Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]


Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

"Jogos, RPG e Educação"

Esse é basicamente o tema do Mini Curso que estou participando nesta Semana da Química Integrada, conduzido pelo Professor Mestre Eduardo L. dias Cavalcante, da UEG.
Meus[as] alunos[as] bem sabem que não sou [nem quero ser, muito menos gosto de ser!] uma professora dita "normal". Estou sempre em busca de "coisas" novas e diferentes para interagirmos. Novas formas de aprendizagem, novas formas que melhor propiciem [à luz de Piaget] a assimilação e acomodação do conteúdo ministrado. E, esse mini curso veio definitivamente a calhar! Agradeço muito às amigas Nyuara e Thálita, que tanto insistiram para que eu participasse desta Semana e pudesse estar prestigiando, renovando e aprendendo um pouco mais sobre o assunto. Valeu meninas!!
Quanto ao mini curso em si, está uma maravilha só! Não são muitos os Químicos que se interessam pela Educação, e isso que estou dizendo não é nenhuma mentira ou algo que deva esconder; mesmo nos cursos de licenciatura existem aqueles que não querem ir pra uma sala de aula, muitas vezes estão ali porque a concorrência é menor que uma Química Industrial, por exemplo, ou queriam estar fazendo Farmácia, e a Licenciatura se torna apenas uma "ponte" para atingir seus objetivos finais.
E aqui retorno a algo que penso e que, definitivamente, tem rodeado minha cabeça ultimamente mais que o normal: "Existem aqueles que SÃO professores, e aqueles que ESTÃO professores." E aqui não estou me referindo apenas a nós Químicos, mas em qualquer área! Não creio que a profissão de professor seja um sacerdócio como muitos dizem, nem um dom, como outros afirmam. Apenas digo que é uma profissão que tem suas peculiaridades assim como qualquer outra, e SIM! tem que haver um pouco mais de doação, e renovação sempre. Não é pelo fato de estar em sala de aula há 10 ou 20 anos que devo diminuir meu empenho em reciclar minha aprendizagem e buscar novas formas [mesmo que alternativas!] de atingir meus[as] alunos[as].
Mas eu também entendo que isso não venha apenas da vontade da pessoa, do profissonal, mas sim de algo lá dentro que o impulsiona.
Benza Deus!! Já estou há cerca de 11 anos em sala de aula e, sinceramente, quando sentir esse impulso interno diminuir, ou não ter mais essa 'fonte' dentro de mim...se ainda não tiver chegado a hora de me aposentar, então é preferível mudar de profissão! Ou mudar de vida!! Pois esse impulso é algo que me direciona, não apenas na área profissional, mas em minha vida de uma forma geral!
Terminando esses meus pensamentos aqui, só estou imaginando meus[as] próprios alunos[as] lendo este texto: "Meu Deus!! Tempo livre pra pensar...[pois pra quem não sabe, nossas escolas aqui em Goiás estão em greve]...curso sobre jogos?! Lá vem algum projeto doido da professora quando voltar as aulas!"
E não tenham dúvidas!! hahahahaha!!! Os projetos estão permeando meu cérebro!! Não se sintam cobaias meninos[as], sintam-se colaboradores, construtores e participantes ativos dessa jornada, ok?!
Forte abraço a todos que por aqui passarem!
Tenho reunião na Superintendência do Ensino Médio agora à tarde e retorno ao Mini Curso sobre Jogos, RPG e Educação logo mais à noite.
Fiquem na paz!

14 comentários:

MULHER. MÃE. PROFESSORA. EDUCADORA. disse...

Oi, Thaiza!
Temos algo em comum além de sermos professoras, não é? Trabalhamos em CM, apesar de, no momento eu estar de licença sem vencimento, de lá.
Obrigada pela sua visita ao meu blog. Adorei o seu tb. Vou repassar para alguns colegas meus da mesma área que vc.
Beijinhos,
Tati

Rennan Lopes disse...

Olá sou autor do blog ciências aqui!!! e gostaria de dizer que este blog também está muito bom. Aproveitei e adicionei UM LINK no meu blog para que meus leitores tenham acesso a este conteúdo tão rico...

eduardo disse...

Olá Thaiza! bom, primeiramente obrigado pela parte que me toca (o mini-curso sobre jogos), muito legal seu blog.
sucesso ai pra vc e tomara que vc venha fazer parte desse mundo ai dos poucos educadores que usam o rpg, principalmente os químicos!
abraços.

Prof. Pyterson disse...

Sonhe Alto, sempre e mais
faça a cada dia a vida
na medida do seu sonho.
Sonhe e, ao mínimo gesto,
seu ser inteiro empreste,
sua marca em tudo ponha
que o homem não é alto
nem baixo e se faz ...
da estatura do que sonha! (Elcio Fernandes)
Olá Thaiza, belo texto! Parabéns por este trabalho que estás realizando.
Espero fazer uma pequena contribuição para as suas atuais idéias com este "simples" poema, pois acredito que o mesmo retrata bem o pensamento e o comportamento que um verdadeiro educador deve assumir.
Estou muito feliz com essa nova jornada lá no CPMG AY, e assim como você, louco para levar aos meninos e às meninas o que há de novo para desenvolver o ensino dessa ciência fascinante e apaixonante que é a química.
Espero poder contar com sua experiência e com essa vontade de "trabalhar" para desenvolver uma infinidade de idéias que passam, também, por minha cabeça e que estão para explodir de vontade de serem aplicadas.
Um abraço de seu mais novo colega,
Pyterson Kazaer ( o PiT ).

Oslene disse...

Thaizaaaa q saudades das suas aulas =X Vc tem noticia da greve nao? =~~ Ficar sem o colegio eh um sac* =X

Beijooooo

Cybele Meyer disse...

Olá Thaiza, tudo bem?

Parabéns pelo aniversário do seu blog.

É um blog muito bem feito e tem temas muito interessantes.
Ainda esta semana falarei sobre Quimica e colocarei um link para o seu blog.
Sucesso e muitos e muitos anos de vida!
beijinhos com carinho

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Thaiza, parabéns! Seu blog está cada vez melhor. Passo sempre por aqui.
Bjs

Profª Thaiza disse...

Tati,
que maravilha!!
=D
Fico sempre satisfeita ao encontrar pessoas que dividem os mesmos ideais e "correrias", hehehe!!
Vlw o carinho querida!
Abraços!

Profª Thaiza disse...

Rennan,
agradeço por demais pelo espaço concedido ao meu LINK.
^^!
O seu já está em os blogs amigos e educativos aqui do QUIMILOKOS.
Abraços e sucesso!!

Profª Thaiza disse...

Prof.Eduardo,
só tenho a dizer que é uma verdadeira honra poder compartilhar este meu 'cantinho' aqui contigo.
=D
Muitíssimo grata pelo carinho e pela visita!
Abraços!!!

Profª Thaiza disse...

Pit, meu mais novo "parceiro" nesta empreitada em sala de aula!
=D
Que alegria você por aqui também!!
[uhuuuu!!]
Ameeeei [de coração!] as palavras de Élcio Fernandes que colocaste e, pode deixar meu amigo, que trabalho é o que não falta ali no Colégio!
hehehe!!
Mas é sempre muito bom encontrar alguém que anseia tanto por ensinar.
=]
Só tenho a desejar muito sucesso!!!!
Abraços!

Profª Thaiza disse...

Oslene, minha querida monitora!
hehehe!!
Ao que tudo indica, nesta semana teremos novidades no Colégio!
Fique antenada, ok?!
Beijinhos querida!!

Profª Thaiza disse...

Muuuuuito grata Cybele, pelo carinho sempre, pela presença e pelo espaço cedido ao meu 'cantinho' em teu blog!!
Abraços!!!!

Profª Thaiza disse...

Roseli, que maraviiiiilha ter sempre você por aqui!
Seja bem-vinda sempre!!
=D
Muito grata pelo carinho!
Beijos!!

Loading...