Quimilokos de Plantão!

Google+ Followers

Buscador QUIMILOKO! [pesquise no próprio Blog e na WEB]

Pesquisa personalizada

Dúvidas?! Entre em nosso Bate Papo Quimiloko!

Dia do Índio / Computadores - Mol

Uma ótima noite a todos!
Dia complicado de se postar alguma coisa. Estava aqui 'matutando' e acabei encontrando algo sobre o porquê de hoje se comemorar o Dia do Índio. Bom, então lá vai:
História do Dia do Índio
"Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio."

Bom, a verdade é que minha postagem de hoje, na realidade vem sido ansiada há alguns dias!
hehehe!
Não em relação a essa questão indígena [e sem subestimar a importância da data também!Longe de mim isso!!], mas sim sobre mais um "tema químico" em debate!
Como QUIMILOKA de plantão que sou, vivo à procura de algo novo para vocês e, me deparei dias atrás com uma atualização de meu companheiro blogueiro e professor Luis Brudna em seu GLÚON BLOG [ http://www.gluon.com.br/blog/ ] sobre Química e Computação que me deixou fascinada pelo assunto!
Sua postagem vem nos falar a respeito da importância da velocidade de processamento dos computadores para a Química.
E é aí que eu conclamo meus[as] alunos[as] dos 2ºs anos do CPMG - AS a darem uma boa lida no texto por completo clicando no link a seguir: http://www.gluon.com.br/blog/2008/04/11/computadores-mol/
Isso porque uma vez que se fala em Química é algo que vocês têm que ficar completamente atentos [e sedentos!!!], ainda mais quando se tem acoplado tecnologia, e muito mais quando se refere a conteúdo de 'sala de aula'!
Lembram-se do nosso querido Avogadro?!
Pois bem, então também se lembram do mol?!
hehehe!
Agora tentem imaginar um 'COMPUTADOR NA VELOCIDADE DO MOL'!!
Lembram-se de calcular quantas moléculas de água haviam em duas colherinhas de chá?! E de quanto tempo gastariam [milhaaaaaaares de anos!] para contá-las uma a uma [se isso fosse possível, claro!]?! Pois bem, agora imaginem uma máquina capaz de fazer isso em dias!!!!
Estão vendo só?! A tecnologia é definitivamente uma grande aliada!!
Estão vendo só?! Não percam a oportunidade! Visitem o GLÚON e leiam o texto na íntegra!
Tenho certeza de que também encontrarão muuuuuuitos outros materiais interessantes por lá!
Um forte abraço a todos!
E, Profº Luis, muito grata pela contribuição e disponibilidade!
Bom final de semana a todos!!!

3 comentários:

luisbr disse...

Legal!
Parabéns pelo blog.

FRANKLIN MORAIS MOURA disse...

Gostei do seu blog e obrigado pelo selo. Fica com Deus.

wila disse...

oiiiiiii!!!
ta muito show seu blog!!!
rsrsrs
depois vai lá no meu
ele ta meio dramático
mas ta legal,
rsrssrs
bjs

Loading...