Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Química e Quadrinhos

Bom dia pessoas!
Iniciam-se hoje as apresentações dos Trabalhos sobre Radioatividade das minhas turmas do CPMG-PMVR!
E eu devo confessar que estou bastante ansiosa e um bocado curiosa! Afinal, é a primeira vez que estou trabalhando este conteúdo tendo como recurso os Quadrinhos! Ainda esta semana [04/09] realizaremos nossa Primeira tarde 'Cosplay' no Colégio, reunindo-nos para analisar algumas adaptações dos Quadrinhos para o Cinema e, todos eles, direta ou indiretamente, relacionados ao nosso conteúdo de Radioatividade! Já na próxima semana, logo após o feriado [08/09], teremos um momento de Exposição dos Quadrinhos de Química, produzidos pelos próprios alunos! Neste dia, os trabalhos poderão ser apreciados por todos da escola, e também classificados! De forma que o grupo classificado em primeiríssimo lugar, será premiado com um dia de cinema, com um filme, é claro[!] de alguma nova adaptação de quadrinho!!
Vocês nem imaginam minha ansiedade! hehehe!
Os últimos anos têm pautado a presença das histórias em quadrinhos na escola, tanto como atividade de leitura quanto em práticas usadas em sala de aula. Dos Parâmetros Curriculares Nacionais [PCN] ao Programa Nacional Biblioteca na Escola [PNBE], houve uma gradativa inserção do tema na área educacional brasileira. Mais do que isso: quadrinhos se tornaram política educacional do país.
A presença dos quadrinhos no ambiente escolar – incentivada pelo governo federal – tem gerado novos desafios aos professores e trazido à tona uma adiada necessidade de se compreender melhor a linguagem, seus recursos e obras.
As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, oferecem possibilidades diversas de aplicações no universo escolar, em todos os seus níveis. Também configuram prática de leitura desejável para todas as idades.
O desafio é saber olhar os quadrinhos como um recurso pedagógico. Se isso for feito, o profissional da área vai se surpreender com a enorme gama de recursos e contribuições que a linguagem e suas obras podem trazer à realidade escolar. E é em busca desses recursos, e através das contribuições esperadas, que este Projeto se desenvolve.
Bom, vou parando por aqui, por hora!
p.s.: Ainda fico devendo as fotos da Aula Prática deste último final de semana [28 e 29 de agosto] no CPMG-AS, onde produzimos, desta vez, Amaciante de Roupas Concentrado.
=]
.
Um mol de abraços a todos vocês!!
.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!