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Projeto sobre Alimentos - Termoquímica e Cinética

Um bom dia a todos!
Hoje, em especial, quero me concentrar nesta postagem aos meus[as] alunos[as] dos 2ºs anos noturno do CPMG - AS. Em relação ao nosso Projeto sobre Alimentos, que estaremos realizando no decorrer deste II Bimestre, seguem algumas informações acerca do mesmo:
Tema: PROJETO SOBRE ALIMENTOS [Termoquímica e Cinética Química] - A Química em benefício da Sociedade.
Disciplinas envolvidas: Química, Física, Matemática, Biologia e Ensino Religioso.
Objetivos: O presente Projeto tem como objetivo aproximar o aluno da percepção das práticas químicas que ocorrem em seu dia-a-dia, trazendo como ‘pano de fundo’ as reações químicas que ocorrem em sua cozinha, através da análise de alguns alimentos pré-determinados. Também tem por objetivo, uma análise das embalagens de cada alimento, uma vez que foram distribuídos entre naturais e industrializados, bem como, despertar nos mesmos uma noção de Marketing e Economia, como também Gastronomia Molecular, e Ações Sociais; uma vez que, além das análises a serem executadas em casa, os alunos também deverão criar um ‘prato’ com o alimento que os foi destinado, produzindo por fim, um cardápio a ser servido em data marcada, durante a realização de um FESTIVAL GASTRONÔMICO. Por fim estarão, no decorrer do bimestre, arrecadando alimentos não perecíveis [já que o trabalho em questão analisa, quimicamente, as reações de decomposição de alguns alimentos, consideraremos os alunos, aptos a estarem escolhendo os alimentos considerados ‘ideais’ para um mínimo calórico necessário ao ser humano] que serão doados a entidade[s] carente[s] [como sugestão, a Vila Mariápoles, antigo Lixão de Trindade], despertando, ao mesmo tempo que sua concepção química do meio, a sua sensibilidade em estar ajudando ao próximo; sendo também recompensados com pontuação extra na média referente ao II Bimestre [sugestão 2,0] à turma que fizer uma maior pontuação em Kilogramas de alimentos arrecadados.
Tudo isso numa tentativa de despertar em nosso alunado uma visão diferenciada do mundo em que vive, em prol de sensibilizá-los a uma vida mais produtiva em sala de aula e pelos corredores da escola e de suas casas.

OBS.:
· Os alunos ainda farão uma visita a duas indústrias [a serem programadas], uma de Produção Alimentícia outra de Produção de Embalagens; e à Faculdade Cambury, no curso de Gastronomia.
· Também receberão no Colégio, um[a] Engenheiro[a] de Produção para falar-lhes sobre a prática no Mercado de Trabalho, do tema ora analisado.
· É possível também que um grupo selecionado esteja participando das Atividades do Centro de Pesquisa Ecológica e Ambiental, nos programas de Gastronomia do Grupo Banana Menina, em Hidrolândia.
Análises a serem feitas:
1 - Período de análise e observação:
# Pães, bolachas, salgadinhos: 20dias.
# Milho de pipoca, macarrão, feijão, fubá, farinha de trigo, massa para bolo, cereal, gelatina em pó: 35 a 40 dias.
# Goiabada, doce de leite, iogurte comum, extrato de tomate: 20 a 25 dias.
# Maçã, banana, tomate, batata, cenoura, cebola: 10 a 15 dias.
2 – Análises [para TODOS os alimentos]:
# Propriedades organolépticas [cheiro, cor, sabor, textura];
# Proliferação de fungos e bactérias;
# Presença de insetos [formigas, mosquitos, moscas, caruncho, etc.]
[Para alimentos industrializados]:
3 – Pesquisas:
· 1º) NA EMBALAGEM:
- Informação Nutricional (destacar o Valor Energético)
- Ingredientes
- Guardar a embalagem para cálculo de área e volume
· 2º) GLÚTEN, ESTABILIZANTE, CONSERVANTE, GORDURA SATURADA, GORDURA TRANS:
- O que é?
- Para que serve?
- O alimento analisado possui ou não?
· IDA ou %VD
4 – Conclusões:
· O que levou às variações das propriedades organolépticas?
· O que propicia a formação de fungos? Qual o tipo de fungo que apareceu no alimento analisado?
· O que propicia a formação de bactérias? Qual o tipo de bactéria que agiu ou agiria no alimento analisado?
· O que privilegia a presença de insetos? Que tipo de inseto apareceu no alimento analisado?
· Qual marca de produto durou mais tempo? A que fatores o grupo associa tal fenômeno?
· Qual das marcas o grupo considera mais econômica [produto mais duradouro e preço mais acessível]?
· Qual das embalagens dos alimentos analisados o grupo considera mais atrativa? Qual delas o grupo considera como ideal?
· Anexar os cálculos de área e volume de cada embalagem.
· Faça uma análise comparativa entre a embalagem e a eficácia do produto.
[Para alimentos naturais]:
3 – Pesquisas:

1º) Observar quantos quilos ou gramas de produto foi adquirido.
2º) IDA [pesquisar a IDA referente ao alimento analisado].
3º) Criar uma IDA relativa ao peso do produto consumido.
4º)Agrotóxicos mais comuns utilizados, e o agrotóxico específico do alimento analisado. Pesquisar sobre os benefícios e os malefícios causados pelos mesmos.
4 – Conclusões:
· O que levou às variações das propriedades organolépticas?
· O que propicia a formação de fungos? Qual o tipo de fungo que apareceu no alimento analisado?
· O que propicia a formação de bactérias? Qual o tipo de bactéria que agiu ou agiria no alimento analisado?
· O que privilegia a presença de insetos? Que tipo de inseto apareceu no alimento analisado?
· Qual tipo de alimento durou mais tempo, e em que situação [dentro ou fora da geladeira? Em recipiente aberto ou tampado? Em saquinho plástico ou vasilhame?]
· Qual o tipo de embalagem e/ou recipiente utilizado na compra do produto?
· Anexar os cálculos de área e volume de cada embalagem.
· Qual o tipo de embalagem o grupo considera ideal para acondicionamento em casa?
· Faça uma análise comparativa entre a embalagem utilizada e o “tempo de vida” do alimento.


FIQUEM ATENTOS COM AS DATAS:
  • Data para início das análises: 25/04/2008
  • Data para entrega final do trabalho escrito: 13/06/2008
  • Data para o evento referente aos pratos prontos: 16/06/2008
  • Em relação as datas das visitas técnicas, passeio e início da arrecadação dos alimentos, aguardem informações!!
BOM TRABALHO A TODOS!!

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." [Ayrton Senna]

3 comentários:

Elis Zampieri disse...

Olá amiga...Não tenho nenhuma boa recordação das minhas aulas de química, deve ser porque nunca tive uma professora dinâmica assim...Quanta coisa bacana!!! Parabéns!!! abração.

Carminha disse...

Oie, passando por aqui pra dizer que seu blog está lindo e com certeza esse projeto vai ser um sucesso.
Parabéns!!
beijos.

Anônimo disse...

Thaiza, minha amiga, Bom Dia!
Para criar o selo vai em http://www.says-it.com/seal/square.php
É um gerador online de selo . É auto explicativo, bem fácil e rápido! Beijos, Andréa

P.S.: Amei a frase do Senna. Posso usá-la ?

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