Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Sobre Álcool Gel Caseiro



Olá amigos(as)!

Em face da atual circunstância em que estamos vivendo, e da decorrente falta de álcool gel no mercado (e aqui em Goiânia, até de sua matéria prima, pois já fui atrás para produzir e não tem nem previsão de chegada..) muita gente tem me questionado sobre a eficiência das fórmulas de álcool gel caseiros que têm surgido pelas redes sociais afora.
Encontrei essa publicação do @nuncavi1cientista e achei bastante didática, por isso optei por compartilhá-la! Afinal de contas, de notícias falsas e desespero, já estou farta!
Qualquer dúvida, podem deixar nos comentários ou via direct, estarei à disposição.
.
.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES:
1 - Ao contrário do pessoal do grupo @nuncavi1cientista eu testei as fórmulas..especialmente a com gel de cabelo (pq a de gelatina já está fadada ao erro desde sua formulação, então nem perdi meu tempo)..troquei o teor do álcool..até álcool de posto eu testei e, sinceramente: ÁGUA E SABÃO SÃO GARANTIA DE MELHOR EFICIÊNCIA E MENOS RISCO!
2 - Se a porcentagem do álcool enqto produto final não for os 70%, não há funcionalidade no resultado de sua ação contra microorganismos! A presença de 30% de água, propicia a desnaturação de proteínas e estruturas lipídicas da membrana celular e a consequente destruição do microorganismo!
Não se iluda achando que se aumentar a porcentagem a eficiência será maior, muito pelo contrário, terá menos água, o que fará com que ele evapore mais rápido, diminuindo o tempo de contato com os microorganismos, sendo portanto menos eficaz, ou mesmo ineficaz!
- A utilização do álcool na forma de gel ou de espuma, é para evitar o ressecamento da pele portanto, álcool 70% sem estar gelificado também terá efeito sobre os microorganismos, no entanto, só em situações REALMENTE necessárias!! O ideal mesmo é água e sabão como parceiros!!
.
.
Perdão pela postagem gigante...
Mas já estava começando a ficar "entalada" com isso!
.
.
Se cuidem!
E...por favor...fiquem em casa!
.
.


.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!