Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Matemáticos sugerem nova organização para a tabela periódica


Existem diversas releituras da tabela periódica dos elementos químicos — e os matemáticos doInstituto Max Planck em Leipzig, na Alemanha, criaram mais uma. De acordo com eles, sua interpretação é mais versátil e fornece muitos sistemas periódicos diferentes, dependendo do princípio da ordem e classificação, o que é útil não só para a Química, mas também para outros campos do conhecimento.
A organização mais famosa dos elementos químicos foi criada pelo russo Dmitri Mendeleev e pelo almeão Lothar Meyer na década de 1860. Nela, os especialistas criaram um arranjo de elementos baseado em suas massas e semelhanças atômicas — hoje as substâncias são classificadas por seu número atômico (que indica o número de prótons no núcleo atômico), desde o hidrogênio leve (um próton) até o oganesson exótico (118 prótons).
Os elementos também são classificados em grupos: átomos na mesma coluna geralmente têm o mesmo número de elétrons em sua camada de valência, por exemplo. Também está incluído o peso atômico do elemento, o símbolo atômico e uma cor que simboliza qual grupo possui propriedades químicas e físicas particulares em comum a que um elemento pertence.
Contudo, os especialistas não concordam com o posicionamento de várias substâncias, como o lantânio e actínio. Por isso os matemáticos focaram no desenvolvimento de uma representação mais versátil dos elementos, algo que pudesse ser observado de vários ângulos.
Como conta um dos membros do projeto, Guillermo Restrepo, sua releitura é como uma escultura que, dependendo de onde está sendo iluminada, pode obter diferentes sombras —  sendo que todas estão corretas. “As várias sombras que a figura molda são as tabelas periódicas. É por isso que existem muitas maneiras de criar essas tabelas. De certa forma, as tabelas de período são projeções. Projeções da estrutura interna da tabela periódica como uma espécie de escultura", disse o matemático em comunicado.
Para que uma organização possa ser definida como tabela periódica ela precisa ser ordenada, ou seja, os itens precisam ser catalogados, como os elementos; precisa ser organizada de acordo com uma propriedade particular, como número atômico ou massa atômica; e precisa ser agrupada de acordo com um critério, como similaridade química.
“Investigamos quase 5 mil substâncias constituídas por dois elementos em proporções diferentes”, explica Guillermo Restrepo. “Então, procuramos semelhanças nesses dados. Por exemplo, o sódio e o lítio são semelhantes porque combinam com as mesmas substâncias nas mesmas proporções (por exemplo, com oxigénio ou cloro, bromo e iodo). Encontramos, portanto, padrões que podemos usar para classificar os elementos”.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!