena e, aparentemente frágil, barata. Sabe-se que, apesar de aparentemente insignificantes, esses seres são os mais resistentes, em diversas situações, incluindo no que se refere à radioatividade. Pesquise sobre as características desse tipo de inseto que os torna tão resistentes. Procure também encontrar se existe algum outro tipo de ser vivo que possa suportar tantas intempéries.
2) Alguns anúncios de jornal aparecem logo no início do filme, deixando sugestões acerca da não existência de seres humanos: “Lixo demais! Terra Coberta.” “Wall-E – Trabalhado para desentulhar você.”. Também é notável as sugestões sobre o nível ao qual chegou o Aquecimento Global no planeta, culminando na retirada dos seres humanos da Terra. No livro que você está lendo [George e o Segredo do Universo], você também encontra reflexões sobre tal situação. Faça uma comparação entre as que são demonstradas no filme e as propostas no livro.
3) Aproveitando a citação e o próprio nome do filme, o que significa WALL-E ? [a sigla em inglês e sua tradução].
4) Dentre todas as formas de vida do planeta, a única restante foi uma pequena e, aparentemente frágil, barata. Sabe-se que, apesar de aparentemente insignificantes, esses seres são os mais resistentes, em diversas situações, incluindo no que se refere à radioatividade. Pesquise sobre as características desse tipo de inseto que os torna tão resistentes. Procure também encontrar se existe algum outro tipo de ser vivo que possa suportar tantas intempéries.
5) “Na
BNL o Espaço não é a fronteira final!” Várias vezes se ouve no decorrer do
filme esse ‘chavão’. O que a empresa quer dizer com isso?
6) Algumas vezes acontece um tipo de tempestade na superfície do planeta Terra. Associando à quantidade de poluição existente, que tipo de tempestade vem a ser?
7) Quando chega à Terra a sonda E.V.A., é notável sua diferença de tecnologia comparada ao Wall-E. Descreva pelo menos 3 diferenças marcantes.
8) Aproveitando a citação da referida sonda, o que significa E.V.A.?
9) O robô Wall-E é movido à energia solar. Cite outras situações e/ou objetos que possam ser movido por tal tipo de energia.
10) Em todo momento é atribuída certa inteligência e sentimentos aos robôs do filme. Existiria, hoje, alguma forma de inteligência possível? O que garantiria isso? Qual o tipo de tecnologia seria envolvida?
11) Outro fato bastante notável no decorrer do filme é a coloração do céu no planeta Terra. O que leva a atingira esse tipo de cor? Quais os elementos e/ou substâncias químicas presentes?
12) Existem dois erros conceituais bem nítidos no filme. Cite-os e indique qual seria a forma correta.
13) Quando Wall-E está no espaço, ele visualiza várias imagens e situações semelhantes às vividas por George no livro de Lucy Hawking. Cite pelo menos 5 dessas situações e/ou imagens e descreva a constituição química de cada um[a].
14) Sabemos que o Universo como visto no filme veio evoluindo com o passar dos anos até ser como tal nos dias atuais. Pesquise e cite pelo menos 3 Teorias que envolvam a Origem do Universo e, conseqüentemente da vida em nosso planeta Terra. Demonstre onde você encontra situação que descreva pelo menos uma dessas teorias no livro de Lucy Hawking.
15) É interessante observar toda a preocupação em descontaminação e limpeza quando alguém [ou algum robô] retorna do Espaço. Por que esse tipo de atitude? Isso também é feito em astronautas quando retornam a Terra depois de alguma expedição?
16) Os seres humanos foram retirados do planeta Terra, pela empresa BNL, e foram levados para um “Cruzeiro Espacial”, de 5 anos, enquanto a referida empresa se responsabilizaria pela despoluição do planeta e, conseqüentemente, pela sua re – colonização. Sobre o Cruzeiro Espacial, responda:
a) Descreva o ambiente a bordo da nave.
b) Descreva a situação dos seres humanos e o que os levou a se tornarem de tal forma.
c) Quanto tempo já estava durando o Cruzeiro?
d) Qual o tipo de alimentação dos seres humanos?
e) Havia plantas?
f) Como respiravam? Qual o tipo de ‘ar’?
17) Em vários momentos, no decorrer do filme, existe a aparição de um EXTINTOR DE INCÊNDIO, seja para ajudar Wall-E a abrir alguma coisa na Terra, ou para ajudá-lo a se movimentar no Espaço. Sobre extintores de incêndio, responda:
a) Quais os tipos de extintores que existem?
b) Qual a composição química de cada tipo encontrado no item anterior?
c) Quando Wall-E o utiliza para se movimentar no Espaço, que tipo de extintor está utilizando?
d) Ainda sobre sua utilização para locomoção, quais as Leis de Newton que estão envolvidas?
18) Quando o atual Capitão da Nave recebe as informações arquivadas há, no mínimo 700 anos, pelo computador, sobre a situação da Terra, o presidente diz o seguinte: “Níveis elevados de produtos tóxicos tornaram a Terra inabitável.” “Ao invés de solucionar o problema da Terra, é mais fácil permanecer no Espaço.” Demonstre, através de reportagens, situações que possam acarretar num futuro como este para a nossa humanidade. Em seguida, proponha soluções para tais situações.
19) É certo que existem muitas pesquisas acerca da Origem do Universo, da Origem da Vida não apenas em nosso Planeta. Após a leitura do livro “George e o Segredo do Universo”, das observações referentes ao filme Wall-E, e das Teorias propostas em sala de aula [Big Bang e Criacionismo] e as demais que você tenha pesquisado no decorrer da resolução deste questionário, é claro que você conseguiu chegar às suas próprias conclusões. Portanto, responda:
a) O que, realmente, os cientistas estão à procura no Universo?
b) Em nosso planeta, o que é essencial à vida?
20) Ao retornarem para a Terra, os integrantes da Nave pertencente ao Cruzeiro Espacial, são sujeitados a um “hiper-salto”. O que vem a ser?
21) Diferencie velocidade da luz de velocidade do som. Qual o valor de cada uma? Existem naves ou equipamentos reais que possam atingi-las? Exemplifique.
22) Ao final do filme, pode-se observar a presença de, não apenas uma planta, mas várias, em outros pontos do planeta [da região exposta no filme]. Pode-se concluir, então, que a Terra já havia atingido novamente, um estado de vida sustentável? Cite outras características observadas para que tal afirmação seja válida.
23) É notável também que, tais plantas se proliferaram em maior quantidade, onde havia maior presença de lixo.
a) Qual o tipo de lixo que propicia esse tipo de situação? Qual seu constituinte principal?
b) Todo o lixo gerado enquanto a Nave ainda se encontrava no Espaço era estocado de que forma? Esse tipo de lixo também pode gerar poluição? De que tipo?
24) Após o filme, quando são passados os créditos, que tipo de comparação você poderia fazer com a Origem do todo, ao observar a forma como é re-criada a história?
6) Algumas vezes acontece um tipo de tempestade na superfície do planeta Terra. Associando à quantidade de poluição existente, que tipo de tempestade vem a ser?
7) Quando chega à Terra a sonda E.V.A., é notável sua diferença de tecnologia comparada ao Wall-E. Descreva pelo menos 3 diferenças marcantes.
8) Aproveitando a citação da referida sonda, o que significa E.V.A.?
9) O robô Wall-E é movido à energia solar. Cite outras situações e/ou objetos que possam ser movido por tal tipo de energia.
10) Em todo momento é atribuída certa inteligência e sentimentos aos robôs do filme. Existiria, hoje, alguma forma de inteligência possível? O que garantiria isso? Qual o tipo de tecnologia seria envolvida?
11) Outro fato bastante notável no decorrer do filme é a coloração do céu no planeta Terra. O que leva a atingira esse tipo de cor? Quais os elementos e/ou substâncias químicas presentes?
12) Existem dois erros conceituais bem nítidos no filme. Cite-os e indique qual seria a forma correta.
13) Quando Wall-E está no espaço, ele visualiza várias imagens e situações semelhantes às vividas por George no livro de Lucy Hawking. Cite pelo menos 5 dessas situações e/ou imagens e descreva a constituição química de cada um[a].
14) Sabemos que o Universo como visto no filme veio evoluindo com o passar dos anos até ser como tal nos dias atuais. Pesquise e cite pelo menos 3 Teorias que envolvam a Origem do Universo e, conseqüentemente da vida em nosso planeta Terra. Demonstre onde você encontra situação que descreva pelo menos uma dessas teorias no livro de Lucy Hawking.
15) É interessante observar toda a preocupação em descontaminação e limpeza quando alguém [ou algum robô] retorna do Espaço. Por que esse tipo de atitude? Isso também é feito em astronautas quando retornam a Terra depois de alguma expedição?
16) Os seres humanos foram retirados do planeta Terra, pela empresa BNL, e foram levados para um “Cruzeiro Espacial”, de 5 anos, enquanto a referida empresa se responsabilizaria pela despoluição do planeta e, conseqüentemente, pela sua re – colonização. Sobre o Cruzeiro Espacial, responda:
a) Descreva o ambiente a bordo da nave.
b) Descreva a situação dos seres humanos e o que os levou a se tornarem de tal forma.
c) Quanto tempo já estava durando o Cruzeiro?
d) Qual o tipo de alimentação dos seres humanos?
e) Havia plantas?
f) Como respiravam? Qual o tipo de ‘ar’?
17) Em vários momentos, no decorrer do filme, existe a aparição de um EXTINTOR DE INCÊNDIO, seja para ajudar Wall-E a abrir alguma coisa na Terra, ou para ajudá-lo a se movimentar no Espaço. Sobre extintores de incêndio, responda:
a) Quais os tipos de extintores que existem?
b) Qual a composição química de cada tipo encontrado no item anterior?
c) Quando Wall-E o utiliza para se movimentar no Espaço, que tipo de extintor está utilizando?
d) Ainda sobre sua utilização para locomoção, quais as Leis de Newton que estão envolvidas?
18) Quando o atual Capitão da Nave recebe as informações arquivadas há, no mínimo 700 anos, pelo computador, sobre a situação da Terra, o presidente diz o seguinte: “Níveis elevados de produtos tóxicos tornaram a Terra inabitável.” “Ao invés de solucionar o problema da Terra, é mais fácil permanecer no Espaço.” Demonstre, através de reportagens, situações que possam acarretar num futuro como este para a nossa humanidade. Em seguida, proponha soluções para tais situações.
19) É certo que existem muitas pesquisas acerca da Origem do Universo, da Origem da Vida não apenas em nosso Planeta. Após a leitura do livro “George e o Segredo do Universo”, das observações referentes ao filme Wall-E, e das Teorias propostas em sala de aula [Big Bang e Criacionismo] e as demais que você tenha pesquisado no decorrer da resolução deste questionário, é claro que você conseguiu chegar às suas próprias conclusões. Portanto, responda:
a) O que, realmente, os cientistas estão à procura no Universo?
b) Em nosso planeta, o que é essencial à vida?
20) Ao retornarem para a Terra, os integrantes da Nave pertencente ao Cruzeiro Espacial, são sujeitados a um “hiper-salto”. O que vem a ser?
21) Diferencie velocidade da luz de velocidade do som. Qual o valor de cada uma? Existem naves ou equipamentos reais que possam atingi-las? Exemplifique.
22) Ao final do filme, pode-se observar a presença de, não apenas uma planta, mas várias, em outros pontos do planeta [da região exposta no filme]. Pode-se concluir, então, que a Terra já havia atingido novamente, um estado de vida sustentável? Cite outras características observadas para que tal afirmação seja válida.
23) É notável também que, tais plantas se proliferaram em maior quantidade, onde havia maior presença de lixo.
a) Qual o tipo de lixo que propicia esse tipo de situação? Qual seu constituinte principal?
b) Todo o lixo gerado enquanto a Nave ainda se encontrava no Espaço era estocado de que forma? Esse tipo de lixo também pode gerar poluição? De que tipo?
24) Após o filme, quando são passados os créditos, que tipo de comparação você poderia fazer com a Origem do todo, ao observar a forma como é re-criada a história?
QUESTIONÁRIO REFERENTE AO LIVRO GEORGE E O SEGREDO DO UNIVERSO
1 – Os pais de George, nosso protagonista da história, acreditam
que ‘a tecnologia está dominando o mundo (...) Acham que por causa da ciência e
de suas descobertas as pessoas estão poluindo o planeta com invenções
modernas.’ [p.28]. Por isso preferem ‘viver uma vida natural, livre de toxinas,
aditivos, radiações’ [p.10]. Avalie até que ponto esse tipo de atitude é
positiva ou radicalista. O fato de se alimentar apenas de comida plantada em
casa livrará as pessoas de toxinas? Não existe química em produtos não
comerciais?
2 – No primeiro encontro entre George e Eric, este mostra a George uma
situação interessante utilizando uma régua de plástico, cabelo e água. Descreva
a experiência acontecida e explique-a com bases Químicas. Por que a régua
eletrizada desvia o filete de água?
3 – “Ciência é uma palavra vaga. Significa explicar o mundo que
nos rodeia utilizando os nossos sentidos, a nossa inteligência e a nossa
capacidade de observação.” [p.32]. De posse dessa definição sobre Ciência
fornecida no livro, dos teus conhecimentos acerca do assunto, e de novas
pesquisas feitas por você, dê uma definição mais completa de Ciência.
4 – Muito do que se conhece atualmente sobre o Universo devemos a
descobertas feitas por Galileu Galilei. Com o uso de um telescópio ele percebeu
que a Terra era redonda, e não quadrada. No entanto, o telescópio de Galileu
não é tão potente quanto outros da atualidade. Faça uma comparação, em nível de
potência, entre os telescópios da antiguidade e os utilizados atualmente. Que
tipos de informação nos são fornecidas hoje através de um telescópio?
5 – Nas páginas 39 e 40, você encontra informações acerca da Lua
que orbita nosso planeta Terra e sobre as estrelas. A respeito deste assunto
responda:
a) O que é lua?
b) O que é um satélite?
c) Qual a distância média da Terra à Lua?
d) Qual o diâmetro da Lua?
e) Qual a superfície, o volume, a massa e a gravidade equatorial da Lua?
f) Qual o efeito mais visível da Lua sobre a Terra?
g) Quanto tempo a Lua demora para completar um giro ao redor da Terra?
h) Qual o tempo de velocidade da luz no espaço?
i) Quanto tempo a luz leva para viajar da Terra à Lua? E do sol até a Terra?
j) Como se mede distâncias no espaço?
k) No céu, as estrelas ficam muitíssimo longe. Depois do sol, qual a estrela mais próxima da Terra?
a) O que é lua?
b) O que é um satélite?
c) Qual a distância média da Terra à Lua?
d) Qual o diâmetro da Lua?
e) Qual a superfície, o volume, a massa e a gravidade equatorial da Lua?
f) Qual o efeito mais visível da Lua sobre a Terra?
g) Quanto tempo a Lua demora para completar um giro ao redor da Terra?
h) Qual o tempo de velocidade da luz no espaço?
i) Quanto tempo a luz leva para viajar da Terra à Lua? E do sol até a Terra?
j) Como se mede distâncias no espaço?
k) No céu, as estrelas ficam muitíssimo longe. Depois do sol, qual a estrela mais próxima da Terra?
6 – No Capítulo Quatro, você encontrará o chamado “Juramento do
Cientista”. Transcreva o juramento proposto no livro e, em seguida, pesquise um
[ou ‘o’] Juramento Real.
7 – No Capítulo Cinco, você encontrará informações acerca do nascimento
de uma estrela. Como se dá esse processo?
8 – “Partículas elementares” [p.53]
a) O que são?
b) Dê exemplos.
c) O átomo pode ser considerado uma partícula elementar? Por quê?
d) E prótons e nêutrons, são considerados partículas elementares?
a) O que são?
b) Dê exemplos.
c) O átomo pode ser considerado uma partícula elementar? Por quê?
d) E prótons e nêutrons, são considerados partículas elementares?
9 – Das páginas 54 a 56 os autores trazem uma fácil definição sobre
“Reação de Fusão Nuclear”, envolvida no processo de origem de uma estrela.
Transcreva-a e, em seguida, aprofunde sobre o assunto.
10 – Do quadro sobre “Matéria” [pp.56 e 57] , responda:
a) O que é Matéria?
b) Qual o átomo mais simples?
c) Qual o maior átomo natural?
d) Dos átomos constituintes do Universo, de acordo com os cientistas, qual a porcentagem existente? De que forma estão distribuídos?
e) O que é Molécula?
f) Quais moléculas estão presentes antes do nascimento de uma estrela?
a) O que é Matéria?
b) Qual o átomo mais simples?
c) Qual o maior átomo natural?
d) Dos átomos constituintes do Universo, de acordo com os cientistas, qual a porcentagem existente? De que forma estão distribuídos?
e) O que é Molécula?
f) Quais moléculas estão presentes antes do nascimento de uma estrela?
11 – Faça uma relação entre a cor, o tamanho e a idade das estrelas.
12 – Fazendo uma comparação de temperaturas, determine:
a) Qual a temperatura média na superfície da Terra?
b) Quais as menores e maiores temperaturas registradas na Terra, em que região, e quando?
c) Quais as temperaturas na superfície da Lua?
d) Qual a temperatura média na superfície e no núcleo do Sol?
e) Qual a temperatura média no espaço?
a) Qual a temperatura média na superfície da Terra?
b) Quais as menores e maiores temperaturas registradas na Terra, em que região, e quando?
c) Quais as temperaturas na superfície da Lua?
d) Qual a temperatura média na superfície e no núcleo do Sol?
e) Qual a temperatura média no espaço?
13 – Até agosto de 2006 dizia-se que nove planetas giravam em torno do
Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Esses nove corpos celestes ainda existem, é claro, e são exatamente os mesmos
de antes, porém em agosto de 2006 a União Astronômica Internacional decidiu não
mais chamar plutão de planeta. Agora ele é chamado de ‘planeta anão’. Isso
aconteceu graças a uma mudança na definição de planeta. [p.93]. Atualmente,
quais são as regras a serem cumpridas para que qualquer objeto do espaço seja
chamado de planeta?
14 – E quanto aos planetas que giram em torno de outras estrelas
que não o Sol, quais exigências foram acrescentadas pela União Astronômica
Internacional?
15 – O que são exoplanetas?
16 – Sobre os Cometas, responda:
a) O que são?
b) De que são constituídos?
c) Qual sua composição química?
d) O que acontece quando pedras da cauda de um cometa caem na Terra?
e) Cite exemplos de planetas que passaram pela Terra e que, podem [ou não] retornar a ela.
f) Qual a importância de se estudar os cometas? [como por exemplo o projeto do satélite “Deep Impact” de 2005].
a) O que são?
b) De que são constituídos?
c) Qual sua composição química?
d) O que acontece quando pedras da cauda de um cometa caem na Terra?
e) Cite exemplos de planetas que passaram pela Terra e que, podem [ou não] retornar a ela.
f) Qual a importância de se estudar os cometas? [como por exemplo o projeto do satélite “Deep Impact” de 2005].
17 – Diferencie ‘peso’ de ‘massa’.
18 – De acordo com Einstein, que relação existe entre energia e massa? E
que relação há de ambos com a gravidade?
19 – Sobre o “Sistema Solar”, responda:
a) O que é?
b) De acordo com as definições atuais, quantos e quais os planetas que o constituem?
c) Qual o planeta mais distante e o mais próximo do Sol?
d) Quantos planetas anões fazem parte do mesmo? Quais são eles?
e) Quantas luas são conhecidas nele, e a quais planetas elas orbitam?
a) O que é?
b) De acordo com as definições atuais, quantos e quais os planetas que o constituem?
c) Qual o planeta mais distante e o mais próximo do Sol?
d) Quantos planetas anões fazem parte do mesmo? Quais são eles?
e) Quantas luas são conhecidas nele, e a quais planetas elas orbitam?
20 – Sobre os planetas Saturno e Júpiter, diga qual a constituição
química de suas estruturas, e o que consta em suas atmosferas?
21 – O que é uma ‘nebulosa planetária’? Dê exemplos e imagens.
22 – O que são asteróides?
23 – O pai de George costumava participar, aos sábados, de marchas em
protesto contra o Aquecimento Global, eram os chamados “soldados da ecologia”
[no capítulo Dezesseis é extremamente visível sua atuação]. Cite grupos da
atualidade que fazem um trabalho semelhante, ou outros tipos de projetos acerca
da tentativa de conter o Aquecimento Global. Mostre como esse tipo de atitude
colabora, na prática para uma conscientização da sociedade.
24 – Muito da história do livro se embasa na tentativa de
encontrar um outro planeta, com características semelhantes à Terra, para ser
povoado caso o Aquecimento Global não seja contido a tempo. Na realidade isso é
possível?
25 – Na página 165 encontra-se um desenho de uma experiência
realizada pelo Dr.Reeper. Descreva-a.
26 – Descreva a atmosfera primitiva da Terra, e faça uma
comparação com os constituintes químicos da nossa atmosfera atual.
27 – “Em 1953, dois físicos, de nome Stanley Miller e Harold Urey,
estudavam a origem da vida na Terra. Acreditavam que a vida teria surgido de
fenômenos totalmente naturais da atmosfera primitiva da Terra.”[p.168].
Descreva o experimento realizado por eles, por volta da década de 1950. Que
tipo de composto produziram?
28 – Eric se reunia com um grupo de cientistas, assim como ele,
numa espécie de Conferência. Em um dos momentos expostos no livro, estes
cientistas estavam estudando sobre Marte. Fale sobre a possibilidade de vida
semelhante à nossa, em Marte [de acordo com as propostas do livro].
29 – Por que a superfície de Marte é vermelha?
30 – No capítulo Vinte e Seis, George encontra um “Livro sobre Buracos
Negros”, escrito por Eric. Dos tópicos deste ‘livro’ encontre as respostas
para:
a) O que é Buraco Negro?
b) Como se forma um Buraco Negro?
c) Como se vê um Buraco Negro?
d) Como se entra em um Buraco Negro?
e) Como se sai de um Buraco Negro?
a) O que é Buraco Negro?
b) Como se forma um Buraco Negro?
c) Como se vê um Buraco Negro?
d) Como se entra em um Buraco Negro?
e) Como se sai de um Buraco Negro?
31 – Dos quadros das páginas 240 e 241, encontre:
a) O que são estrelas de nêutrons?
b) O que é uma Supernova?
c) O que é uma Gigante Vermelha?
d) O que é uma Anã Branca?
a) O que são estrelas de nêutrons?
b) O que é uma Supernova?
c) O que é uma Gigante Vermelha?
d) O que é uma Anã Branca?
"O começo é a parte mais difícil do trabalho."
Platão
BOM TRABALHO!!
OBS.: Responder esta lista em seu CADERNO DE ATIVIDADES
BOM TRABALHO!!
OBS.: Responder esta lista em seu CADERNO DE ATIVIDADES
UM MOL DE ABRAÇOS A TODOS!!!
3 comentários:
Olá Taiza, boa tarde!
Talvez eu esteja aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para conhecer o Projeto EDUCADORES MULTIPLICADORES. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.
DIVULGUE SEU BLOGUE e fique em evidência!
Faça parte da maior comunidade de blogs do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam seu blog e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
IRIVAN
muito bom o post!
Preciso falar com você abobora.kkkk��
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!