Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Concurso Quimiloko - Aniversário do Blog / "Blog Day"

Boa tarde pessoas!
Bom, antes de mais nada, e para não correr o risco de me passar por "Síndrome de Dori" [hehehe!], gostaria de está-los notificando que estou adiando nosso Concurso Quimiloko da vez, de amanhã 01/09 para o dia 15/09 , ok?!
=D
Ainda estou no aguardo de mais "Histórias de Dori"!!!
.
Agora, falando de uma outra coisa muuuuuuito boa!!
Hoje é considerado o "DIA DO BLOG"!
A data foi estabelecida de forma informal para o dia 31 de agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.
A escolha desta data é porque seus números 3108 se assemelham com a palavra Blog.
E, recebi uma homenagem maravilhosa, e que me deixou meio que 'nas nuvens' aqui com meus botões e meu teclado, rsss!
O Professor Chassot faz uma referência em seu blog, a três outros blogues neste dia de hoje e, eu tive o privilégio de ser uma das citadas!
Com muita honra e muito orgulho!
^^!
"Recomenda-se que nesse dia aos bloguistas de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Teria muitos blogues a recomendar, até porque acompanho alguns. Ante a impossibilidade de destacar vários, presto minha homenagem a três, que me são próximos e que buscam fazer alfabetização científica. Aos que acharem suspeita minha escolha por ter elegido três comentaristas frequente deste blogue, argumento que acompanhar como estes três editores fazem Educação determinou minha escolha.

QUIMILOKOS - De Químico e Louco todo mundo tem um pouco! Educação, Cultura e Conhecimento, destinado a professores e alunos e a quem se interessar por Ciência– quimilokos.blogspot.com – Este muito visitado blogue, editado com intensidade há mais de cinco anos pela Thaiza, Professora de Química do Colégio Militar Unidade Ayrton Senna e da Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis em Goiania tem a marca de uma Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás e apaixonada por Ciência. A Thaiza faz deste blogue suporte para suas aulas que podem ser fruídas por alunos de Química do ensino médio."

.
Segue, logo mais, o link direto da postagem para quem quiser e puder prestigiar! E também para os que quiserem lê-la na íntegra!
.
Eu agradeço sempre ao Professor Chassot, pelo reconhecimento por meu trabalho!
E agradeço também, e muuuuuuuuito, a cada um[a] de vocês que, sendo meus[as] alunos[as] ou não, estão sempre aqui, acompanhando meu trabalho!
Meu muito obrigada pelo carinho, assiduidade, e companheirismo por aqui!
Abençoados sejam!
.
Um mol de abraços a todos!
.

Química e Quadrinhos

Bom dia pessoas!
Iniciam-se hoje as apresentações dos Trabalhos sobre Radioatividade das minhas turmas do CPMG-PMVR!
E eu devo confessar que estou bastante ansiosa e um bocado curiosa! Afinal, é a primeira vez que estou trabalhando este conteúdo tendo como recurso os Quadrinhos! Ainda esta semana [04/09] realizaremos nossa Primeira tarde 'Cosplay' no Colégio, reunindo-nos para analisar algumas adaptações dos Quadrinhos para o Cinema e, todos eles, direta ou indiretamente, relacionados ao nosso conteúdo de Radioatividade! Já na próxima semana, logo após o feriado [08/09], teremos um momento de Exposição dos Quadrinhos de Química, produzidos pelos próprios alunos! Neste dia, os trabalhos poderão ser apreciados por todos da escola, e também classificados! De forma que o grupo classificado em primeiríssimo lugar, será premiado com um dia de cinema, com um filme, é claro[!] de alguma nova adaptação de quadrinho!!
Vocês nem imaginam minha ansiedade! hehehe!
Os últimos anos têm pautado a presença das histórias em quadrinhos na escola, tanto como atividade de leitura quanto em práticas usadas em sala de aula. Dos Parâmetros Curriculares Nacionais [PCN] ao Programa Nacional Biblioteca na Escola [PNBE], houve uma gradativa inserção do tema na área educacional brasileira. Mais do que isso: quadrinhos se tornaram política educacional do país.
A presença dos quadrinhos no ambiente escolar – incentivada pelo governo federal – tem gerado novos desafios aos professores e trazido à tona uma adiada necessidade de se compreender melhor a linguagem, seus recursos e obras.
As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, oferecem possibilidades diversas de aplicações no universo escolar, em todos os seus níveis. Também configuram prática de leitura desejável para todas as idades.
O desafio é saber olhar os quadrinhos como um recurso pedagógico. Se isso for feito, o profissional da área vai se surpreender com a enorme gama de recursos e contribuições que a linguagem e suas obras podem trazer à realidade escolar. E é em busca desses recursos, e através das contribuições esperadas, que este Projeto se desenvolve.
Bom, vou parando por aqui, por hora!
p.s.: Ainda fico devendo as fotos da Aula Prática deste último final de semana [28 e 29 de agosto] no CPMG-AS, onde produzimos, desta vez, Amaciante de Roupas Concentrado.
=]
.
Um mol de abraços a todos vocês!!
.

O Homem de Ferro

Bom dia, pessoas!
Enfim, depois de uma semana atarefadíssima, e um final de semana também de muuuuuito trabalho [tivemos Aula Prática no CPMG.AS - Produção de Amaciante de Roupas], consegui finalizar o Questionário do filme "Homem de Ferro", que pedi que fosse passado a vocês, meus[as] queridos[as] quimilokos do CPMG.AS, na última quarta-feira, quando de minha ausência em virtude da Capacitação aos Professores de Química do Estado de Goiás que fui fazer, já muito bem citada em minha postagem anterior, e também já de conhecimento de vocês, meus[as] alunos[as], pois já havíamos conversado antes, não é mesmo?!
=]
Bom, segue, logo abaixo, o referido questionário:




DIVIRTAM-SE RESPONDENDO O MESMO!
^^!
.
Um mol de abraços, meus[as] queridos[as]!!
.

Encontro de Diretrizes Curriculares-Caldas Novas

Olá pessoas!
Professores de Química presentes no Encontro
Estive ausente por alguns dias, pois estava participando do Encontro de Diretrizes Curriculares de Goiás, em Caldas Novas.
Foi mais uma oportunidade de estar em contato com os Professores da Rede Estadual, e de tooooodo o estado de Goiás, e continuarmos o trabalho de Elaboração Curricular, de nosso Estado.
Todas as 14 disciplinas estavam ali representadas.
Parte da Equipe que trabalhou no Encontro
Foi muito bom poder estar dividindo trabalho, dividindo tarefas com minha amiga Nília, com o Ramon e com a ProfªAgustina, os outros integrantes da Equipe elaboradora do Currículo de Química; infelizmente os demais membros não puderam estar presentes para a apresentação de nosso Documento, a ProfªNyuara, a Lorenna e a Amanda, mas posso garantir que foram muito bem representados.
Foram 4 dias de Palestras, de Discussão Curricular específica de cada disciplina, de confraternização, de Mesas Redondas, de reelaboração do Documento, enfim, foram 4 dias realmente produtivos! Um pouco cansativos, devo confessar, mas muito produtivos!!
Momento de Palestra.
Gostaria de agradecer a participação e colaboração de todos! Tanto a Equipe Organizadora, quanto a Elaboradora, quanto aos professores, neste caso especificamente os professores de Química do Estado de Goiás, que se fizeram presente conosco nestes 4 dias de Encontro.
Foi muito bom para o Projeto, mas também foi muito bom para mim, pessoalmente; sempre cresço neste tipo de Encontro.
Bom, por hora é só.
Um mol de abraços a todos!!

5 anos de QUIMILOKOS! Concurso!

Olá pessoas!!
=D
Meu Deus! Estava aqui pensando o que postar e de que forma postar acerca deste novo aniversário do meu blog, quando percebi que estou ficando "virtualmente gagá"!
kkkkkkkk!
Isso mesmo!
Fazendo uma retrospectiva do início deste blog, sempre me atenho aos tempos onde o iniciei através do WEBLOGGER, do TERRA, mas estava pesquisando sobre o próprio blog [coisa que costumo fazer de quando em vez para ter uma noção do que se fala sobre ele, rsss!], e acabei revendo uma situação que já havis me esquecido...e, no fim das contas, percebi que meu queridíssimo QUIMILOKOS, já está com seus 5 anos e 3 meses de idade!
o.0
Tudo começou através do sistema de blogs da UOL:
Este, felizmente, ainda tem os arquivos guardados pela UOL!
Algum tempo depois, em agosto de 2005, migrei para o WEBLOGGER:
Já este, infelizmente, me parece ter sido cancelado meu acesso, pois mesmo tendo cada link específico de cada mês e ano que o mantive no ar por este sistema [e isto está anexado neste novo formato atual, do blogger, lá próximo ao final desta página aqui, onde se diz: ARQUIVO DO QUIMILOKOS ANTIGO], não consigo abrir nenhuma das páginas anexadas...
Já no sistema do google, BLOGGER, migrei para cá em 28 de março de 2008, onde permaneço até agora!
QUIMILOKOS ATUAL.
Então, fazendo um retrospecto geral e verdadeiramente inicial, a primeira postagem do QUIMILOKOS se deu no dia 26 de maio de 2005, ainda no UOL, ou seja, no próximo dia 26 de agosto estaremos completando 5 anos e 3 meses de existência na web!
Como todos os anos, neste também faremos as devidas comemorações!
E, espero que, pela última vez no mês errado!
huahuahauhauahuahaua!!
Quem não conhece a DORI
?!
Aproveitando deste momento DORI, de lapso mental [hehehehehe!!]...o Concurso Quimiloko da vez será:
Você esquece continuamente o que estava falando?!
Você se esquece do rosto ou do nome das pessoas?!
Tem o hábito de esquecer datas importantes?!
Guarda objetos tão bem guardados que nem mesmo você lembra onde colocou?!
Enfim, você sofre de "Perda de memória recente?!"
Conte-nos a sua história!
Pois a melhor delas será publicada aqui no blog, e ainda receberá uma premiação!
=]
Envie sua história [que deve ser verídica!] para: quimilokos_professora@hotmail.com , em arquivo do word, fonte Times New Roman, tamanho 12, até o dia 1º de setembro, e concorra a uma camiseta do blog!!
Não perca tempo!! Participe conosco!
=D
Estarei no aguardo das publicações de vocês!
Um mol de beijos a todos!!

CPMG-AS Filme Festival 2010 - MATERIAL PARA BAIXAR!!

Olá pessoas!
Bom, como acabei ficando devendo à minha galerinha do CPMG - Ayrton Senna, segue logo abaixo um "Pacote", contendo o Regulamento de nosso Projeto deste 3º Bimestre [CPMG-AS Filme Festival 2010 - 3ªEdição], bem como a Ficha de Inscrição de cada Grupo e os Acordos de Autorização de direito de uso de imagem  [para menores e para maiores, fiquem atentos, ok?!].
Então lá vai!!




Bom, por hora é só!
Peço que imprimam, leiam antecipadamente e já tenham em mãos em nossa próxima aula, semana que vem, para discutirmos em sala, certinho?!
Um mol de abraços, meus[as] queridos[as]! E, um ótimo trabalho a todos!!
=]

Material sobre Cinética Química e nova dica!

Olá meus[as] queridos[as]!
Estou disponibilizando para vocês hoje nosso material a ser trabalhado em aula no início deste 3ºBimestre.Está em PDF, e com cabeçalho tanto para a galerinha do Polivalente Modelo Vasco dos Reis, quanto do Ayrton Senna, ok?!
Também pode ser baixado por quem se interessar e/ou necessitar do conteúdo em si e estiver acessando o blog.
Segue logo abaixo e, estarei deixando disponível na página de material didático aqui do blog também, tá?! Assim ficará o link permanente.









No início do século 20, revistas como Tico-tico traziam quadrinhos de grande sucesso.
Bom, além deste material, quero deixar para vocês também uma dica que recebi pelo twitter, da revista Ciência Hoje das Crianças,através da minha amiga e parceira em educação, Andrea Poça, sobre HQ's.
Segue logo mais o link para os que quiserem acessar:
"A Longa História dos Quadrinhos"
Vale a pena conferir sobre como se originaram os quadrinhos, uma vez que neste bimestre estaremos trabalhando com maior afinco em cima deste recurso!
.
Bom, acredito que por hora é só!!
Um mol de abraços a todos!
E bons estudos!
.
p.s.: Estamos a pouco de completar 100 seguidores aqui do QUIMILOKOS! Pensa que maravilhaaaa! Isso me deixa muito feliz!
.

Emerson Moraes - meu Amor, minha Vida!

Um bom dia a todos!
Hoje tenho uma homenagem especial a fazer a essa pessoinha maravilhosa da foto logo abaixo!
Meu marido e meu filho!

Olha, e não é porque foi Dia dos Pais domingo passado não!
hehehehe!
É porque hoje é aniversário dele, e ele realmente merece!
Por isso, peço licença a vocês para deixar algumas palavras a ele!
.
"Já escrevi muitos poemas, já falei da vida, falei do amor, mas não me lembro de ter agradecido a você, meu Amor, por cada milésimo de segundo que passamos juntos...não só nestes 8 anos de casados, mas também nos outros 5 de namoro e noivado, nos anteriores, em que éramos apenas amigos, e nos mais anteriores ainda, quando eu 'não ia com a sua cara' e você não me suportava [kkkkkkkkk!], mesmo quando nos encontramos pela primeira vez e eu escondi minha bolsa [kkkkk!!Meu Deus!Lembra disso?!kkkkk!!].
Mas eu realmente acredito que devo agradecer a Deus e a todas as oportunidades que Ele nos proporcionou de estarmos juntos!
Devo agradecer a Ele, pois foi quem preparou e traçou nossos caminhos, e nos oportunizou escolhermos um ao outro! [livre arbítrio,não é mesmo?!]
O aniversário é seu, mas sou eu quem agradeço! Agradeço pela sua existência...pelo filho maravilhoso e perfeito que você me deu, e pelo[a] outro[a] que está em meu ventre! Agradeço por cada minuto de alegria que passamos juntos e também por cada turbulência que vivenciamos e aprendemos a superar! Agradeço por te ter sempre ao meu lado! Por ser um marido maravilhoso e apaixonante e um pai tão atencioso e perfeito! Agradeço por me amar e às vezes por me 'suportar' [descendente de italianos e professora??!? o.0 Meu amor, sinceramente, você vai para o céu!].
Enfim, agradeço por você existir e por ser parte de mim!
=]
Desejos?!...tenho centenas deles! Mas desejo mais profundamente que os seus desejos se tornem realidade neste dia de hoje! Que, além de especial ele possa ser mágico!
Deus te abençoe, meu Amor! Hoje e sempre!
'Eternamente meu, eternamente sua' "
.

"O Desastre de Chernobyl - Discovery Channel"

Bom dia pessoinhas do meu coração!
Não sou apenas eu quem fornece as dicas por aqui! hehehe!!
Meu aluno Ariel, do 2ºE do CPMG-AS, me enviou uns links de vídeos do youtube, contendo um documentário sobre Chernobyl [diga-se de passagem tema de seu trabalho] produzido pela Discovery Channel, denominado "O Desastre de Chernobyl".
Bom, são estes links que estarei deixando disponível aos interessados hoje, logo abaixo!

Bom, espero que os vídeos lhes sejam úteis!
Um mol de abraços a todos!!

Dia dos Pais

Um dia especial como o de hoje não poderia passar batido aqui no QUIMILOKOS.
=]
E, com um gesto bem singelo, deixo um vídeo [slides] contendo a música "Pai", do Fábio Júnior [tão linda e tão perfeita] a todos os pais que por aqui passarem.






Meu marido e meu filhote!Liiindos!
Deixo meu carinho especial ao meu querido pai, Mauro, e ao pai que me acompanha todos os dias em casa, meu marido Emerson.
Sintam-se abençoados, meus queridos!
.
Um forte abraço a todos vocês, pessoal!
Um mol de beijos!!

65 anos depois...

Olá pessoal.
Ontem estava falando aqui no blog acerca do Mangá da JBC: Hiroshima - a cidade da calmaria.
Ainda em tempo, hoje comemora-se [estranho usar esta palavra neste momento, mas...] 65 anos da explosão da bomba atômica em Hiroshima.

"No Japão, hoje foi dia de lembrar um dos episódios mais trágicos da história da humanidade: o primeiro ataque atômico. Em Hiroshima, o sino da paz soou às 8h15, a hora exata em que caiu a bomba. Centenas de pessoas fizeram um minuto de silêncio e mil pombas foram soltas.
Após 65 anos, a lembrança daquele dia ainda provoca lágrimas. Esse ano, pela primeira vez, os Estados Unidos enviaram um representante à cerimônia. O primeiro-ministro Naoto Kan disse que o Japão, como único país que sofreu ataque nuclear, tem o dever de lutar por um mundo livre de ameaças atômicas.
No dia 6 de agosto de 1945, os americanos lançaram a primeira bomba e 140 mil pessoas morreram. Três dias depois, a segunda bomba caiu sobre a cidade de Nagasaki, levando o Japão a se render e ao fim da Segunda Guerra Mundial."

FONTE: CORREIO 24h

Mais e mais dicas!!ATENTEM-SE!!!

Bom dia pessoas do meu coração!
^^!
É incrível como realmente o universo conspira em nosso favor, especialmente quando nos concentramos em nossos ideais!
Ontem recebi por e-mail, do Professor Emiliano Chemello, um link relacionado a sua nova Série de publicações, denominada: "Acidentes Explicados pela Ciência", e nela, ele traz dois textos que estarei disponibilizando aqui para vocês, que auxiliará outros dois grupos dos trabalhos sobre Radioatividade.
Vale a pena dar uma lida nos demais textos publicados pelo professor nesta sua nova Série, para tanto, basta clicar AQUI.
Ainda continuando as dicas do dia, logo cedo encontrei publicado na GIBITECA, um novo mangá que acaba de chegar ao Brasil pela Editora JBC, que é: HIROSHIMA - a cidade da calmaria.É uma dica de prato cheio para os grupos que estarão envolvendo o conteúdo de Fusão e Fissão Nuclear. Vale a pena verificar meninos[as]!!
"Dia 6 de agosto faz 65 anos que a bomba nuclear atingiu Hiroshima e marcou a história mundial.
As consequências desse ataque nuclear são revistas de maneira delicada e tocante em premiado mangá que chegará ao Brasil pela Editora JBC, intitulado Hiroshima- A Cidade da Calmaria. Selo especial da JBC, Graphic Novel, o volume único terá acabamento e papel superiores.
Hiroshima – A Cidade da Calmaria entrelaça duas histórias comoventes sobre as consequências da bomba. Sensível, belo, suave, delicado, simples. Assim pode ser definida a obra criada por Fumiyo Kouno, que até hoje é uma referência nos movimentos mundiais pela paz, como a Conferência do Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares 2010 promovida pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão.
Originalmente lançada em 2003 na revista mensal Manga Action, da Editora Futabasha, em 2004 a obra foi compilada em um único volume. Em 2006, a emissora japonesa NHK a transformou em um áudio-drama de 50 minutos. Em julho de 2007, o escritor Kei Kunii publicou um romance baseado no título e, no mesmo mês, a versão da história em filme foi exibida nos cinemas japoneses, não sem antes ter a sua estréia no Festival de Cannes, em maio do mesmo ano. Logo vieram os prêmios. O título impresso recebeu o Grande Prêmio em mangá no Japan Media Arts Festival (2004) e o Osamu Tezuka Cultural Prize (2005).
Publicado em sete países, foi considerado o melhor mangá traduzido para o inglês pelas revistas New York Magazine e Publishers Weekly (2007). A versão para a rádio foi premiada no Art Festival Award in the Radio Division promovido pela Agência para Assuntos Culturais do Ministério da Educação japonês, enquanto o live-action obteve sucesso de público e de crítica, tendo a atriz protagonista, Kumiko Aso, conquistado vários prêmios, entre eles o Mainichi Film Awards."
Fonte inicial: GIBITECA
Fonte original: IMPULSO HQ

Bom, espero que tirem bastante proveito das dicas de hoje! E, espero também que todo este conteúdo e material possa ser útil às demais pessoas que acessam meu 'cantinho quimiloko' aqui!
=]
Um mol de abraços a todos!!!

Dicas para os trabalhos sobre Radioatividade

Boa tarde pessoas!!
Hoje venho trazer a vocês algumas dicas de links do Globo Universidade, que estava assistindo agora mesmo quase que por acaso [hehehe!], e que serão mais do que úteis aos trabalhos de vocês, meus alunos, sejam do CPMG-PMVR ou do CPMG-AS, sobre Radioatividade.
À galerinha responsável pelo subtema de Datação de Fósseis e C-14, atentem-se para a seguinte reportagem:
E à galerinha que irá falar sobre os processos de Fusão e Fissão Nuclear, atentem-se para a reportagem a seguir:
Bom encontrando mais dicas relacionadas a todos os temas, estarei sempre disponibilizando aqui para vocês, ok?!
No mais, um mol de abraços!!

Mais uma férias que chega ao fim...

Olá pessoal!
Mais uma vez então, fim das férias! E retorno às aulas!
E, assim como a imagem ao lado, estou morrendo de saudades e tenho muitas novidades a vocês [meus alunos, principalmente!].
Como sempre, minha cabeça não pára! E agradeço muito por isso! hehehe!!
Então me aguardem em sala de aula! Pois teremos algumas surpresas!
=]
Bom, no mais, por hora é só isso:
  • Dar-lhes as boas vindas de retorno às aulas
  • Deixar água na boca quanto às novidades [falarei em sala de aula primeiro!hehehe! Depois de muita leitura, muita TV e cinema nessas férias, de mais um Trabalho apresentado em Congresso, de mais um curso de 'reciclagem' pessoal e profissional, dá para imaginar minha empolgação, né?! Espero, de coração, que 'contagie' vocês!]
  • E, pedir voto [kkkkkkk] para o QUIMILOKOS, lá no TOP BLOG 2010!!! Ainda há tempo de vocês votarem e me 'ajudarem', ok?! Aguardo vocês!! ^^!
Até amanhã, para os que verei em sala!
=]
Um mol de abraços a todos!!!

Saudades do XV ENEQ! hehehe!!

Olá pessoas!!
Hoje, logo cedo, ao abrir minha caixa de e-mails fui surpreendida com uma mensagem da Indiamara, contendo esta foto que está aí ao lado!
^^!
Nossa foto no XV ENEQ!!
Lembram-se que eu disse aqui que tive o prazer de conhecê-la pessoalmente?! Pois bem! Eis a prova concreta do que eu havia lhes dito!
Uma graça e um doce de pessoa!
Essa foto foi tirada na sexta-feira, dia 23 de julho, pela manhã, assim que cheguei no GAN, em Brasília, local onde se realizaram a maior parte das atividades que optei por participar deste ENEQ.
Foi uma grande surpresa, confesso, mas de uma sensação maravilhosa!
Na verdade, não sei descrever ao certo a sensação de um trabalho reconhecido! Ainda mais quando este reconhecimento vem de fora de seu ambiente, digamos, normal.
Agradeço muito à Indiamara pela assiduidade aqui no QUIMILOKOS, pelo privilégio de tê-la enquanto leitora deste meu espaço aqui.
Agradeço à Professora Karla por oportunizar este breve encontro para a foto![^^!], e à sua turma também presente!
Todos fazem parte, não direi do futuro da educação, mas já e SIM do presente da mesma!!
Como costuma dizer, tão sabiamente, meu querido Professor e mestre Chassot: Alfabetizadores através da Ciência!
O presente e o futuro estão em nossas mãos!
=D
Um bom domingo e um ótimo retorno às atividades 'normais' [uma vez que encerram-se hoje nossas férias!].
Um mol de abraços!!
Loading...