Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Tiradentes

Bom dia pessoas!
=]
Procurando algo para ser resgatado historicamente neste dia de hoje, acabei caindo novamente nas palavras do ilustre e tão querido Mestre Chassot, em sua também blogada [como ele o diz] de hoje.
E é parte desta 'blogada' que reproduzo à partir deste momento:
"Esse feriado de hoje, como muitos outros, corre o risco de ter seu significado apagado. A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa portuguesa em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. A conspiração foi desmantelada em 1789, ano da Revolução Francesa. O movimento foi traído por Joaquim Silvério dos Reis, que fez a denúncia para obter perdão de suas dívidas com a Coroa. Se vê que então já existia a atual delação premiada.

Os líderes do movimento foram detidos e enviados para o Rio de Janeiro onde responderam pelo crime de lesa-majestade, materializado em inconfidência (falta de fidelidade ao rei), pelo qual foram condenados. Cláudio Manuel da Costa faleceu na prisão, ainda em Vila Rica (hoje Ouro Preto), onde se acredita que tenha sido assassinado, suspeitando-se, atualmente, que a mando do próprio Governador. Durante o inquérito judicial, todos negaram a sua participação no movimento, menos o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que assumiu a responsabilidade de chefia do movimento.

Tiradentes, o conjurado de mais baixa condição social, foi o único condenado à morte por enforcamento, sendo a sentença executada publicamente a 21 de abril de 1792 no Campo da Lampadosa. Outros inconfidentes haviam sido condenados à morte, mas tiveram suas penas reduzidas para degredo, na segunda sentença.

Após a execução, o corpo foi levado em uma carreta do Exército para a Casa do Trem (hoje parte do Museu Histórico Nacional), onde foi esquartejado. O tronco do corpo foi entregue à Santa Casa de Misericórdia, sendo enterrado como indigente. A cabeça e os quatro pedaços do corpo foram salgados, para não apodrecerem rapidamente, acondicionados em sacos de couro e enviados para as Minas Gerais, sendo pregados em pontos do Caminho Novo onde Tiradentes pregou suas idéias revolucionárias. A cabeça foi exposta em Vila Rica (atual Ouro Preto), no alto de um poste defronte à sede do governo. O castigo era exemplar, a fim de dissuadir qualquer outra tentativa de questionamento do poder da metrópole.

Foi alçado posteriormente, pela República Brasileira, à condição de um dos maiores mártires da independência do Brasil e como um dos percussores da República no país."

Vale a pena acessar seu blog MESTRE CHASSOT, e ler, na íntegra, sua 'blogada' do dia pois, como ele sempre o faz, há uma valorização histórica do feminino. Em suas próprias palavras: "quase não se destacam as figuras heróicas de mulheres envolvidas com a Conjuração Mineira liderada por Tiradentes. Mulheres que assumiram a coragem de apoiar os homens que amavam, comprometidos com a principal conspiração de nossa história: a que pretendeu libertar o Brasil do domínio português."

Vale a pena!!

Desejo um dia de descanso a todos, e deixo uma 'brincadeirinha' encontrada no site do Humor Tadela, chamada: Enforque o Tiradentes, rssss! Quem nunca brincou de forca?! hehehe!!


Bom feriado!
Um mol de abraços!!

2 comentários:

Aloizia disse...

Olá querida???Vim retribuir a visita,é um pena que aos poucos nossa historia vai se perdendo, os feriados são só mais um feriado e assim vamos ficando aquém de nossa história.Parabéns pela postagem.
E vou assistir ao filme que você indicou.
Quem sabe se não vai ser a próxima dica da semana.
Bjs

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Minha querida amiga e parceira de blog e educação, Aloizia!
Sempre muito bem vinda aqui, ao QUIMILOKOS!
=]
E, concordo contigo, inclusive, sempre tenho alunos[as] perguntando "por que não terá aula?!", sem sequer se atentarem para o motivo do feriado...e muitos, não fazem questão de saber mesmo..só querem dormir, ir p uma festa ou não ter que ir à escola ou ao trabalho naquele dia..é triste..
=/
Obrigada pela presença aqui hoje!

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!