Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Breaking Bad [Ruptura Total] - Explorando a 2ª Temporada

Olá pessoas!
Hoje finalizando [ao menos por hora] os comentários acerca da Série Breaking Bad.
Ainda trazendo dados do Blog do Profº Bruno, falaremos desta vez, um pouco acerca da 2ª temporada desta fabulosa série!
.

"A cada episódio que passa o professor Walt se envolve em situações mais complicadas. Com a morte de Tuco, Jesse resolve esconder o "laboratório" e novamente se envolve em situações problemáticas. A cada episódio que passa Walter e principalmente Jesse continuam se envolvendo em mais confusões, Walter passa ter problemas para pagar o tratamento e Jesse é expulso da casa pelos pais e tem que se virar para arranjar um lugar para morar. Walter decide que Jesse deve assumir o posto de chefe da área na venda da droga, sendo assim tornando-os fornecedores exclusivos da região.

Em um momento com seus alunos o professor Walter traz uma informação interessante sobre quem inventou o diamante: H. Tracy Hall. Dr. Hall inventou o primeiro processo reprodutível para se fabricar diamantes sintéticos. Isso ocorreu nos anos 50. Na epóca Dr. Hall trabalhava para a General Eletric (GE) que faturou milhões e como recompensa a GE deu a Dr. Hall um título de poupança de 10 dólares.

Ensinamentos do professor Walter extraídos durante os episódios:

* Com Sementes de mamona podemos extrair ricina. Ricina é um veneno extremamente eficaz, é o tóxico mesmo em pequenas doses. E passa facilmente despercebido na autópsia.
* No final dos anos 70 a ricina foi usada para assassinar um jornalista búlgaro. A KGB adaptou a ponta de um guarda-chuva para injetar uma minúscula cápsula na perna dele. E falo de uma dose não muito maior que a cabeça de um alfinete.
* Mono alquenos, diolefinas, trienos, polienos. Só a nomenclatura já faz a cabeça girar. Mas, quando se sentirem perdidos lembrem de um elemento: Carbono. Carbono é o centro de tudo. Não há vida sem carbono, em nenhum lugar do universo. Tudo que vive, viveu e viverá, tem carbono.
* Gosto de pensar que o diamante e a mulher que o usa nos dedos, são ambos formados do mesmo material. Hoje em dia diamantes sintéticos são usados em extração de petróleo, eletrônicos, indústrias multibilionárias.
* Um título impresso em papel composto de carbono, pago a um homem composto por carbono, por algo que ele criou a partir do carbono (Walter referindo-se ao valor recebido pelo Dr. Hall inventor do diamante sintético, dado pela General Eletric).
* As ligações químicas são o que fazem a matéria ser matéria. São ligações que mantêm o mundo físico unido. Que nos mantêm unidos.


O Professor Walter indaga um de seus alunos tendo uma postura não conveniente para um professor (um educador), porém essa situação é comum no nosso dia-a-dia, confira o trecho abaixo:
* Oxigênio liga-se ao oxigênio que por sua vez? (Profº. Walter)
* A união de átomos e moléculas para formar compostos, você sabe? (Profº. Walter)
* São as ligações que mantêm o mundo físico unido. (Profº. Walter)
* Ok eu entendi (Aluno)
* Sua nota na prova diz o contrário. Diz que não entendeu nada (Profº. Walter)
* Eu tirei 5,8 quase passei (Aluno)
* O que é quase? Não há "quase" em ciência, Barry. Há respostas certas e erradas. "Quase" não mandou um homem à lua. (Profº. Walter)
* Estou dizendo que são só décimos, Sr. White? Se eu não passar em química, terei que frequentar o curso de verão e... Digo, eu realmente estudei, muito mesmo. Arduamente a noite toda e eu gosto muito de química por causa dos conceitos. Acho que eu tenho défcit de atenção, não poderia fazer o favor de deixar [eu] passar (aluno)
* Não tente enrolar um "enrolão". A resposta é não. Da próxima vez, esforce-se mais (Profº. Walter).

Qual o professor que nunca se deparou com uma situação parecida com esta?

Em sua busca por produção de mais Crystal Walter e Jesse se isolam em um local distante da cidade de Albuergue e deserto, porém não esperavam que a bateria do Trailer falhasse, e para completar a situação Jesse havia derramando a única água disponível para os dois (tentando apagar um incêndio).
Mas nem tudo está perdido, novamente nosso professor Walter aos 50 anos de idade e aplicado a muita Química resolve a situação:
* Traga-me qualquer peça de metal que seja galvanizada ou de zinco sólido. Vamos contruir uma célula de bateria.
E ensina mais uma vez ao jovem Jesse:
* Uma bateria é uma célula galvânica. Não é nada mais que um ânodo e um cátodo separado por um eletrólito. De qualquer forma, numa parte, temos o óxido de mercúrio e a grafite da pastilha de freios. É o cátodo que é o pólo positivo. Do outro lado, está o nosso ânodo, isso é zinco. O hidróxido de potássio é o eletrólito. E agora o que podemos usar para conduzir essa linda corrente elétrica? Qual elemento em particular vem à mente?
Nosso professor exibe um fio de cobre e prontamente seu ex-aluno Jesse responde:
* O fio.

Paciente com o jovem professor Walter responde a sua pergunta:
* Cobre.

Após conseguirem voltar do deserto, Walter recebe uma boa notícia. Seu tumor reduziu em 80% como resultado a terapia. Entretanto, de acordo com o exame, Walter tem uma pneumonia radioativa. É uma inflamação no tecido, é uma reação à radioterapia.
O professor White mostra seu conhecimento em outras áreas quando explica sobre o comentário "Acharam água em Marte", Walter diz: "Na verdade, eles teoricamente, podem separar o hidrogênio do oxigênio e processar isso para providenciar combustível para os voos espaciais. Ostensivamente transformando Marte em um posto gigante"
No último capítulo Walter faz a operação, devido a sua pneumonia radioativa. Mas ele está alegre, pois sua filha já nasceu. Entretanto, sua esposa o deixa por suas mentiras."
.
Bem, curtam ao máximo esta 2ª temporada, pois a 3ª já se iniciou, e não dá para ficar parado no tempo!
Bom início de semana!
Um mol de abraços a todos!!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!