Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

CONCURSO QUIMILOKOS - 3 anos !!!

Bom dia a todos!
Muitos já passaram por aqui, ou mesmo fora da internet, e me perguntaram o porquê do nome QUIMILOKOS ao nosso blog. Bom, não é uma história muito longa, nem complicada ou antiga demais, rssss!! Tive alguns alunos há um tempinho atrás [na época eles cursavam 1º ano do Ensino Médio, hoje devem estar terminando a Faculdade já! hehehe!!] ditos "impossíveis". E, bem ou mal, sempre tive uma espécie de ímã a esse tipo de aluno. Foi um grupinho de cerca de 5 alunos, que dedicaram toda a sua "impossibilidade" de aprendizagem a uma Mostra Interdisciplinar, na qual nenhum professor se atrevia a orientá-los. Então eu encarei o desafio!
E foi gratificante, surpreendente e fascinante poder trabalhar com eles!! E foram os mesmos que se auto-denominaram QUIMILOKOS e, em homenagem a eles e ao desempenho e rendimento que demonstraram, que optei por colocar o nome no blog. Mesmo porque, como diz o slogan junto ao nome: "De Químico e Louco todo mundo tem um pouco"!! E foram as "loucuras" [digamos assim] que nos aproximaram e, costumo dizer que, quanto mais próximos, maior o nível de aprendizagem! Oxalá pudesse ter essa proximidade com cada aluno[a] meu[a]!!
Nestes meses de Agosto e Setembro, o QUIMILOKOS está comemorando 3 anos de vida!! É uma vitória muito grande e muito importante pra mim, junto aos meus[as] alunos[as]. E, é neste clima de comemorações que, lanço um CONCURSO QUIMILOKO!
Quem estiver interessado em participar, basta completar a seguinte frase:
"SER QUIMILOKO É ..."
E enviar para o seguinte e-mail:
Não importa se você é aluno[a] meu ou não, pode participar!!!
No entanto só serão válidas as frases enviadas por e-mail, para ficar mais fácil a localização do vencedor, ok?!
A melhor frase receberá um livro da professora Cristiana Passinato [parceira e amiga neste ramo da Química e do Fazer Educação], chamado EBULIÇÕES.
Fica "dada a largada" para o início do Concurso à partir de hoje, e enceram-se o recebimento das frases no dia 15 de setembro!!
Não percam tempo!!!!
Comecem a escrever agoraaaaa!
Estou no aguardo!
Um forte abraço a todos!!

"Jogos, RPG e Educação"

Esse é basicamente o tema do Mini Curso que estou participando nesta Semana da Química Integrada, conduzido pelo Professor Mestre Eduardo L. dias Cavalcante, da UEG.
Meus[as] alunos[as] bem sabem que não sou [nem quero ser, muito menos gosto de ser!] uma professora dita "normal". Estou sempre em busca de "coisas" novas e diferentes para interagirmos. Novas formas de aprendizagem, novas formas que melhor propiciem [à luz de Piaget] a assimilação e acomodação do conteúdo ministrado. E, esse mini curso veio definitivamente a calhar! Agradeço muito às amigas Nyuara e Thálita, que tanto insistiram para que eu participasse desta Semana e pudesse estar prestigiando, renovando e aprendendo um pouco mais sobre o assunto. Valeu meninas!!
Quanto ao mini curso em si, está uma maravilha só! Não são muitos os Químicos que se interessam pela Educação, e isso que estou dizendo não é nenhuma mentira ou algo que deva esconder; mesmo nos cursos de licenciatura existem aqueles que não querem ir pra uma sala de aula, muitas vezes estão ali porque a concorrência é menor que uma Química Industrial, por exemplo, ou queriam estar fazendo Farmácia, e a Licenciatura se torna apenas uma "ponte" para atingir seus objetivos finais.
E aqui retorno a algo que penso e que, definitivamente, tem rodeado minha cabeça ultimamente mais que o normal: "Existem aqueles que SÃO professores, e aqueles que ESTÃO professores." E aqui não estou me referindo apenas a nós Químicos, mas em qualquer área! Não creio que a profissão de professor seja um sacerdócio como muitos dizem, nem um dom, como outros afirmam. Apenas digo que é uma profissão que tem suas peculiaridades assim como qualquer outra, e SIM! tem que haver um pouco mais de doação, e renovação sempre. Não é pelo fato de estar em sala de aula há 10 ou 20 anos que devo diminuir meu empenho em reciclar minha aprendizagem e buscar novas formas [mesmo que alternativas!] de atingir meus[as] alunos[as].
Mas eu também entendo que isso não venha apenas da vontade da pessoa, do profissonal, mas sim de algo lá dentro que o impulsiona.
Benza Deus!! Já estou há cerca de 11 anos em sala de aula e, sinceramente, quando sentir esse impulso interno diminuir, ou não ter mais essa 'fonte' dentro de mim...se ainda não tiver chegado a hora de me aposentar, então é preferível mudar de profissão! Ou mudar de vida!! Pois esse impulso é algo que me direciona, não apenas na área profissional, mas em minha vida de uma forma geral!
Terminando esses meus pensamentos aqui, só estou imaginando meus[as] próprios alunos[as] lendo este texto: "Meu Deus!! Tempo livre pra pensar...[pois pra quem não sabe, nossas escolas aqui em Goiás estão em greve]...curso sobre jogos?! Lá vem algum projeto doido da professora quando voltar as aulas!"
E não tenham dúvidas!! hahahahaha!!! Os projetos estão permeando meu cérebro!! Não se sintam cobaias meninos[as], sintam-se colaboradores, construtores e participantes ativos dessa jornada, ok?!
Forte abraço a todos que por aqui passarem!
Tenho reunião na Superintendência do Ensino Médio agora à tarde e retorno ao Mini Curso sobre Jogos, RPG e Educação logo mais à noite.
Fiquem na paz!

Dúvidas e mais dúvidas! hehehe!!

Boa tarde pessoal!
Mais algumas dúvidas deixadas em nosso CHAT aqui do QUIMILOKOS.
# LoverLips, em relação ao "Vulcão Químico", entre em:
Aqui você encontrará a reação química em flash de vídeo, e as explicações necessárias, ok?!
# Angélica, em relação aos fatores que influenciam na velocidade de uma reação química...bom, vamos lá, de um forma resumida temos:
Concentração dos reagentes --> Geralmente quanto mais concentrado mais rápido é a
velocidade. Existem exceções a esta regra;
Temperatura --> Normalmente a velocidade das reações aumenta com o aumento da
temperatura. Um aumento de 10oC chega a dobrar a velocidade de uma reação;
Estado físico dos reagentes --> Normalmente a velocidade segue esta ordem: gases >
soluções > líquidos puros > sólidos. Devido ao aumento da superfície específica;
Presença (concentração e forma física) de um catalizador ou inibidor --> Catalizador
acelera e inibidor diminui a velocidade de uma reação química;
Luz --> A presença de luz de certo comprimento de onda também pode acelerar
certas reações químicas.
Complemente em:
Certinho?!
# MoofieBunny, quanto aos Modelos de Tabela Periódica de que você necessita, são modelos de empresas, ou você quer saber de cientistas diferentes, disposições diferentes?!
Se for em relação à criação e estruturação da Tabela Periódica em si, temos que em 1829, Döbereiner reuniu os elementos semelhantes em grupos de três.Cada grupo recebeu o nome de tríade. A massa atômica de um elemento era aproximadamente a média aritmética das massas atômicas dos dois outros elementos.
Exemplo: Li = 7u
Na = 23u
K = 39u
Em 1863, Chancourtois dispôs os elementos os elementos numa espiral traçada nas paredes de um cilindro, em ordem crescente de massas atômicas. Tal classificação recebeu o nome de parafuso telúrico.Já, em 1864, Newlands dispôs os elementos em colunas verticais de sete elementos, em ordem crescente de massas atômicas, observando que de sete em set elementos havia repetição das propriedades, fato que recebeu o nome de Lei das Oitavas.
Finalmente, em 1869, Mendeleev apresentou uma classificação, que é a base da classificação periódica moderna, colocando os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas, distribuídos em oito faixas horizontais (períodos) e doze colunas verticais (famílias). Verificou que as propriedades variavam periodicamente à medida que aumentava a massa atômica.Na tabela periódica moderna, os elementos são colocados em ordem crescente de número atômico.
Temos também o modelo em espiral, a conhecida "Galáxia Qímica", criada por Philip Stewart, professor de ecologia na Universidade de Oxford, Inglaterra. Você pode saber mais a respeito desse novo modelo em:
E, para visualizá-lo, clique em:
Agora, se forem apenas modelos diferentes o que você quer, temos:
Tabela em Português
Tabela da IUPAC
Tabela Colorida
Para aprofundar mais, verifique:
ok?!
Um forte abraço a todos!!!
p.s.: A Semana da Química Integrada está "Show de Bola"!!!

Encontro de Química

Uma ótima tarde a todos!!
É com muito prazer que venho divulgar este grande evento a vocês!!
Trata-se do Primeiro Encontro de Química da Associação Brasileira de Química do Estado de Goiás que acontecerá durante os dias 20, 21 e 22 de agosto de 2008.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de agosto.
Para maiores informações, acesse:
..
Deixando uma mensagem para finalizar, afinal, Confúcio é único!! E, uma boa reflexão não faz mal algum.
Abraços a todos!
E um bom início de semana!!
..
"O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d‘água e bebesse.
- "Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.
- "Ruim " disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
- "Beba um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- "Qual é o gosto?"
- "Bom!" disse o rapaz.
- Você sente gosto do "sal" perguntou o Mestre?
- "Não" disse o jovem.
O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas.
Deixe de ser um copo.
Torne-se um lago..."
Confúcio

Grafeno é confirmado como o material mais forte que existe

Sempre recebemos algo bom e útil por e-mail vez por outra, não?!
Mais uma curiosidade para estar compartilhando com vocês!!

Redação do Site Inovação Tecnológica28/07/2008


[Imagem: Columbia Univ]


Pesquisadores da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, confirmaram que o grafeno - uma folha de carbono com apenas um átomo de espessura - é o material mais forte que o homem já conseguiu medir.
Material mais forte do mundo
"Nossa pesquisa coloca o grafeno como o material mais forte já medido, cerca de 200 vezes mais forte do que o aço estrutural," diz o pesquisador James Hone. "Seria necessário um elefante, equilibrado sobre a ponta de um lápis, para quebrar uma folha de grafeno [...]"O grafeno consiste em uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, similar à dos favos de mel de uma colméia, mas com apenas um átomo de espessura. Como um material bidimensional, todos os seus átomos estão expostos na superfície. Quando uma folha de grafeno é enrolada, nascem os nanotubos de carbono. Mas desde 2006 já se sabia que o grafeno tinha propriedades ainda mais interessantes do que os nanotubos.
Medição prática
Até agora as propriedades do grafeno, como resistência, elasticidade e ponto de ruptura, eram baseados em teorias e modelagens em computador. Isso porque é muito difícil fabricar folhas de grafeno, por menores que sejam, totalmente livres de defeitos, para que suas propriedades possam ser verificadas sem nenhuma interferência.
"Nossa equipe contornou a questão do tamanho criando amostras pequenas o suficiente para serem livres de defeitos," diz o professor Jeffrey Kysar. Eles "cataram" suas folhas de grafeno em amostras microscópicas de grafite, colocando-as sobre furos circulares feitos em uma base de silício. O grafeno adere ao silício devido à atração entre seus átomos. O resultado é um furo microscópico tapado por uma membrana pura de grafeno.


Aplicações eletrônicas e estruturais
Os cientistas testaram a resistência dessa membrana forçando para baixo o seu centro com a ajuda da ponta de diamante de um microscópio de força atômica. A pureza de cada membrana, medindo cerca de um micrômetro de diâmetro, permitiu que fossem testados a elasticidade e o ponto de ruptura. Os cientistas coletaram dados de 67 testes, feitos em 23 amostras de grafeno.Ainda não existe tecnologia para fabricar grandes folhas de grafeno livres de defeitos, que possam ser utilizadas em aplicações estruturais. Mas folhas de dimensões microscópicas já foram utilizadas para fabricar o menor transístor do mundo e um transístor inovador, 50 vezes mais rápido do que os atuais.A medição agora realizada é também essencial para que os pesquisadores saibam quais são os limites que eles poderão alcançar quando desenvolverem os materiais do futuro.

Bibliografia:
Measurement of the Elastic Properties and Intrinsic Strength of Monolayer Graphene
Changgu Lee, Xiaoding Wei, Jeffrey W. Kysar, James Hone
Science
July 2008
Vol.: 321: 385-388
DOI: 10.1126/science.1157996

Estado Físico do Gel de Cabelo

Uma boa tarde a todos!
Atendendo a alguns pedidos que foram deixados em nosso CHAT aqui do QUIMILOKOS:
Qual o estado físico do gel de cabelo?!
Bom, o gel na verdade é uma emulsão (patículas maiores que 0,5 micrômetros que são miscíveis). Não poderia ser líquido nem sólido, uma vez que suas moléculas não estão organizadas como tal (ele possui um grau de escoamento distindo desses dois). Nem poderia ser um colóide, porque colóides causam o Efeito Tyndall, coisa que o gel não faz."Muitas dificuldades têm ocorrido também no que se refere às definições, onde podemos citar desde as mais clássicas como a de P.J. Flory, até definições mais abrangentes como a de Ferry. De acordo com a definição de Flory um gel é formado por uma rede polimérica unida por ligações covalentes e intumescida devido a presença de um solvente. Segundo a definição de Ferry, um gel é um sistema substancialmente diluído, que não apresenta fluxo quando em repouso, ou seja no estado estacionário." (CARVALHO, Antônio José F.)
.
.
Por hora é só, pessoal.
.
.
Aos meus[as] alunos[as], aguardem que logo mais estarei publicando conteúdo spbre nossos novos Projetos, tanto o pessoal dos 2ºs anos quanto a galerinha dos 3ºs.
Não se desesperem nem se descabelem antes da hora!
hehehe!!
Abraços a todos!!

Cada volta é um recomeço!

Um ótimo fim de tarde de segunda-feira!
=D
Mais uma vez estamos recomeçando nossas atividades no CPMG - Ayrton Senna.
E mais uma vez estou ansiosa por estar de volta junto "ao meu povo"!
hehehe!!
É claro que ficaria extremamente alegre em poder estender as férias e passar mais tempo com meu filho, com meu marido, com meu cachorro, minha família...mas também é claaaaaro que estou morta de saudade de todos no Colégio!
^^!
E super ultra mega empolgada com os novos Projetos que andei 'matutando' para esse novo semestre que se inicia [hahaha!Dá medo né?!hehehe!!], e para vê-los em execução!
Bom, logo mais os encontro no Colégio!
Abraços saudosos a todos!!!

Participação do CPMG - AS no Congresso Técnico Polícia Cidadã

Olá pessoal!
Bom, só estou postando hoje para colocar pra vocês nossas fotos do evento em comemoração aos 150 anos da Polícia Militar de Goiás.
No slide você verá desde o dia 30/07, no Laboratório do CPMG - Ayrton Senna, onde passamos o dia todo produzindo o material que foi entregue no dia 31/07, durante a realização do Congresso Técnico Polícia Cidadã.
Nas fotos, na parte da Exposição no Congresso, você encontrará além do nosso Projeto de Química, também o Projeto de Matemática da Professora Oneida e o Projeto de Física do Professor Adriano.
Recebemos visita de pessoas ilustres, como: o Chefe de Departamento da Polícia do Chile Geraldo Gabriel Gonzales, o Reitor da Universidade Federal, nosso ex-comandante do CPMG - AS Major Mesquita, nossa atual Comandante do CPMG - AS Major Lys Andreia, dentre outras autoridades.
O evento foi um sucesso!!!
Espero que gostem das fotos!

Loading...