Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


TEORIA DO BIG BANG

Uma ótima tarde a todos!
Aproveitando o tema que está sendo trabalhado com 'meus' 3ºs anos do noturno, e alguns comentários do aluno Marcos Ariel [sempre tão pertinentes!], resolvi acrescentar um pouquinho aqui no QUIMILOKOS, acerca da Teoria do Big Bang e, principalmente, sobre quem a 'inventou'!
Repetindo aqui as palavras de Simon Singh em seu livro "Big Bang" [editora Record, RJ/SP, 2006, p.436]:
"SE A QUESTÃO DE QUEM MERECE O CRÉDITO PELA DESCOBERTA DO OXIGÊNIO É DIFÍCIL DE RESPONDER, A PERGUNTA SOBRE QUEM INVENTOU O MODELO DO BIG BANG É QUASE IMPOSSÍVEL. DESENVOLVIMENTO, TESTE, REVISÃO E PROVA DO MODELO DO BIG BANG EXIGIRAM UM NÚMERO DE ESTÁGIOS TEÓRICOS, EXPERIMENTAIS E OBSERVACIONAIS, E CADA UM TEVE OS SEUS PRÓPRIOS HERÓIS."
Segundo a Teoria do Big Bang, tudo se originou de uma grande explosão de um átomo primordial, depois de longos anos de estudo pode ser comprovada tal teoria. Quando observava o espaço através de um telescópio, o astrônomo americano Edwin Hubble, notou que um grupo de estrelas estavam se afastando uma das outras. Isso gerou reflexão geral de todas as teorias existentes até então, se as galáxias estão se afastando significa que elas já foram mais próximas.
George Gamow juntamente com Robert Hermann e Ralph Alpher, começou a desvendar o mistério, segundo esses cientistas, as galáxias se encontravam tão próximas que ocupavam todas o mesmo espaço, a temperatura e densidade eram muito elevadas, e como se sabe que a tendência de tudo que é muito quente e muito e denso é de se esfriar e expandir, eles acreditavam que foi isso que aconteceu que tudo se esfriou o que causou a explosão. E à medida que o tempo foi passando, a matéria foi se resfriando e se agrupando, dando origem aos planetas estrelas e galáxias. Mas para a teoria ser aceita os cientistas tinham que provar que ela era verdadeira, apesar de todos os dados matemáticos apresentado havia que ter uma prova concreta do que eles propuseram na teoria.
É neste momento que surgem duas novas figuras da teoria do Big Bang, Arno Penzias e Robert Wilson. Havia um chiado que não tinha explicação, pois não vinha de nenhum lugar da Terra. Era um ruído nas antenas usadas em ligações interurbanas, em Nova Jérsei, Estados Unidos. E os dois cientistas ficaram intrigados para resolver tal mistério, em busca de uma solução, Penzias acabou tomando conhecimento da teoria dos pesquisadores da Universidade de Princeton. Neste momento Gamow e seus ajudantes estavam construindo um radiotelescópio com a esperança de achar os vestígios do Big Bang.
Acidentalmente Arno Penzias e Robert Wilson acabaram descobrindo o que faltava para comprovar a teoria do Big Bang, o chiado que interferia nas antenas de ligação interurbana era nada mais, nada menos que o som do Big Bang. Assim pode se dizer que é real a Teoria da Grande Explosão.



Texto por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

Bom, por hora é só!
Espero poder ter acendido algumas luzes!
=D
Até mais tarde!!

3 comentários:

O-Químic-O disse...

Mto bom seu blog! Parabens!
=]

O-Químic-O disse...

Mto bom o blog e o texto!
Parabens! =]

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Que bom que gostaste O-Químic-O!!
^^!
Sinta-se a vontade em retornar sempre que desejar!
O QUIMILOKOS está sempre de portas abertas!!
=]

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!