Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Textos Complementares envolvendo TERMOQUÍMICA

 

COMPLEMENTAR I –    DIET X LIGHT 

O alimento diet é indicado para indivíduos que apresentam patologias em que um determinado componente alimentar não pode ser ingerido ou deve ser consumido em quantidades limitadas. Pode­-se citar, como exemplo, o açúcar, no caso dos diabéticos; o sódio, para os hipertensos; o colesterol, para os hipercolesterolênicos; as proteínas, para os portadores de insuficiência renal. Por esse motivo, se um alimento contiver uma quantidade de açúcar, sódio, colesterol, aminoácidos ou proteínas abaixo   do   limite   estabelecido   em   legislação, ele   pode   ser   classificado   comercialmente   como diet.   Basta   apenas   um   destes componentes estar abaixo do limite. Sendo assim, um alimento que não contém açúcar, mas que apresenta uma grande quantidade de gorduras, é considerado diet, mesmo tendo uma quantidade de calorias semelhante ao seu similar não­-diet (em função da grande quantidade de gorduras). Um produto é considerado light se contiver uma redução de no mínimo 25% do valor calórico ou da porcentagem dos nutrientes em relação ao seu similar. O importante no consumo destes alimentos é observar o número de calorias que cada um contém, evitando o excesso, pois quando consumido exageradamente, o alimento de “baixas calorias” também pode engordar.

REFERÊNCIA: Usberco e Salvador ­ “Química 2 – Físico – Química” – Editora Saraiva – 7ªedição – 2000 – página 142.

 

COMPLEMENTAR II – Caloria X caloria

É muito comum encontrar, em rótulos de vários alimentos, a quantidade de calorias que eles fornecem. Atualmente, existem duas maneiras de indicar as calorias: a científica e a utilizada na Medicina, que está presente nas tabelas médicas usadas em dietas e nas embalagens de alimentos industrializados. Em   Medicina, o   termo caloria deve   ser   escrito   com   a   letra   inicial   maiúscula:   Caloria, pois   uma   Caloria corresponde a 1000 calorias ou 1 Kcal.

1 caloria = 1 cal 1 Caloria = 1 Kcal

Nas embalagens de iogurte, por exemplo, o termo caloria geralmente é expresso da maneira científica (80 Kcal).                   

            VALOR NUTRICIONAL MÉDIO POR 100g

Valor energético....................................................................................................80,0Kcal Proteínas...............................................................................................................3,3g Glicídios.................................................................................................................13,3g Lipídios...................................................................................................................1,5g 

Fibras alimentares.............................................................................................. < 0,1g

Ingredientes: Leite, açúcar, pronto de mel (mel de abelha, açúcar, água e conservante sorbato de potássio), fermentos lácteos. Contém 1,5% de mel. Elaborado a partir de leite reconstituído.

 

REFERÊNCIA: Usberco e Salvador  ­ “Química 2 – Físico – Química” – Editora Saraiva – 7ªedição – 2000 – página  140.

 

 COMPLEMENTAR III ­    "O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta”.

Um professor, conhecido por fazer perguntas do tipo "Por que os aviões voam?" em suas provas finais; nesta prova a única questão para   sua   turma   foi:  "O   inferno   é   exotérmico   ou   endotérmico?   Justifique   sua   resposta”.

Vários alunos justificaram suas opiniões baseadas na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma. Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:

“Primeiramente, postulemos que, se almas existem, então elas devem ter alguma massa. Se elas têm, então um conjunto de almas também tem massa. Então, a que taxa de velocidade as almas estão se movendo para fora e a que taxa de velocidade elas estão se movendo para dentro do inferno? Podemos assumir seguramente que, uma vez que uma alma entra no inferno, ela nunca mais sai de lá. Por isso não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para o inferno... Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Existem, então, duas opções:

1)Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir, portanto EXOTÉRMICO.

2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto ENDOTÉRMICO. Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da FATEC me disse, no primeiro ano "Só irei pra cama com você no dia que o inferno congelar" e, levando em conta que AINDA NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações amorosas com ela, então a opção 2 não é verdadeira. Por isso, o inferno é exotérmico." Este aluno tirou o único 10 na turma.

 

*CONCLUSÕES: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”. (Albert Einstein)

“A imaginação é muito mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)

“O raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser" (Albert Einstein)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!