Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]


Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Projeto Química e Alimentos - 9ºs anos

Uma ótima tarde a todos!
Hoje estou postando para meus alunos do Educandário Goiás e do Externato São José, acerca dos objetivos do Trabalho que estamos desenvolvendo em sala de aula e em casa, em parceria com os pais, sobre Reações Químicas e Alimentos.
Este é um Projeto que desenvolvo há, pelo menos, 7 anos, porém é a primeira vez que ele sofreu adaptações para ser inserido ao contexto do Ensino Fundamental. Mas percebo, aos poucos, sua eficácia em sala de aula! 
Estamos chegando a etapa final do Projeto e, espero que, a visão de muitos de vocês (alunos) tenha sido, ou esteja sendo, mudada! 
Muitas das vezes não sabemos o que comemos, e outras vezes parece não fazermos questão de saber, e acabamos não percebendo as ricas experiências que poderíamos vivenciar.
Logo abaixo estão os principais objetivos traçados para o desenrolar deste Projeto, e que deverá constar no Caderno de Pesquisas e Análises de cada grupo, ok?!
Se quiserem acrescentar algo que, porventura tenham observado no decorrer das análises e que não conste aqui, fiquem à vontade em estarem acrescentando, combinados?!

Objetivos:
O presente Projeto tem como objetivo aproximar o aluno da percepção das práticas químicas que ocorrem em seu dia-a-dia, trazendo como ‘pano de fundo’ as reações químicas que ocorrem  em sua cozinha, através da análise de alguns alimentos pré-determinados. Também tem por objetivo,  uma análise das embalagens de cada alimento, uma vez que foram distribuídos entre naturais e industrializados, bem como, despertar nos mesmos uma noção de Marketing e Economia, como também Gastronomia Molecular; uma vez que, além das análises a serem executadas em casa, os alunos também deverão criar um ‘prato’ com o alimento que os foi destinado, produzindo por fim, um cardápio a ser servido em data marcada. Tudo isso numa tentativa de despertar em nosso alunado uma visão diferenciada do mundo em que vive, em prol de sensibilizá-los a uma vida mais produtiva em sala de aula e pelos corredores da escola e de suas casas.

Bom, não se esquecendo que as datas já estão marcadas para o Festival de Gastronomia de cada uma das escolas, sendo:
08/09/2014 - Educandário Goiás 
17/09/2014 - Externato São José
No dia de cada Festival, ao serem avaliados por mim e demais professores presentes, também será recolhido o Caderno de Pesquisas e Análises de cada grupo.
Aguardando ansiosa pelos resultados!
Um mol de abraços a todos!!!

0 comentários:

Loading...