Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Lâmpada de lava - experimento - para CHERRY do chat

Olá pessoas!
Olá CHERRY, especialmente hoje!
=]
Bom, acredito que a lâmpada fluorescente a que você se refere no recado que deixaste no chat seja a lâmpada de lava, estou certa?!
Deixarei esta postagem de hoje referente a mesma, caso não seja isso, escreva-me novamente, explicitando melhor o que você precisa, ok?!
.
"Como funcionam as lâmpadas de lava"


Introdução
Quando as lâmpadas de lava apareceram pela primeira vez, nos anos 60, elas estavam presentes em dormitórios de colégios e em quartos de adolescentes ao redor do mundo. Nos Estados Unidos e em muitos outros países, estas lâmpadas se tornaram um ícone da cultura popular. Depois de todos esses anos, as pessoas ainda compram estas lâmpadas e os fabricantes oferecem centenas de opções de design.

Neste artigo, vamos entender o funcionamento destas incríveis lâmpadas. Também vamos conhecer um pouco da história e até ensinar você a criar sua própria lâmpada. Da próxima vez que você vir uma lâmpada, você entenderá todo o seu processo.

Dentro da lâmpada
As lâmpadas de lava são dispositivos bastante simples, baseadas em princípios científicos básicos e compostos de poucos componentes. Elas devem ter:

* um composto que forma as "bolhas" flutuantes;
* um composto em que as bolhas flutuam;
* uma lâmpada que ilumina e esquenta o vidro para que as bolhas se movam.

Para criar as bolhas flutuantes, os dois componentes na lâmpada de lava devem ser imersíveis ou mutuamente insolúveis. Isto quer dizer que o líquido A não se dissolve no líquido B. Os dois não se misturam: você pode ver dois líquidos separados, um sobre o outro.

O clássico exemplo de compostos imersíveis são a água e o óleo. Se você preencher um vaso com óleo mineral e água, vai ver uma camada de água e uma camada de óleo sobre ela. Esta combinação de água e óleo no vaso tem um visual semelhante ao da lâmpada de lava com a luz desligada. Você pode ver as duas camadas separadas.

A coisa mais legal das lâmpadas de lava é que elas produzem bolhas com formatos variados que ficam se movimentando aleatoriamente. Para produzir este efeito, você precisa escolher os compostos cuidadosamente. No nosso frasco de óleo e água, a água fica na parte de baixo porque é muito mais densa do que o óleo. Isto quer dizer que um líquido com densidade maior empurra um líquido com densidade menor para cima (para mais informações, veja Como funcionam os balões de hélio).

Para que as bolhas flutuam, você precisa de duas substâncias com densidades semelhantes. Depois você precisa mudar a densidade de um dos componentes para que ele seja, às vezes, mais leve do que o outro componente (e flutue para o topo) e, às vezes, mais pesado (para que afunde). Como os compostos têm densidades semelhantes, as bolhas podem facilmente afundar e flutuar. Veremos como isso é possível na próxima seção.

Esquentando a lâmpada
A maneira mais comum de se mudar a densidade dos compostos é mudando a sua temperatura. O aquecimento de um composto ativa as suas moléculas, pois elas se afastam e o composto se torna menos denso. Se você já leu o artigo Como funcionam os termômetros, você sabe que aquecer a água causa a sua expansão. Quando você esfria o composto, aumenta a sua densidade.

Se você observar o interior de uma lâmpada desligada, vai ver um composto sólido de cera na parte inferior. O composto sólido é um pouco mais denso do que o líquido. Quando você liga a luz na base da lâmpada, veja o que acontece:

* o sólido se transforma em líquido e se expande; dessa forma, ele fica menos denso do que o líquido que estava em volta;
* uma bolha quente é menos densa e, por isso, vai para a parte superior da lâmpada;
* como ele se afasta da fonte de calor, a bolha se esfria um pouco e se torna mais densa do que o líquido (mas não fica fria o suficiente para se transformar em sólido novamente);
* a bolha afunda e, ao chegar perto da fonte de calor, esquenta e sobe novamente.

Esta idéia é muito simples, mas é difícil balancear todos os elementos (os compostos, a fonte de calor e o tamanho da lâmpada) para que as bolhas se movam constantemente. Na verdade, as empresas que produzem as lâmpadas guardam seus ingredientes a sete chaves. Alguns entusiastas de lâmpadas em movimento passam muito tempo tentando reproduzir os modelos comerciais.
.
Esses dados foram retirados do site: How Stuff Works
.
Agora, CHERRY, se você estiver querendo construir uma lâmpada de lava caseira e com material de fácil acesso, recomendo o livro "Química na cabeça", do Alfredo Luis Mateus, Editora UFMG, na página 41, pois traz de forma realmente bem fácil seus materiais, reagentes e sua montagem, certinho?!
Bom, se por acaso não for o que estiver procurando, por favor, entre em contato novamente, ok?!
Um mol de abraços a vocês e a todos os quimilokos de plantão!
=]

4 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Thaiza querida,
é sempre enriquecedor passara aqui e se abeberar da alfabetização científica que tu ofereces com tanta competência e sabor.
Com continuada e sempre maior admiração
attico chassot
http://mestrechassot.blogspot.com

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Professor Chassot!!!
Eu quem fico lisonjeada com a presença do senhor por aqui no QUIMILOKOS!
Um ótimo domingo[feriado] ao senhor e sua família!
Um mol de abraços!!
=]

Ariel R. disse...

professora pq a senhora n passa umas aulas praticas legais como essa ai de fazer a lampada de lava caseira xD

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Oi Ariel!
Valeu a dica! Já estava pensando em fazer algo do tipo aqui no QUIMILOKOS, vou apenas me organizar e prometo postar sempre experiências fáceis, de preferência com material alternativo, combinados?!
Bom ter você aqui no blog!
Um mol de abraços!!!

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!