Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


"História da Química - de Lavoisier ao Sistema Periódico"

Bom dia, pessoas.
A pedido, na verdade sugestão, do Professor Chassot, hoje quero deixar uma dica de leitura, válida não apenas a químicos, mas também a seus agregados, como diria meu Professor Márlon, rssss.
Utilizando das próprias palavras do Professor Chassot em seu blog, quando foi presenteado com o referido livro, cujo nome é o título desta postagem de hoje:
Prof.Chassot e Prof.Juergen

"Juergen é professor aposentado do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuou de 1976 a 1996, tendo sido Coordenador do Curso de Graduação em Química e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. É formado em Química pela UFRGS (1968), com mestrado em Química Orgânica (Instituto de Química, UNICAMP, 1976).
Desde 1996 dedica-se exclusivamente à História da Ciência, mais especificamente à História da Química, com ênfase na história da química orgânica, da química do século 18 e da química na América Latina. Ministrou disciplinas de História da Química na UFSC (1985/1996) e na UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina (2000/2003), e de História da Ciência em cursos de formação de professores (Projeto Magister, UFSC).
Resenhei o primeiro volume da obra de Maar em Episteme, n.9, p.137-139,jul./dez. 1999: uma Pequena história da Química - primeira parte - dos primórdios a Lavoisier, um alentado livro de 848 páginas. Pela profundidade da obra e pelo número de páginas, dei como título da resenha: Uma grande “Pequena História da Química”.
O excelente livro “História da Química – Parte I – dos Primórdios a Lavoisier” foi reeditado em edição ampliada e revisada, com inclusão de novos assuntos, e ampliado para 946 páginas e 121 ilustrações (ISBN 978-85-60826-26-1).
Pois ontem a noite conheci (e fui presenteado com) o segundo volume – de Lavoisier ao Sistema Periódico – lançado neste Ano Internacional da Química, com 1182 páginas, e aproximadamente 150 ilustrações, [Editora Papa-livro (WWW.papalivro.com.br) IS BN 978-85-7291-159-7 // contatos com o autor jhmaar@yahoo.com.br] Este segundo volume aborda em sete longos capítulos (não de forma rigorosamente cronológica, é claro), a evolução da Química de Lavoisier à Tabela Periódica de Mendeleiev : a Química do Período de Transição (de Lavoisier até a Teoria Atômica de Dalton), a química quantitativa e a nova Teoria Atômica, o período de Berzelius com a discussão dos grandes problemas químicos da época, os primórdios da Química Orgânica, a evolução da Química Inorgânica, a Química Orgânica até 1870, a evolução de um sistema periódico. Como no volume anterior, ele informa que há uma preocupação com a inserção dos assuntos discutidos na história da ciência como um todo, com o contexto histórico e cultural, bem como com aspectos filosóficos inerentes aos diferentes temas.
O terceiro volume, que pretende encerrar a série “História da Química”, está como em fase de manuscrito. Maar afirma que prefere manuscrito, pois ele acha que a melhor maneira de apresentar e discutir todo o vasto material é mesmo um manuscrito, posteriormente digitado para as necessárias correções, acréscimos e atualizações. Por enquanto estão concluídos (em termos) os capítulos sobre Nascimento e Evolução da Química Analítica, e Nascimento e Evolução da Físico-Química, bem como notas sobre a química orgânica desde van’t Hoff e Le Bel, ao todo umas 500 páginas. Será um trabalho ainda demorado, a redação de cada volume exigiu dois anos e meio, a deste último certamente será tão ou mais demorada.
Esta posta – e parece muito significativa e condizente ao cenário que me envolve – a dica sabática de hoje. Desejo seja fruída pela densidade de pesquisa de um trabalho que envolveu o autor durante anos."
.
Bom, quando se trata de História da Química, História da Ciência, o desenvolvimento científico de uma forma geral, sou uma verdadeira amante do assunto!
Posso não saber muito do assunto, mas é algo que me fascina! Acredito que talvez por não saber tanto é que continuo essa minha busca pelo conhecimento! E, sendo bastante sincera, não quero, nenhum pouco, saber tudo, pois aí o mundo estará acabado pra mim! 
Não terei mais finalidade em viver se não tiver o que buscar!!
Espero que aproveitem a dica, como eu aproveitei!
=]
Um mol de abraços a todos!!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!