Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


QUESTIONÁRIO

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Interestelar
O Universo além do Big Bang
As aventuras de Peabody e Sherman
Química Orgânica - Física


1 - No início do primeiro livro da série, “O guia do mochileiro das galáxias”, Arthur Dent descobre que a Terra está prestes a ser destruída, mas consegue escapar por pouco. Onde o personagem trabalhava antes de deixar seu planeta natal para sempre?

2 - O primeiro livro conta que a Terra foi destruída em uma quinta feira pelos Vogons, uma raça de criaturas mal-humoradas, burocráticas, intrometidas e insensíveis. Afinal, porque eles tiveram que demolir o planeta? 

3 - Segundo o Guia, um mochileiro interestelar deve sempre carregar certo objeto, que pode ter inúmeras utilidades, inclusive nas batalhas corpo-a-corpo. Que objeto é este? Cite, pelo menos 3 utilizações diferentes apresentadas no Guia.

4 - O peixe-babel é uma criatura incrível que, quando introduzido no ouvido de alguém, lhe permite compreender tudo o que for falado em qualquer outra língua. Atualmente, já existem equipamentos sofisticados, semelhantes a fones de ouvido, que possuem a mesma função do peixe-babel (http://super.abril.com.br/tecnologia/este-fone-de-ouvido-faz-traducao-simultanea/). Do que esse animal, citado no livro, se alimenta?

5 - A nave Coração de Ouro é um dos principais veículos apresentados na história. Ela foi construída no planeta Damogran e roubada por Zaphod Beeblebrox, que era o presidente da galáxia. A nave se move graças a um sistema inovador. Que sistema é esse? Descreva seu funcionamento. Em seguida faça uma comparação às “viagens” através de buracos negros e de buracos de minhocas (Dica: “velocidade de dobra”).

6 - Entre os vários lugares visitados por Arthur Dent universo afora está o planeta Magrathea. O que havia de tão importante e significativo lá?

7 – De acordo com o livro, um supercomputador nos informou de que a resposta para a Grande Questão da Vida, o Universo e Tudo Mais é 42 (só falta saber qual é a pergunta). Qual era o nome desta máquina? De que maneira ela funcionava?

8 – O Guia do Mochileiro possui um verbete para falar sobre “o melhor drink do universo” - aquele que provoca um efeito semelhante a ter o crânio esmagado por uma fatia de limão envolvida em uma barra de ouro de bom tamanho. Que bebida é essa? Identifique no Guia, trechos que falem acerca da substância álcool.

9 – “O zerézimo de segundo durante o qual o buraco existiu teve as mais improváveis repercussões no passado e no futuro. Num passado remotíssimo, ele causou perturbações profundas num pequeno grupo aleatório de átomos que cruzavam o espaço vazio e estéril, fazendo com que se agrupassem das maneiras mais extraordinárias. Estes agrupamentos rapidamente aprenderam a se reproduzir (era essa uma das características mais extraordinárias deles) e acabaram causando perturbações muito sérias em todos os planetas onde foram parar. Foi assim que começou a vida no Universo.” (Douglas Adams).
Faça uma pesquisa e encontre pelo menos duas Teorias de Origem do Universo diferentes. Em seguida, dê a definição de cada uma delas. Por fim, faça uma analogia ao que é proposto/citado no Guia do Mochileiro das Galáxias.
 
10 – No decorrer das aulas falamos a respeito de algumas Teorias e Mitos. Qual a diferença entre uma “Teoria Cosmológica de Origem do Universo” e um “Mito Cósmico de Criação”? Na questão anterior você pesquisou sobre algumas Teorias, agora, encontre pelo menos três Mitos de Criação diferentes, e reconte-os. Ao final da recontagem, ilustre (seja por imagem colada ou desenhada).

11 – A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Química e a Física, o início da vida na Terra deu-se com:
a) o big bang, que deu origem ao universo e consequentemente à vida.
b) o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
c) o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
d) o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
e) o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.

12 – Em relação ao documentário apresentado em sala de aula, “O Universo além do Big Bang”, por que o pesquisador Michio Kaku diz que o nome BIG BANG seria inadequado para descrever a teoria que recebe esse nome?

13 – Três questionamentos, no mínimo, ainda não são respondidos pela Teoria do Big Bang. Aponte-os.

14 – Foram apresentadas em sala também algumas teorias sobre Buracos Negros e Buracos de Minhocas, juntamente com a proposta de assistir aos filmes: “Interestelar” (exibido na escola) e “As aventuras de Peabody e Sherman” (proposto para casa), filmes estes que apontam algumas destas teorias. Elenque as teorias citadas em ambos os filmes e, em seguida, dê a definição de cada uma.

15 – No decorrer da história de “Interestelar”, é apresentado outro sistema solar com planetas ditos ‘promissores’ à vida, para que as pessoas do planeta Terra possam ser realocadas. O planeta com os melhores dados apresentados foi o do Dr. Man. Apesar de terem sido forjados por ele, os dados indicavam uma atmosfera daquele planeta muito semelhante à do nosso. Cite, pelo menos, 3 componentes apresentados, e o motivo de sua importância à vida.

16 – Um conceito interessante que surge a partir dos estudos sobre o filme Interestelar é o de “espaguetificação”. Determine este conceito e, em seguida, dê uma explicação química para o que acontece com um determinado corpo ao entrar em um Buraco Negro (Dica: Nerdologia).

17 – O estudo das estrelas, do universo e toda sua origem e constituição nos auxilia no estudo das partículas. Faça uma breve pesquisa e encontre pelo menos outras 4 partículas que constituem um determinado átomo, que não sejam: prótons, elétrons e nem nêutrons. Conceitue e exemplifique cada partícula escolhida (Dica: “George e o segredo do Universo”).

18 – Cite pelo menos 3 pesquisadores (filósofo, alquimista, físico, químico, astrofísico...) apresentados durante este período de estudo, fazendo uma breve biografia de cada um.
19 – Qual a relação entre estudar/observar a origem do universo e também de nosso planeta e da vida em si, com a Química, especificamente a Química Orgânica?

20 – Antes de ser denominada “Química do Carbono”, a química orgânica era classificada como a “Química dos seres vivos”. Baseados em que teoria foi atribuída essa denominação?

 











“O espaço é grande. Grande, mesmo.
Não dá pra acreditar o quanto ele é desmesuradamente
inconcebivelmente estonteantemente grande.”
(Douglas Adams)

Caro aluno de 3º ano do CPMG - AYRTON SENNA: O Questionário deverá estar COLADO  e RESPONDIDO em seu caderno!!
O caderno será recolhido IMPRETERIVELMENTE no dia 08 de março e 2017.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!